Publicado 16/10/2025 16:30
Alterado 17/10/2025 10:10
Itajaí foi uma das três finalistas do XI Prêmio ABILUX de Iluminação, na categoria Fachadas, Monumentos e Iluminação Urbana, com o projeto de iluminação de realce do conjunto formado pela Igreja Matriz, Casa da Cultura, Palácio Marcos Konder e Museu Histórico de Itajaí.
Premiada
E, na noite desta quinta-feira, a city pexêra, foi premiada, em São Paulo, sendo que o prefeito Robison Coelho (PL), foi representado pelo secretário de Obras, o taliano Tarcisío Zanelatto
Obras
A iluminação cênica do conjunto histórico é executada pela QLuz Itajaí, concessionária liderada pela Quantum Engenharia, sob a fiscalização da Secretaria Municipal de Obras de Itajaí.
Valorizar
O projeto tem como objetivo valorizar o patrimônio arquitetônico e cultural do município por meio de soluções que destacam elementos históricos e artísticos das edificações.
Espaço de apreciação
A baita iluminação buscou transformar a paisagem urbana noturna em um espaço de convivência e apreciação, reforçando a identidade e o potencial turístico da cidade.
Sustentabilidade
Além do impacto estético, a iniciativa adotou tecnologias de alta eficiência energética e controle lumínico, garantindo sustentabilidade e adequação ao ambiente urbano.
Premiou
Essa combinação de inovação técnica com valorização do patrimônio histórico foi um dos principais critérios considerados pelo júri do Prêmio ABILUX, que premiou a iluminação dos monumentos da city pexêra, com o primeiro lugar na categoria edificações: fachadas , monumentos e iluminação urbana, por conta da iluminação da nossa Igreja Matriz.
Foto (Divulgação) O secretário de Obras, Tarcísio Zanelatto, e Gilberto Vieira Filho, diretor-presidente da Quantum Engenharia.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 22.900,00