Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Werhlein vence em Diriyah na Fórmula E


Publicado 27/01/2023 17:09

Nesta sexta-feira (27) foi realizada a segunda etapa da 9ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, pelas ruas de Diriyah. Foi a primeira das duas corridas programadas para o circuito de rua saudita, a qual foi vencida pelo alemão Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, após um total de 39 voltas. Foi a segunda vitória dele no Mundial de Carros Elétricos.

A vitória de Wehrlein foi impressionante, afinal de contas, ele largou em nono lugar, e foi superando adversário por adversário, até assumir a liderança após um disputa acirrada com Sam Bird (Jaguar TCS Racing).

Nas voltas finais, ainda foi preciso suportar a pressão de um adversário já conhecido por ele: Jake Dennis (Avalanche Andretti), vencedor da etapa de abertura realizada na Cidade do México alguns dias atrás, que assim como Wehrlein, teve que escalar o pelotão após largar em 11º.

“”É uma sensação incrível. Estou tão orgulhoso desses caras, inacreditável – que carro eu tinha hoje. Quer dizer, do P9 ao P1, incrível, estou muito grato por ter essa equipe”, comentou Wehrlein no pódio após a vitória conquistada nesta sexta-feira em Diriyah.

“Temos trabalhado muito. Nós sempre lutamos para alcançar esse tipo de resultado, tivemos alguns no passado, mas definitivamente este ano queríamos dar um grande passo à frente. Eu sei o quanto esses caras estão trabalhando, também estou frequentemente com eles e, especialmente depois dos testes em Valência, não estávamos tão fortes, então sei quantas horas todos dedicaram.”

Pascal Wehrlein, TAG Heuer Porsche Formula E Team, Porsche 99X Electric Gen3
, 1st position,

Como foi a prova

Após conseguir a Julius Baer Pole Position em sua corrida de número 100 na Fórmula E, Sébastien Buemi (Envision Racing) conseguiu se manter à frente após a largada, assim como os demais pilotos que estavam próximos a ele na duas primeiras filas do grid.

Na disputa na curva 1 pela quinta posição, René Rast (NEOM McLaren) saiu do traçado para se defender de Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), que por sua, ao voltar a pista causou um pequeno congestionamento na curva dois, no qual Antonio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) acabou danificando a asa dianteira e com isso, gerou a entrada do safety car.

Disputa tensa na curva 2 entre Rast e Evans

Na volta seguinte, o carro de segurança voltou aos boxes e a corrida recomeçou. Com os carros novamente próximos, Sam Bird (Jaguar TCS Racing) aproveitou para ultrapassar Jake Hughes (NEOM McLaren) e assumir a segunda colocação. Logo, um novo duelo entre Bird e Buemi começou, assim como foi durante o treino classificatório.

Na volta 7, Bird não deu chances de defesa para Buemi na curva 1, colocou o carro pela linha de dentro e assumiu a liderança da prova. O piloto britânico, que também completou 100 eprix disputados nesta tarde de sexta em Diriyah (assim como Jean-Eric Vergne, piloto da DS Penske) já estava algumas voltas mais rápido que o suíço da Envision.

 

Na 10ª volta, alguns pilotos do pelotão intermediário começaram a ativar o Modo Ataque, como Jake Dennis, que aproveitou para garantir sua permanência no Top-10 após ter largado da sexta fila. Dan Ticktum (NIO 333 Racing) por sua vez, ativou o Modo Ataque e acabou perdendo a quarta colocação, sendo superado por Wehrlein, Rast e Evans.

Só a partir da 14ª volta que os pilotos do top-5 começaram a ativar o Modo Ataque, mas sem alterações nas posições. Três voltas depois, Hughes ativou a potencia extra e foi ultrapassado por Wehrlein e Rast, caindo para a quinta colocação.

Na volta 24, Buemi espalhou na curva 1 e Wehrlein aproveitou para assumir a segunda colocação. Assim como havia sido no EPrix da Cidade do México, a Porsche novamente mostrou que tem um carro equilibrado e um poderoso powertrain.

Na volta seguinte, Wehrlein partiu para o ataque em cima do líder Bird, chegou a assumir a liderança na curva 1, mas levou o “x” do piloto britânico, que voltou a liderança. Apenas cinco voltas depois, o piloto alemão da Porshe enfim, conseguiu realizar a ultrapassagem e assumir a primeira colocação.

 

Também contando com a força de um powertrain Porsche, Jake Dennis deixou para trás os dois carros da McLaren e Buemi, assumindo a terceira posição com sua Avalanche Andretti, e então foi para cima de Bird, que na pouco tempo depois não suportou a pressão e foi alvo fácil para o vencedor do EPrix da Cidade do México.

Nas voltas finais, Dennis foi para cima de Wehrlein e pressionou o adversário, mas não foi o suficiente para evitar a segunda vitória do piloto alemão da TAG Heuer Porsche na Fórmula E. Mesmo com o segundo lugar, o piloto britânico da Avalanche Andretti se mantém na liderança do Mundial de Pilotos, com um ponto a mais do que o vencedor desta sexta-feira em Diriyah (44 pontos contra 43).

Wehrlein largou em nono e conquistou a vitória em Diriyah

Para os brasileiros, foi uma corrida sem grandes resultados. Lucas di Grassi largou sétimo, mas não conseguiu sair ileso da confusão causada por Mitch Evans na primeira curva após a largada. Com sua Mahindra Racing danificada, pouco conseguiu fazer para evitar as ultrapassagens de seus adversários e terminou a prova na 13ª colocação.

