Blogs | A bordo do esporte
A bordo do esporte
Por Flávio Perez - Flavio@onboardsports.net
Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race
Atleta do Tiro com Arco intensifica treinos para Mundial da Coreia
Publicado 19/08/2025 12:38
A atleta Bianca Rodrigues, de 29 anos, intensifica sua preparação na Flórida, nos Estados Unidos, para o Campeonato Mundial de Tiro com Arco 2025, que será realizado em setembro, em Gwangju, na Coreia do Sul.
Bianca Rodrigues espera conquistar pontos importantes para o ranking mundial, consolidando-se cada vez mais no cenário internacional. A atleta já esteve entre as 30 do mundo nesta temporada e a participação em campeonatos deste porte faz parte do caminho rumo a Los Angeles 2028.
A atleta treina nos EUA ao lado do marido e melhor arqueiro do país, Marcus D'Almeida. As atividades duram seis horas por dia, incluindo treinos de cardio ou musculação.
"Tenho um planejamento semanal com as quantidades de disparos por período. No início do ano, com o calendário internacional, nós decidimos quais são as competições-alvo", disse Bianca Rodrigues.
"Estou ainda encontrando o meu estilo, o arco é muito personalizado e encontrar como e quais materiais você prefere leva tempo. Meu objetivo é chegar bem nos Jogos de Los Angeles".
E por falar em Olimpíada, modalidades como tiro com arco, atletismo, golfe, remo e tênis de mesa ganharam provas mistas, de acordo com os princípios de igualdade de gênero do Comitê Olímpico Internacional (COI).
O arco composto é fabricado em fibra de carbono e alumínio, com polias, cabos e cordas que oferecem potência, estabilidade e conforto ao arqueiro. O equipamento pode exigir até 28 kg de força para ser puxado e lançar flechas a velocidades próximas de 350 km/h.
A mira é feita por meio de uma luneta ampliada, com lentes que aumentam a imagem do alvo de quatro a 12 vezes e podem contar com pino central. O processo do disparo no composto ocorre em três fases: puxar a corda, mirar o alvo e acionar o dispositivo de disparo — o “gatilho” — que garante maior precisão e estabilidade.
"Por eu ter sido atleta profissional no hipismo por muito tempo da minha vida, isso com certeza me ajudou a evoluir rápido no arco. Eu nasci atleta, gosto do desafio e de me superar o tempo inteiro, com muito treino e esforço", completou.
A Seleção Brasileira de tiro com arco vai disputar o Mundial com equipe completa nas duas categorias, composto e recurvo. Serão três atletas no masculino e três no feminino do arco composto.
O país participará das três provas: individual, por equipes e dupla mista. A formação das equipes femininas dependerá da classificação de pelo menos duas arqueiras na fase eliminatória.
Na prova de duplas mistas, o Brasil será representado pelo melhor arqueiro e pela melhor arqueira no composto após o classificatório.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.