Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Gaúchos do Crioula vencem a SIVI 2025


Publicado 27/07/2025 13:31

O Crioula conquistou o tricampeonato da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval neste sábado (26/7). A equipe de Eduardo Plass, que tem o atleta olímpico Samuel Albrecht como tático, dominou a competição do início ao fim, vencendo seis das oito regatas da classe ORC. Com isso, repetiu os resultados de 2022 e 2023 com seu TP52.

Uma clássica semana de inverno em Ilhabela (SP) marcou toda a 52ª SIVI Daycoval, com a entrada de uma frente fria e ventos fracos e rondados, que bagunçaram a disputa das cinco classes na competição.

Mas, graças ao trabalho da comissão de regatas, todos os 120 veleiros puderam fazer ao menos uma regata por dia. E, na grande final, não foi diferente. Neste sábado (26/7), o vento fraco levou os competidores mais uma vez para a Ponta das Canas, ao norte da ilha, para as últimas disputas e a definição dos campeões.

A equipe do clube Veleiros do Sul iniciou a 52ª SIVI Daycoval com vitória na regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e manteve uma sequência de vitórias até a regata deste sábado (26/7). O vice-campeão geral foi o +Bravíssimo, de Luciano Secchin, barco que, fazendo jus ao nome, manteve uma disputa acirrada com o Crioula. O time do Espírito Santo levou a melhor em 2021 e 2024.

"A gente está bem contente. No ano passado bateu na trave, quebrou a nossa sequência de vitórias. Mas, este ano, a gente voltou a velejar bem, com alegria. O barco estava 100%, a tripulação fez um excelente trabalho. Foi um campeonato tenso também, porque a gente está prestes a estrear na Copa del Rey, a partir de amanhã, na Espanha. Estamos embarcando agora mesmo, mas no final vai dar tudo certo e a gente vai cumprir bem essa programação", comemorou Samuel Albrecht, comandante do Crioula e atleta olímpico.

Flotilha da RGS domina Ilhabela

A Bra-RGS veio para Ilhabela (SP) com a maior flotilha da competição. Entre os 34 barcos, divididos em três categorias de acordo com o tamanho e formato, o equilíbrio predominou até o final, com muitas trocas na liderança. O grande campeão foi o Kia Kaha, veleiro-casa de Fábio Harkott, que fez sua estreia na 52ª SIVI Daycoval.

Na RGS-Cruiser, a disputa também foi equilibrada, com os três primeiros colocados se mantendo na briga pelo título até a última regata. Quem levou a melhor foi o Blue Wind, de James Bellini, seguido pelo Mandachuva (Mário Garcia) e pelo Invocado (Marco Lopes).

Kameha Meha bicampeão entre os Clássicos

A flotilha recorde de 19 barcos Clássicos na raia foi um dos destaques da 52ª SIVI Daycoval. Entre eles, o histórico Chancegger — veleiro construído para a disputa da America’s Cup — trouxe no leme o primeiro campeão olímpico brasileiro, Alex Welter, ouro nos Jogos de Moscou, em 1980, na classe Tornado.

Já o Atrevida teve no comando Lars Grael, bronze também na classe Tornado em duas Olimpíadas. Mas o Kameha Meha, de Xavier Stump, foi mais consistente nas regatas durante a semana e garantiu o segundo título consecutivo da competição.

"Campeões de novo! Eu acho que a nossa equipe começou na sexta-feira, praticamente dois dias antes do início da Semana de Vela. Passamos por uma reforma muito bruta dentro do barco. Mudamos e corrigimos várias estruturas do Kameha Meha. A gente conseguiu crescer durante a competição e transformar indivíduos em um time. Eu acho que essa foi a nossa grande vitória!", celebrou Edmar Moraes, que este ano está no comando do time. A equipe também foi a primeira na divisão A da categoria.

Mais um título para o Kaikias EMS na C30

Única classe one design da 52ª SIVI Daycoval, a C30 protagonizou as disputas de nível técnico mais elevado da semana, com tripulações recheadas de atletas olímpicos e mundiais. Depois de conquistar o Campeonato Brasileiro da categoria — que somou os pontos das regatas realizadas até sexta (25/7) —, o Kaikias, de Daniel Hilsdorf, garantiu também o título da competição principal neste sábado (26/7). Em segundo ficou o Bravo C30 (Jorge Berdasco), e o Tonka (Demian Pons) fechou o pódio em terceiro lugar.

