Por Magru Floriano - magrufloriano2008@gmail.com
Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970
Publicado 27/12/2025 00:28
Chuva I
O dia de Natal foi muito complicado para alguns moradores da Zona Norte de Itajaí, notadamente moradores do Loteamento Santa Regina, Portal, Espinheiro, Espinheirinhos. Como afirmou o radialista Osmar Teixeira, o preocupante é que a chuva nem foi tão forte assim. Isso pode significar que as galerias pluviais precisam de limpeza o mais rápido possível. Como sabemos, essa temporada de verão vai ser de muita chuva forte nos finais de tarde. Enxurrada passou a ser uma preocupação maior que enchente, desde a dragagem do Rio Itajaí para o Porto receber navios acima de 300 metros.
Chuva II
Enquanto as reportagens que vimos nas mídias usam um tom ufanista para falar na chegada de três milhões de turistas ao litoral catarinense, a população fixa sofre com o caos na infraestrutura. Não bastasse o trânsito caótico, a qualidade da água na torneira (quando tem), o recorde na temperatura, a areia da praia tomada por cadeiras de comerciantes exploradores do turista ... tem as enxurradas de final de tarde levando água para dentro das casas da periferia da cidade por conta do sistema de drenagem não receber a devida manutenção.
Chuva III
Se bem que a população tem sua parcela de culpa nessa questão da enxurrada. Todo mundo joga lixo no meio da rua sem perceber que está cuspindo pra cima. Joga o lixo, entope o bueiro e, depois, reclama que a Prefeitura não faz a manutenção do sistema de drenagem. A culpa é sempre do outro. ‘Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa ...” já nos ensina o rito penitencial católico.
História I
Leitor envia mensagem criticando conteúdo que o comunicador Sandro Garcia gravou no Instagram com o título ‘Arquivo X Peixeiro’ falando da história de Cabeçudas. Os equívocos são tantos que nosso leitor ficou preocupado com o uso desse material em sala de aula. Sobre o navio Revesbydyke, por exemplo, dá a localização errada do navio afundado, diz que as pessoas cortaram as amarras para retirar madeira do seu porão e que 90% das casas antigas de Cabeçudas foram feitas com as madeiras retiradas dali.
História II
Por essas e por outras que a China está fazendo escola exigindo diploma universitário para internautas que querem publicar conteúdo técnico na Internet para influenciar pessoas. A história correta você tem no seguinte endereço na Enciclopédia Digital Itajaiense: https://itajaipedia.com.br/artigos/naufragio-do-navio-revesbydyke/.
História III
Dia desse publiquei aqui no blog uma foto onde eu apareço junto com Tancredo Neves em evento que disse tratar-se do Movimento Diretas-Já em Balneário Camboriú. Na verdade, ocorreram dois eventos de grande porte em Balneário Camboriú no ano de 1984. O primeiro, foi o Congresso Brasileiro de Prefeitos e Vereadores, na Santur, a 14 de janeiro, onde apareceram Orestes Quércia, Tancredo Neves e Esperidião Amin; depois, isolado, apareceu Paulo Maluf. O segundo, foi o comício das Diretas-Já na Praça Tamandaré. Contudo, os dois eventos integraram o esforço nacional pela redemocratização do país que recebeu o nome genérico de ‘Diretas-já’. Seu início ocorreu a 02 de março de 1983 com a Proposta de Emenda à Constituição do deputado Dante de Oliveira.
Praia I
A Prefeitura de Itajaí afixou placas explicativas sobre o bom uso da faixa de areia nas praias do Município. Uma iniciativa mais do que louvável e necessária. Nas placas explicita o que é proibido: som ligado, animais domésticos, invasão da restinga, ambulantes não licenciados pela Prefeitura, acampamentos, churrascos e fogueiras (a tradicional farofa), montagem de estruturas sem autorização. Atividades que restringem o livre uso dos frequentadores, cobrança ou exigência de consumação mínima para uso de cadeiras ou guarda-sóis previamente dispostos na areia.
Praia II
Telefones para reclamações e denúncias: (47) 99960-5853 e 98819-0955.
CRONOGRAMA DE NATAL E ANO NOVO
SAÚDE
DIAS 24/25/26 e 31/01/02 – O atendimento da população será exclusivo das UPAs. As UBS estarão fechadas.
DIAS 27/28/29/30 – O atendimento seguirá dentro do cronograma normal, sem alteração.
PREFEITURA
Toda a estrutura administrativa da Prefeitura – secretarias, fundações:
DIAS 29/30 – funcionam normalmente
DIAS 24/25/26/27/28 e 01/02/03/04/05 – ficam com atendimentos suspensos.
SEMASA
DIAS 29/30 – atendimento normal
DIAS 24/25/26/27/28/31 e 01/02 – o atendimento será por telefone e Whatsapp para casos de emergência.
ÔNIBUS
DIAS 24//26/31/02– horário igual ao de sábado.
DIAS 25/01 – horário igual ao de domingo.
COLETA DE LIXO
Cronograma mantido na sua normalidade. Sem alterações.
SEGURANÇA
Haverá estrutura de apoio especial da Guarda Municipal, Codetran e Polícia Militar, principalmente em locais de eventos e maior afluxo de pessoas.
AGENDA DEZEMBRO / JANEIRO
* 27 a 31 de dezembro – Reveillon – Beira Rio e Molhes da Barra do Rio Itajaí.
* até 13 de janeiro 2026 – a abstração em diálogo com a literatura – Paulo Rosaé – Galeria da Casa da Cultura Dide Brandão.
* até 13 de janeiro de 2026 – Raízes – Rafael Saldanha – galeria da Casa da Cultura Dide Brandão.
* até 05 de janeiro – Recesso da Câmara de Vereadores.
- 06 de janeiro – Segundo Festival de Ternos de Reis – palco defronte à Casa da Cultura Dide Brandão – 19 horas.
- 08 de janeiro – Posse do pároco Márcio Vignoli na Paróquia do Santíssimo Sacramento do Itajaí – 19 horas.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.