Por Magru Floriano - magrufloriano2008@gmail.com
Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970
Publicado 01/11/2025 00:10
Qual a direção I
Sinceramente não dá de entender como a Prefeitura de Itajaí deixou as placas de trânsito chegarem na baderna em que se encontram atualmente. Sabemos que essa é uma herança deixada pelo governo anterior, mas já se passaram dez meses do novo governo e ‘nada de nadica de nada’ neste setor importante para o trânsito de nossa cidade.
Qual a direção II
O motorista não pode se orientar pelas placas porque elas estão uma tampando a visão da outra, tortas, mal colocadas, abaixo da altura prevista em lei, caindo no chão com qualquer ventinho, amassadas ... Quem precisar saber o nome da rua para fazer a conversão tem de praticamente parar o carro para ler a placa, causando transtorno no trânsito e provocando a ira dos motoristas que estão logo atrás.
Qual a direção III
As placas estão em estado tão lamentável que seria muito melhor se não tivesse nada para o motorista consultar, pelo menos ele não pararia para tentar decifrá-las. Tem lugares que as placas estão invertidas, ou a placa da rua principal está tampando a placa da rua paralela. É o caso, por exemplo, das placas da confluência da rua Uruguai com as ruas Herculano Corrêa e Juvenal Garcia. Quem está na Juvenal Garcia, ao parar na sinaleira da Uruguai, não consegue ler a placa que indica a rua Herculano Corrêa ... Conclusão: a placa não serve para nada e se serve é para confundir e atrapalhar.
Meninas protagonistas
O cenário político deste ano tem revelado o protagonismo cada vez mais acentuado das mulheres. Em nível nacional temos as meninas rebeldes Carla Zambelli, Gleise Hoffmann e Joice Hasselmann; em nível estadual temos Carol de Toni, Júlia Zanatta Ana Campagnolo; em nível municipal temos Hilda Deolla, Liliane Fontenelle e Anna Carolina Martins. Parece que a partir das eleições de 2026 os meninos vão começar a olhar com outros olhos as meninas, porque elas estão, cada vez mais, se tornando protagonistas.
Não gostei I
Essa semana o secretário de Comunicação de Itajaí, Calebe Moreno, se despediu do cargo anunciando a marca do Governo Robison. Uma marca completamente sem personalidade e identidade. Se eu fosse o prefeito mandava refazer todo o projeto visual. Melhor dar um passo para trás que insistir no erro.
Não gostei II
Pior de tudo foi o slogan, um dístico simples e temerário: ‘Itajaí é agora!’. Na hora que tomou conhecimento do slogan do Governo Robison um leitor enviou mensagem afirmando: ‘Os historiadores de Itajaí vão detestar”. Sim, é verdade, porque a frase desconsidera todo o passado da cidade, não lhe dando qualquer oportunidade de pensar o futuro. ‘Agora’ é uma expressão muito excludente, egoísta e imediatista. Parece que o governo Robison está querendo carregar nas costas todos os problemas e soluções, dizendo que nada de mais importante aconteceu no passado e nada mais precisará ser feito no futuro. Itajaí não é agora .... tem passado e merece um futuro.
SNI em Itajaí
Dois amigos pesquisadores começaram a estudar os arquivos do SNI – Serviço Nacional de Informações – do tempo da Ditadura da Arena, disponíveis na plataforma digital do Arquivo Nacional. O título provisório do estudo é ‘A vida secreta do SNI em Itajaí’. Fichas de Delfim Pádua Peixoto, Frederico Olíndio de Souza, Carlos Priess ... No final, as informações são até cômicas, dadas suas irrelevâncias.
Análise do cenário de 2026
Eu e Thiago Floriano publicamos no site ITAJAÍ DIGITAL nossa primeira análise do cenário eleitoral de 2026 para governador, senador e deputados federal e estadual, considerando apenas o Colégio Eleitoral de Itajaí. É uma análise inicial sobre as possibilidades de Itajaí eleger seus candidatos. Confira no endereço digital: https://itajaidigital.com.br/noticias/artigo/o-cenario-eleitoral-para-2026-em-itajai/Jogo
Fios soltos I
Nesta quinta conversei com o vereador e diretor da Celesc em Itajaí, Pedro Molléri. Ele explicou que a questão da fiação solta e abandonada nos postes da cidade não é uma questão tão fácil como parece. Itajaí possui quase 1.800 ruas e a região tem 90 operadoras de telecom, algumas clandestinas e outras, nem sempre cumprindo a legislação. Sem falar que estamos falando de um problema que vem ocorrendo há décadas, pelo menos desde a popularização da Internet, despois do ano 2000.
Fios soltos II
Pedro Molléri confirmou a informação já publicada aqui no Blog de que a Prefeitura e a Celesc promovem a retirada dos fios em uma rua por semana. O mesmo ocorre em Navegantes e Balneário Camboriú. Não há tratamento diferenciado para os municípios vizinhos. O problema é que a velocidade que o trabalho está sendo realizado (uma rua por semana) não resolve em nada o problema, porque um ano tem apenas 52 semanas. Sendo assim, a Celesc e Prefeitura demorariam nada menos do que 34 anos para terminar o serviço. Acho que é isso ... nunca fui muito bom em matemática mesmo.
Imprensa I
A imprensa tradicional não existe mais ou está relegada ao segundo plano no mundo das mídias. A hegemonia do setor de comunicação está com o protagonismo solitário dos influencers e suas variações. É o que acontece, por exemplo, com o vice-prefeito Rubens Angioletti. Profundo conhecedor do setor de comunicação, já que é jornalista, cerimonialista e radialista por profissão, Rubens fica mais do que satisfeito em ter vários endereços na rede digital com milhares de seguidores. Ter a sua própria mídia tem um lado interessante, porque possibilita o contato direto com o seu eleitor, contudo, coloca o político dentro de uma bolha completamente fechada, isolada da realidade e inimiga do contraditório, o que tira por completo o político da realidade.
Imprensa II
Esse é um dos principais erros de comunicação dos atuais vereadores. Cada um montou seu próprio ‘mailing list’ e grupos de seguidores nas redes sociais. Desconsideram por completo tudo o mais, como se não existisse vida política fora dessa bolha que criaram para cultivarem suas respectivas imagens e mandatos. O perigo mora ao lado ... falando para si próprio, o vereador acaba perdendo a noção de realidade.
Imprensa III
O jornalista Patrick Schneider me concedeu uma verdadeira aula sobre mídias digitais dia desse na Câmara de Vereadores. Há muito venho tentando me adaptar a essas novas tecnologias. Algo bastante complicado para quem iniciou na imprensa na década de 1970 onde o Linotipo ainda era utilizado nas oficinas gráficas com certa regularidade. O Patrick tem um site de notícia que acompanho pelo Instagram que é o Portal da Foz. O endereço é @portaldafoz. Ele chega a ultrapassar a casa de um milhão de visualizações todos os meses.
Agenda cultural de Itajaí
* 01 a 04 de novembro – V Congresso Raízes – gastronomia – Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira.
* 03 a 08 de novembro – Festival Tainha Dourada – cinema e audiovisual – Univali. Informações no site https://tainhadourada.com.br/. Abertura 9 horas – Teatro Adelaide Konder.
* 04 a 08 de novembro – Festival Literário de Itajaí. Instituições organizadoras e parceiras: Município de Itajaí, Setorial de Literatura, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Genésio Miranda Lins, Teatro Municipal de Itajaí, Casa da Cultura Dide Brandão, Univali e Sesc.
* 08 de novembro – Bazar Beneficente AMT – Associação Madre Teresa – Centreventos – 8h às 17 horas. Produtos apreendidos e doados pela Receita Federal.
* 08 de novembro – Festival Literário de Itajaí – Praça Arno Bauer – lançamento de livros. 11 às 12 horas e 16 às 17 horas.
* até 9 de novembro – I Festival Arte Preta. Teatro Municipal de Itajaí. 15 horas.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – 4ª edição da mostra ‘Nossa alma – sob o olhar feminino’. Artistas: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de jesus, Sarah Uriarte, Violeta Alves.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – exposição ‘O peito’ de Flávia Lapa.
* até 21 de novembro – Galeria de Artes da Univali. Exposição ‘visualizações materializadas’ de Cristilla, Victor Lark, Jorge Schroeder, Loraine Oliveira, Olinda Schauffert. Local: Campus de Itajaí – perto da reitoria.
* 08 de dezembro – Lançamento do Anuário de Itajaí 2024 – Igreja Imaculada Conceição. 20 horas.
* até 06 de fevereiro de 2026 – Museu Histórico de Itajaí – exposição de fotos sobre as enchentes no Vale do Itajaí.
Blog pelo WhatsApp
Entramos no mundo da modernidade. Se você quiser receber no seu WhatsApp as atualizações do Blog do Magru acesse magru.com.br/whatsapp e entre para o canal. Como vocês já perceberam o Blog do Magru está disponível em diversos endereços na Internet. Ele é atualizado todos os dias a uma hora da madrugada, ficando até as 12 horas com conteúdo exclusivo na plataforma do jornal Diarinho. Às 12 horas ele entra na plataforma magru.com.br/blog e, em seguida, no Facebook magrufloriano. Agora, ele também está disponível no WhatsApp.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
Publicado 23/12/2025 20:03