Semana de recordes e encontros inéditos

A 52ª SIVI Daycoval foi aberta oficialmente no domingo passado (20/7) com um encontro inédito entre o Cisne Branco e a Esquadrilha da Fumaça. Iniciativa do Yacht Club de Ilhabela, realizador do evento, as acrobacias aéreas arrojadas da equipe da Aeronáutica encantaram público e atletas durante o tradicional Desfile de Barcos. Já o icônico navio-veleiro da Marinha do Brasil, homenageada pelo evento, deu o tiro de largada para os 120 veleiros da competição.

A semana, que começou com um verdadeiro show na água e no ar, terminou com uma grande festa de premiação no Race Village, no centro histórico de Ilhabela, consagrando 17 equipes vencedoras em suas categorias.

"A 52ª Semana de Vela de Ilhabela Daycoval marca também a comemoração dos setenta anos do Yacht Club de Ilhabela. A competição foi nosso primeiro presente, com a presença marcante das Forças Armadas, por meio do Cisne Branco, que chegou com o comandante da Marinha, Almirante Olsen, a bordo, e da Esquadrilha da Fumaça, com o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Damasceno", destacou o comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa Pereira.

"Tivemos a participação de medalhistas olímpicos, grandes atletas e também a presença que nos traz muito carinho e orgulho: das crianças do Vela do Amanhã. Conseguimos trazer para o clube 16 escolas de vela, muitas delas de comunidades carentes, que vão do Rio de Janeiro até o litoral sul de São Paulo. Dessas 16 escolas, tivemos quase 200 crianças competindo em veleiros que certamente elas não têm acesso no dia a dia. Essas crianças são o futuro da nossa vela, então acho que acertamos em cheio ao contribuir para que isso aconteça", completou o comodoro Alex Costa Pereira.

Patrocinador master da competição pelo segundo ano consecutivo, o Banco Daycoval proporcionou uma recepção aos velejadores com diversas atrações no Yacht Club de Ilhabela. A instituição ajudou a decorar espaços de descanso e conforto para os competidores e serviu sorvetes, mix de sementes e outros quitutes para as famílias presentes.

"Pelo sucesso que foi o ano passado, pela tradição e grandiosidade do evento, a gente continua juntos, seguindo com esse patrocínio, incentivando a modalidade e toda a comunidade que move esse grande esporte. Neste ano, entramos com o patrocínio, mas também com algumas ativações aqui no Yacht Club de Ilhabela. Para nós, foi muito gratificante e movimentado. Fizemos ações para atendimento dos participantes locais, incluindo a diretoria do YCI e famílias, mas também com iniciativas que presentearam os velejadores, levando uma lembrança de como foi esse movimento com a gente durante a semana", disse Carla Nagabe, gerente de marketing e comunicação do Banco Daycoval.

O evento é apresentado pelo Banco Daycoval, com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela, apoio da Marinha do Brasil e patrocínio da Mitsubishi Motors, Corona e FF Seguros.

Todos os campeões

Link para resultados -- https://viramos.com/championships/f64d697f-6559-4117-9182-b8bc0769e5b3

Foto: Fred Hoffmann

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Quem é o responsável pela taxação de 50%?

Família Bolsonaro se diz tão patriota que arma contra o próprio país

Lula já tá fazendo hora extra

Se nos taxar, vai ser taxado também!

Trump não tem nada que se meter nos assuntos da justiça nacional



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Diário do julgamento - Ato 8

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

ATAQUE

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

GUERRA EM GAZA

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

TRAMOIAS

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga

VIOLÊNCIA SEXUAL

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga



Colunistas

Denísio no porto

JotaCê

Denísio no porto

Personalidade criminosa

Casos e ocasos

Personalidade criminosa

Trabalhar feliz, uma escolha possível

Mundo Corporativo

Trabalhar feliz, uma escolha possível

Estilo mãe e filho

Jackie Rosa

Estilo mãe e filho

Risco de temporal em SC

Charge do Dia

Risco de temporal em SC




Blogs

Dolce Gabbana na terrinha

Blog da Jackie

Dolce Gabbana na terrinha

Gaúchos do Crioula vencem a SIVI 2025

A bordo do esporte

Gaúchos do Crioula vencem a SIVI 2025

21 anos!

Blog do JC

21 anos!




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.