Por sua vez, Sérgio Sette Câmara largou em 14º e com um carro da NIO 333 Racing sem um bom ritmo de corrida, não teve condições de lutar por um lugar no top-10. Terminou a prova na 15ª colocação, atrás de seu companheiro de equipe, Dan Ticktum, que havia largado em quarto.

A próxima etapa da nona temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E será neste sábado (28), com a corrida 2 de Diriyah. A largada está programada para às 14h (horário de Brasília) e será a primeira prova da temporada com transmissão na TV Bandeirantes.Também será possível assistir pelo BandSports, e na Twitch pela Gaulês TV.

 

 

Classificação do Mundial de Pilotos após a Corrida 1 de Diriyah:

1º Jake Dennis/Avalanche Andretti – 44 pontos

2º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche – 43 pontos

3º Sébastien Buemi/Envision Racing – 23 pontos

4º Lucas di Grassi/Mahindra Racing – 18 pontos

5º Sam Bird/Jaguar TCS Racing – 15 pontos

6º André Lotterer/Avalanche Andretti – 14 pontos

7º Jake Hughes/NEOM McLaren – 14 pontos

8º René Rast/NEOM McLaren – 11 pontos

9º Nick Cassidy/Envision Racing – 10 pontos

10º Jean-Eric Vergne/DS Penske – 6 pontos

11º Antonio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche – 6 pontos

12º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing – 5 pontos

13º Stoffel Vandoorne/DS Penske – 1 ponto

 

Classificação do Mundial de Equipes:

1º Avalanche Andretti – 58 pontos

2º TAG Heuer Porsche – 49 pontos

3º Envision Racing – 33 pontos

4º NEOM McLaren – 25 pontos

5º Jaguar TCS Racing – 20 pontos

6º Mahindra Racing – 18 pontos

7º DS Penske – 7 pontos

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato – media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

 


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

A bordo do esporte

Tour de France abre temporada de provas no Brasil com L’Étape Cunha presented by Santander

A bordo do esporte

Fórmula E lança documentário Unplugged no Brasil

A bordo do esporte

Campeonato Paulista de Star é definido na última regata

A bordo do esporte

Carro da Fórmula E estreia no Brasil

A bordo do esporte

Vaga brasileira no Snipe do Pan 2023

A bordo do esporte

Carro da Fórmula E corre em São Paulo (SP) pela primeira vez

A bordo do esporte

Volta ao Mundo Globe 40 tem seu primeiro campeão definido

A bordo do esporte

Campeonato Paulista de Star agita Guarapiranga neste fim de semana

A bordo do esporte

Aracajú (SE) terá Barco Show no fim de março

A bordo do esporte

Bacardi Cup: Mateusz Kusznierewicz e Bruno Prada tetracampeões

A bordo do esporte

Desafio dos Gigantes Internacional termina com provas debaixo de chuva e lama

A bordo do esporte

Vela brasileira confirma nomes no Pan de 2023 nas classes NACRA 17 e 49er

A bordo do esporte

Resultados da prova da maratona do Desafio dos Gigantes Internacional 2023

A bordo do esporte

Sérgio Sette Câmara reúne jovens pilotos na Granja Viana para desafio de kart

A bordo do esporte

Tiro esportivo será um dos destaques da 15ª edição do Pesca & Companhia

A bordo do esporte

Ambipar Response estreia na temporada 2023

A bordo do esporte

Desafio dos Gigantes tem surpresa no pódio masculino

A bordo do esporte

Primeira Virada Automobilística será no Speed Park

A bordo do esporte

Barcos entram na parte final da Volta ao Mundo Globe 40

A bordo do esporte

Pilotos da Fórmula E jogam futvôlei para promover e-prix de São Paulo



Entrevistão

Adriana Spengler

"A advocacia criminal é um reduto masculino, historicamente falando. Estamos caminhando para a igualdade”

Margareth da Silva Hernandes

"Todo cidadão LGBTQIA+ que se sentir lesado em algum direito pode contatar a comissão da Diversidade da OAB”

Maurício Simas, Escova

"Balneário Camboriú estar poluída é culpa da Emasa. Eles têm a obrigação de tratar”

Volnei Morastoni

“Não sei quem inventou que eu tava com câncer. Eu tive um problema de estafa física e mental”



TV DIARINHO


Minuto DIARINHO  - Michelle Bolsonaro lança linha de produtos de cuidados com a pele - Projeto de ...





Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯





De tudo

Negócios e oportunidades

Venda Cafeteria Completa

R$ 132.000,00

Esporte e saúde

Revigora Terapias

Negócios e oportunidades

Sc Acessoria Veículos

Comércio, escritório e indústria

Vendo Loja No São Vicente

R$ 295.000,00

Alimentação e Culinária

Pastelaria E Cafe Schmitz



Empregos

Ofereço-me para trabalhar

Pedreiro E Carpinteiro

Ofereço-me para trabalhar

Diarista E Limpeza De Pescado

Tenho vaga para

Vaga De Manual

Ofereço-me para trabalhar

Casal Para Trabalhar

Ofereço-me para trabalhar

Cuidadora De Idosos Em Bc E Região



Imóveis

Comercial

Sala Comercial No Centro De Itajaí

R$ 1.750,00

Apartamento

Apartamento Em Bc

R$ 2.700,00

Casa

Sobrado Em Joinville

R$ 298.000,00

Apartamento

Apartamento Em Bc

R$ 650.000,00

Apartamento

Aluguel De Quartos

R$ 1.500,00



Veículos

Motos

Pcx 150 Deluxe

R$ 19.500,00

Motos

Biz 110i

R$ 12.900,00

Outros

Compro Carros E Motos

Motos

Biz 125

R$ 17.900,00

Motos

Biz 110i

R$ 13.300,00





Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação