Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Porto é uma mãe!

Publicado 18/09/2024 18:46

 

O porto de Itajaí é uma mãe. Ninguém duvida disso. Nada contra o boa praça Giovanni Testoni. Mas, no final do governo, tá com sorte e abençoado. O Giovanni foi exonerado do cargo de chefe de Gabinete da prefeito licenciado, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), e nomeado chefe de Gabinete do nosso combalido Porto.

Dia 13 não foi azar!

O Giovanni foi exonerado na sexta-feira, dia 13, e teve quem imaginou que o moço tava com azar. Ledo engano. Na segunda-feira, dia 16, foi agraciado, digo, nomeado no falido terminal. Cosalinda, cosabela.

Só alegria! 

O Giovanni, vai ganhar mais do que na prefa, no terminal que apesar de ter ficado fodido quase dois anos, quem tava lá mamou, digo, recebeu em dia seu pagório. Sorte, hein?

Charge (Pirão D'água)


A eleição dos tutores e tutelados

Publicado 18/09/2024 20:01

 

Atentos observadores de plantão do processo e evolução política de Balneário e Camboriú, tem comentado nos bastidores da atual campanha eleitoral, a curiosidade deste pleito no sentido de que na praia alagada, digo alargada, a disputa está ocorrendo hoje entre pupilos e ou tutelados de quem se fez na política e na vida econômica, alcançando prestígio por conta própria, os chamados no jargão econômico comportamental de “self made man” ou “self mad woman”, no caso das mulheres.

Juliana

Senão, vejamos, segundo alardeiam os bocudos, no caso da candidata, a musa da confusão Juliana Pavan (PSD), em BC, independentemente de seu talento próprio adquirido e ou herdado, sempre esteve vinculada diretamente e assessorada pela estrutura do pai, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD), inclusive no caso dos programas da TV Panorama, nos quais demonstrou profissionalismo e o gosto pela política, sendo então catapultada numa eleição bem sucedida para a casa do povo. Bem diferente dos que buscam se introduzir no setor por conta própria e partindo do zero.

Peeter

Da mesma forma, analisam os “experts” dos bastidores, é o caso do outro candidato que polariza com Juliana, o Peeter Grando, o Fabrício da Shopee (PL), que desde cedo recebeu às bênçãos das lideranças evangélicas, inclusive o seu tutor maior, o prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício de Oliveira (PL). E ainda poderá levar uma casquinha de apoio do tutor maior, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que vem pra Dubai brasileira, nesta quinta-feira, aliás. Se vai funcionar ou não, ai são outros quinhentos.

Pavan e Piriquito

E a curiosidade apontada pelos bocudos, é que do outro lado da BR-101, na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, o pleito tem uma característica contrária por quem está polarizando a eleição, segundo as pesquisas. Ou seja, por lá são os “candidatos- raiz “, pois tanto Pavan (PSD) quando o homem pássaro, Edson Piriquito (MDB), são os típicos “self made man”, se fizeram por conta própria, alcançando seguidas vitórias eleitorais, na proporção de cada um, é claro. Sem falar na construção dos próprios patrimônios econômicos pessoais, independente das fofocas permanentes sobre eventuais usos, facilitadores das estrutura pública. Arreda bocudos!

Temperatura esquenta

E agora, chegando-se próximo à reta final do pleito municipal, onde a temperatura esquenta e a disputa pega fogo de verdade, fica a expectativa dos analistas sabichões, de quem se sairá melhor neste cenário de “tutelados” de cá ou “candidatos-raiz” do lado de lá. A conferir os desdobramentos que, pelo andar da carruagem, ainda serão muitos e pesados....

 

 


Ju Pavan participa de sabatina no Sinduscon

Publicado 18/09/2024 08:44

 

Na noite de terça-feira, a minha musa da confusão, Juliana Pavan (PSD), participou de sabatina na sede do Sindicato da Construção Civil de Balneário Camboriú, no famoso Mumu - Bairro dos Municípios.

Entrega de carta de propostas

A diretoria da entidade entregou para Juliana, e para todos os demais candidatos presentes, documentos com reivindicações e sugestões prioritárias para o próximo gestor da city, especialmente nas áreas de mobilidade, habitação popular e saneamento.

Sem rodeios

A bocuda foi a segunda candidata no sorteio com direito a fala. Na sua explanação, Juliana afirmou que todos os pedidos apresentados pelo Sinduscon estão incluídos no plano 55 - e que o diferencial de seu programa de governo foi justamente ter sido elaborado por meio de diálogo com a comunidade e as entidades.

Muitos desafios pela frente

A bonitona também alfinetou os representantes do governo presentes, destacando que a lista de demandas do Sinduscon para o próximo mandato é a prova de que muitos projetos foram prometidos, não foram tirados do papel.

Eficiente

“Alguns inclusive custeados pelo Sinduscon para ajudar a cidade, estão prontos, mas faltou competência para executar. Por isso defendo um governo eficiente e transparente”, lascou a filhota do ex-tudo.

Viver a vida real

Ju Pavan, ao defender a importância de governar para todos, aliando apoio aos empresários, com políticas públicas na área social que atendam os trabalhadores, disse que o mundo real da Dubai brasileira é bem diferente daquele apresentado no programa eleitoral do Fabrício da Shopee, Peeter Lee (PL). Ai, ai, ai, qui dor!

Hoje tem sabatina na OAB

A maratona de encontros com entidades continua nesta reta final de campanha. Nesta quarta-feira à noite Juliana Pavan estará na OAB, para apresentar aos  conselheiros da entidade e advogados as propostas do Plano 55.

Foto (Divulgação) O presidente do Sinduscon Carlos Haacke, com o vampiro anêmico Nilson Probst (MDB), candidato a vice-prefeito; Ju Pavan e o assessor jurídico do Sinduscon, Dr. Jaime Schappo.


Brasil pegando fogo

Publicado 17/09/2024 17:10

 

Olha essa qualidade do ar que temos experimentado nas últimas semanas. O Brasil está pegando fogo, o mundo vive uma crise climática sem precedentes e a coisa, daqui pra frente, vai ser só pra trás.

Ninguém liga 

É o capitalismo finalmente acabando com o planeta, coisa já prevista desde a década de 1970. Cientistas e ambientalistas vêm falando disso faz um caralhão de tempo, mas ninguém liga.

A ilusão das redes

Com a chegada das redes sociais, o que se vendia é que com elas causas mundiais ganhariam fórum e força. Ganharam poioca nenhuma, nada. As redes sociais só produziram uma horda de idiotas raivosos e burros. Que seguem cegos o discurso do mundo paralelo das fake news criadas pela ultradireita para distrair a plateia enquanto acaba com tudo.

A força da grana

A grande causa mundial, atualmente, e vem desde sempre, é ganhar dinheiro rápido a qualquer custo. Nisso até as potências mundiais adversárias estão juntas: Estados Unidos, China e União Europeia estão acabando com o planeta numa megaoperação conjunta. E é uma coisa que não tem solução. Afinal, quem vai contra eles? Ninguém, né?

Por aqui

Voltando ao Brasil, me chegou um vídeo do ex-ministro de Lula e atual ministro do Supremo, Flavio Dino, dizendo que o fato de 60% do Brasil estar sentindo os efeitos das queimadas é um absurdo, que isso é uma pandemia e tem que ser tratado como tal, com todas as medidas cabíveis, todo empenho dos poderes, e muito mais. Ele está absolutamente certo.

Certas vozes

Dino é uma dessas pouquíssimas vozes que têm que ser ouvidas. Ele é, na minha opinião, um cara que tem coerência e não tem pudores em falar o óbvio ululante. Prova disso ter se destacado como ministro de Lula à frente da Justiça e Segurança e, por isso, ter sido “premiado” com cargo no STF rapidamente.

Pega isso e some

Minha leitura é que com o destaque no governo que Flávio Dino obteve, o petismo tratou de se livrar dele rapidamente. Esse é o lema do partido: não deixar ninguém se destacar além da mediocridade que compõe os quadros do PT atualmente. Que já foi um grande partido, mas hoje é um partido como outro qualquer, que não traz novidade nenhuma para o país. Enfim.

A velha canção sem esperança

Mas não adianta reclamar. A péssima qualidade do ar que estamos sentindo nos pulmões é resultado de um mundo caduco e decadente, de um Brasil que não se reinventa nunca, que não tem solução. Impressão é que perdemos todas as chances, que só piora. Crianças e velhos são os primeiros a sentir os efeitos da crise climática mundial. Mas quem se importa? E pensar que já houve esperança de um mundo melhor...

Foto (Divulgação) 


Santo Fundão

Publicado 16/09/2024 13:01

 

Durante o finde chuvoso e friorento, a tchurma meteu os zóios no site da dona justa eleitoral e ficou espantada com a dinheirama de dinheiro público que pingou na campanha do PL da city pexêra. Tanto Robison Coelho (PL), e Robin, ops Rubens Angioletti (PL), quanto os candidatos a vereadores da sigla receberam PIX generosos do dinheiro do Fundão Eleitoral. Pensa na ciumeira.

Preferidinhos?

Pior que a ciumeira não ficou restrita apenas aos candidatos dos outros partidos da coligação de Robison e Robin, ops, Rubens, que estão, até agora, a pão e água. Mesmo com a bênção do fundão na conta, a comparação dos valores entre os próprios candidatos do PL gerou uma baita treta interna. Ficou evidente que os preferidinhos não são os candidatos bolsonaristas raízes, mas sim os que jogam a política local.

Tropa dos 120

Três abençoados candidatos a vereadores tiveram a sorte do PL olhar pros seus belíssimos olhos e, quando piscaram, caiu um pix de 120 mil na conta de cada um. A escolha dos preferidinhos do Robison e Robin não contemplou nenhum bolsonarista puro sangue, mas sim nomes que fazem política tradicional do toma lá, dá cá, do puxa saquismo ou dos cargos, até mil cargos, se necessário.

Tropa dos 120 (2)

A surpresa que não é mais novidade pra ninguém é a poderosa Dra. Paula Bernardo (PL), que ainda mantém inúmeros cargos no atual governo, figura na lista dos bests de Robison e Robin, ops Rubens, levando 120 mil reales do Fundão pra campanha. Só alegria! 

Tropa dos 120 (3)

Sem surpresa nenhuma também, o preferidão de Robison, o entisicado Fernando Pegorini (PL), abocanhou 120 pilas. Pra fechar a lista tríplice dos abençoados, o homem dos mil cargos, Murilo Pereira (PL).

Tropa do cinquentinha

Pelas informações prestadas no site da dona Justa Eleitoral, a tropa do cinquentinha misturou nomes da política tradicional com os bolsonaristas raízes. Receberam cinquenta mil os sortudos da Dulce Amaral (PL), João do Moreia (PL), Tocha (PL), Pedrão da Celesc (PL), Sônia dos Bairros (PL) e os amigos do mito Victor Nascimento (PL) e a famosa Doutora Pix, a Liliane Fontenele (PL).

Chupando dedo

Por enquanto, até agora, pelas informações lançadas nas prestações de contas parciais, ficaram chupando dedo e sem fundão eleitoral aquela tchurma que tem em todos os partidos, os fazedores de escada pros outros subirem e pagarem de bonito. Nessa lista de azarados, nomes como o eterno candidato Gilberto Placas (PL), o Calinho Bombeiro (PL), Claudinho do Estacionamento (PL) e o polêmico Kiki do Peixe (PL).

Ainda pode cair

Se a tchurma que faz escada não receber nada mesmo, ou se as informações ainda não tiverem sido prestadas para Dona Justa, o derrame de dinheiro público nas contas do PL da city chega perto de 3 milhões de reais.

Dois milhões 

A dupla RR abocanhou sozinha quase 2 milhões no PIX do suado pagador de impostos. Ainda pode cair mais, já que pra colocar na cola pro povo pagar a conta, político nenhum faz cerimônia.

Língua é o chicote

Teve quem alembrou este pançudinho que tanto Robison, quando Robin, ops, Rubens, sempre criticaram o uso do fundão eleitoral nas campanhas. A dupla DD demagogo 1 e demagogo 2, ops, a dupla RR, nos idos da pandemia, queria que não houvesse dinheiro de fundão nas campanhas eleitorais. Será que agora os problemas do povo acabaram e faz bem usar 3 milhões assim, numa tacada só?

Foto (Imagem ilustrativa) 


Associação de Moradores da Vila Fortaleza se manifestam

Publicado 16/09/2024 09:32
Alterado 16/09/2024 13:01

 

A Associação dos Moradores da Vila Fortaleza de Balneário Camboriú vem a público  responder à postagem em rede social na qual foi citado no Blog do JC publicado no Jornal DIARINHO, postagem essa da Secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, onde a Senhora Maria Heloísa Furtado Lenzi, que, sem o devido conhecimento dos fatos e da realidade local, fez declarações inverídicas sobre a região conhecida como Vila Fortaleza.  Na referida publicação, a Secretária dispõe sobre o uso do solo em Balneário Camboriú onde acertadamente coloca que é um dos mais cobiçados do Brasil, porém expõe de forma vexatória e sem o mínimo conhecimento a situação habitacional da cidade, especialmente no que diz respeito à Vila Fortaleza, ligando sem dados e fundamentos o local a crimes que ocorre na cidade. A Vila Fortaleza sempre foi vítima de preconceito e estigmatização, sendo injustamente associada a crimes que ocorrem na cidade, quando, na realidade, os índices oficiais de criminalidade mostram que existem outras áreas em Balneário Camboriú com índices de violência muito maiores. A falta de serviços públicos essenciais como o fornecimento de energia elétrica, agrava ainda mais essa situação, deixando os cidadãos da localidade refém da criminalidade.  Os moradores da Vila Fortaleza não são criminosos, mas sim vítimas de um abandono estrutural que os torna vulneráveis. Ao invés de combater o estigma ligando o local à criminalidade, a Secretária do Meio Ambiente deveria defender a implantação de serviços públicos adequados, como iluminação e saneamento que inclusive este último e ligado a pasta dela, que, comprovadamente, reduzem a vulnerabilidade social e a criminalidade. A presença do poder público, através de infraestrutura adequada, não só dignifica a vida dos moradores, mas também contribui diretamente para a diminuição da criminalidade, ao promover maior segurança e inclusão social. Se a senhora secretária tivesse buscado informações junto à Procuradoria do Município ou ao Ministério Público, teria tomado ciência da Ação Civil Pública em andamento, na qual a Prefeitura de Balneário Camboriú é ré e não os moradores da Vila Fortaleza. Essa ação, que é pública e está amplamente documentada e divulgada na imprensa, relata toda a história da ocupação da Vila, e está, no momento, suspensa, aguardando a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) onde tem como proponente o Ministério Publico, os proprietários do domínio do imóvel, associação de moradores e Prefeitura Municipal. Esse TAC é resultado de mais de uma dezena de reuniões realizadas no Ministério Público SC, das quais a Associação dos Moradores participou ativamente e assumiu diversas obrigações demonstrando a vontade dos moradores a resolver e regularizar o local, sem as custas dos demais moradores da cidade e continuará colaborando sempre que for solicitada. Os moradores da Vila Fortaleza é composta em sua maioria de trabalhadores do comercio, construção civil, industria, prestadores de serviços, servidores públicos etc, essenciais para o funcionamento da cidade.  No entanto, até o momento, mesmo contribuindo com a cidade, onde todos consomem e entregam sua força de trabalho, a Vila carece de serviços público básicos, como falta de fornecimento de energia elétrica, saneamento básico eabastecimento de água, o que leva seus residentes a serem tratados como cidadãos de segunda classe. Esse cenário, infelizmente, não é exclusivo à Vila Fortaleza. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, em 2019, cerca de grande parte da população brasileira não possuía acesso a saneamento básico adequado, uma situação que reflete a precariedade das áreas urbanas em todo o país, tal caso como ocorre na Vila Fortaleza, a ausência desses serviços básicos demonstra uma clara violação ao direito fundamental à moradia digna e ao acesso a serviços públicos, conforme previsto no artigo 6º da Constituição Federal, que estabelece: "São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição." Esse direito constitucional é fundamental para garantir que todos os brasileiros tenham condições de vida adequadas, e deve ser assegurado pelo poder público. A situação de falta de infraestrutura e de serviços básicos, como ocorre na Vila Fortaleza, é uma afronta direta a esse preceito constitucional. No caso específico de Balneário Camboriú, onde o solo é extremamente valorizado, a ausência de serviços básicos para a população mais vulnerável agrava ainda mais a desigualdade social.  Os moradores da Vila Fortaleza não apenas convivem com essa falta de infraestrutura, como lutam ativamente para mudar a situação. Atualmente, combatem a urbanização irregular e, inclusive, arcam do próprio bolso com a limpeza da área. Prova disso é o último levantamento socioeconômico realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, que a secretária tem acesso onde indicou uma redução no número de moradias em comparação ao estudo anterior, fruto do esforço dos próprios moradores em combater a urbanização irregular Os moradores da Vila Fortaleza, em várias ocasiões, foram convidados ao gabinete do prefeito para discutir o alinhamento dos termos do TAC. Ressaltamos que os residentes da Vila não buscam benefícios gratuitos. Ao contrário, já investiram mais de R$ 100.000,00 em um projeto de reurbanização que foi protocolado na Prefeitura e incluído na Ação Civil Pública. Este é um fato raro no Brasil: não tem conhecimento em outro lugar de moradores custearem um projeto dessa magnitude. Além disso, também já financiaram um projeto elétrico para a região, mais uma prova de que estão dispostos a buscar soluções para os problemas de infraestrutura. Vale ressaltar que um dos candidatos à gestão municipal no próximo pleito se comprometeu a reurbanizar a Vila Fortaleza, o que consideramos uma obrigação na função de gestor público, e que dever ser assumida por todos os Candidatos. A Vila Fortaleza representa a maior questão social de Balneário Camboriú, mas não é única. De acordo com os estudos realizados, existem mais de 50 pontos na cidade enfrentando problemas semelhantes. Embora a valorização do solo seja uma realidade, como mencionado pela Secretaria, essa valorização obriga muitas pessoas sem condições de morar na cidade a se mudarem para cidades vizinhas, onde também enfrentam o aumento do custo de vida e a falta de infraestrutura, como um transporte público eficiente, o que agrava a exclusão social e encarece o custo de vida de todos os cidadãos da cidade.  De acordo com o IBGE, 40% dos domicílios brasileiros ainda estão em áreas sem esgotamento sanitário adequado, o que reflete o impacto da urbanização precária na qualidade de vida. É fundamental que Balneário Camboriú pense em todos os seus cidadãos, e não apenas em uma classe privilegiada. Falta nos planos de governo e nas propostas dos candidatos dispor da implantação de uma politica de Habitação   em Balneário Camboriú, fundamental para controlar e organizar a urbanização da cidade de forma mais eficiente e justa. Talvez a criação de um órgão específico para a habitação e urbanização permitiria o uso adequado de instrumentos legais já disponíveis, como a REURB (Lei nº 13.465, de 2017), que foi criada para auxiliar os municípios na regularização fundiária de áreas urbanas, garantindo o direito à moradia digna e a organização dos espaços ocupados de forma irregular, como a Vila Fortaleza. A REURB já vem sendo amplamente utilizada em diversas cidades do Brasil, com resultados significativos na melhoria das condições de moradia e no ordenamento urbano, sendo uma ferramenta essencial para atender às demandas habitacionais de maneira mais inclusiva e sustentável. A ausência de um plano específico para habitação deixa uma lacuna no desenvolvimento da cidade, dificultando a implementação de soluções duradouras para a crescente desigualdade no acesso à moradia. A Associação dos Moradores da Vila Fortaleza tem sido presente em todas as solicitações judiciais e administrativas, e busca apenas o que é de direito: regularização e urbanização da área, sem pedir nada gratuitamente, mas com o compromisso de colaborar para uma solução justa e sustentável para a cidade e seus cidadãos, como assegurado pela Constituição Federal, e espera que a secretária, como agente público, antes de postar o que não conhece, reflita ou vá até outras secretárias, para ter o real conhecimento dos fatos.

Balneário Camboriu SC 16 de Setembro de 2024

Associação de moradores da Vila Fortaleza de Balneário Camboriu SC

Foto (Divulgação) 


Nadar de vergonha?

Publicado 14/09/2024 09:15

 

Essa eleição tá virada em alho, hein? O candidato a vereador de Itajaí, Leandro Luy Peixoto, o Leandro do Nadar (MDB), utilizou-se da escola básica Antônio Ramos, em Cordeiros. O candidato  feriu a legislação eleitoral ao gravar na escola, com a participação de uma professora e sendo quem teria gravado as cenas do educandário e até de crianças, teria sido (pasmem!), a diretora da escola.

Pracabá!

Os linguarudos de plantão detonam que além da diretora permitir tal absurdo, a presidente do Conselho Escolar, estaria presente, durante a graça, ops, gravação e fez cara de paisagem. Se acham donos da escola? Usam da estrutura, inclusive, com imagens de crianças/estudantes! 

Queridinho das costas quentes?

Ou será que por conta do candidato Leandro do Nadar ser do partido do atual governo, a diretora ser indicação da poderosa Ivana, e protegido do vereador licenciado e desaparecido secretário de Turismo de Itajaí, o ex-barbudinho júnior Thiago Morastoni, phode tudo?

Foto (Divulgação) 


Datena agride Marçal

Publicado 15/09/2024 19:59
Alterado 15/09/2024 23:45

 

 O candidato a prefeito de São Paulo, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) agrediu o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que participavam do debate na TV Cultura, na noite deste domingo.

Expulso 

A emissora, interrompeu o debate, e expulsou o emplumado. O Datena demonstrou destempero verbal e emocional e, agrediu Marçal com uma cadeirada, além de ter xingado palavrões. Sendo expulso, enquanto, Marçal, alegou estar passando mal e foi procurar atendimento médico.  

É preciso repudiar qualquer ato de violência. Lamentável! 

Foto (Divulgação) 

 

 


Planejamento na reta final

Publicado 15/09/2024 19:48

 

A minha musa da confusão, Juliana Pavan (PSD), aproveitou a manhã chuvosa deste domingo para reunir o time de vereadores da coligação Nois tudo contra o Fabrício, ops, Juntos por toda Balneário Camboriú, e alinhar as estratégias para as últimas semanas que antecedem a eleição municipal.

Foco nas ruas

A candidata a prefeita da Dubai city, acompanhada de seu candidato a vice-prefeito, o vampiro anêmico Nilson Probst (MDB), reforçou a importância do planejamento das ações de cada um dos 120 candidatos a proposicional de sua coligação, e agradeceu ao apoio deste verdadeiro exército que tem levado seu nome aos quatro cantos da Maravilha do Atlântico.

Momento de emoção

A penca de candidatos presentes, mais os presidentes de partidos que integram o conselho político do grupo se emocionaram com o relato de Nilson da Capitinga, quando falou dos ataques que sua família sofreu na última semana com vídeos anônimos que tentaram macular a imagem de suas filhas e de um de seus genros.

Focar o debate em propostas

“Se quiserem falar mal ou bater, que seja em cima de mim que sei me defender. Hostilizar com mentiras minha filha que teve AVC e ainda sofre com as sequelas é de um baixo nível inominável. Esses ataques vem do grupo que diz defender Deus, Pátria e Família”, desabafou o Vampirão, com forte aplauso dos presentes.

Destaque

Os linguarudos de plantão, alardeiam que a união de Ju Pavan e Nilson Probst, e o nível de alegria e descontração das publicações da dupla e de seus candidatos na proporcional é bonito de ver. A união e um clima de entendimento não garantem nada numa eleição, mas é inegável que ao menos deixam o longo e tenebroso percurso mais leve.

Foto (Divulgação) 


Retomada e bastidores

Publicado 15/09/2024 19:45

 

Na retomada dos trabalhos da Alesc em regime especial de ano eleitoral antes do pleito do dia 6 de outubro próximo, nesta semana, foram muitas as conversas e análises de bastidores tendo como tema principal, é claro, a temperatura e as disputas nas campanhas.

De olho em uma boquinha

Até porque com seis deputados estaduais disputando prefas por toda a Santa & Bela Catarina, os suplentes estão rezando, digo, de zóio numa boquinha, ops, mandatos que se abrirão em caso de vitória dos titulares.

Liderança?

Também entre os temas político-eleitorais estão os questionamentos e dúvidas com relação à continuidade – ou não – da atual liderança do governo na Alesc, ainda exercida pelo deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho Carlos Humberto (PL).

Contra

É que como já é sabido e amplamente divulgado que o Sapatinho, ao ser riscado da candidatura liberal ao paço dos altos da Dinamarca pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), resolveu não aderir à campanha do partido do governador, e ainda apoiar por fora, junto com o pai homônimo, Biden de BC, a candidatura da musa da confusão Juliana Pavan (PSD).

Antes da eleição

E, neste sentido, ficaria meio esquisito o líder do governo estar contra a candidatura deste apoiada por esse mesmo governo em sua cidade-base. Ainda é um mistério o que se passa na cabeça e na “engenharia política” do governador Jorginho Mello, mas muitos apostam que o tema terá desdobramentos ainda antes da eleição...

Empréstimo bilionário

Como já era esperado, a Leléia aprovou de buena, ops, por maioria, também nesta semana, os quatro projetos de lei (PLs) de autoria do poder Executivo e dois do Tribunalão de Justiça da Santa & Bela Catarina (TJSC).

Grana alta

Entre as matérias destacam-se dois projetos, ambos de autoria do executivo estadual, que autorizam o governo do Estado a fazer dois baitas empréstimos junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), no valor total de US$ 420 milhões (aproximadamente R$ 2,4 bilhões).

SC Rural e Estrada Boa

A dinheirama deverá ser utilizada para investimentos no Programa SC Rural 2, e o Programa Estrada Boa, que prevê a realização de 60 obras em rodovias de todo o estado. Em ambos os casos, o Estado ainda depende de autorização do Senado Federal para obter os recursos.

Não faz mal 

Também como era de se esperar houve críticas da oposição, dando conta de que os custos com os empréstimos são elevados e irão ultrapassar este mandato do atual governador. O deputado governista, bocudo e intisicado Ivan Naatz (PL), por sua vez, saiu em defesa dos projetos do Executivo. E defendeu que não tem problema se vai doer no bolso do próximo mandatário-mor estadual.

Normal

O bocudo Naatz argumentou que alíquotas de juros são baixas devido ao ótimo desempenho econômico e arrecadatório do governo, e que agora é o momento de buscar estes investimentos que são projetos de Estado para melhorar a vida dos catarinenses e não somente do governo atual, por isso “é normal que fique também para as próximas gestões pagarem devido ao prazo de carência”. Então tá.

Foto (Divulgação) 


Troféu bola fora da semana

Publicado 14/09/2024 09:13
Alterado 14/09/2024 09:22

 

A secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Furtado Lenzi, publicou um texto em suas redes sociais sobre a Apa Costa Brava que gerou mal estar e polêmica no próprio governo do prefeito das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (PL).

Ligou pobreza ao crime

No texto, publicado com imagem área da Vila Fortaleza, a poderosa afirma que áreas de ocupação irregular são “modos de operação de organizações paralelas ligadas ao crime”.  A abobrona foi além, afirmando que candidatos que se comprometem com regularização fundiária nestes locais são populistas e imorais. Cruz credo!

Adensamento nas praias agrestes

No auge do delírio, a chefona ainda criou a narrativa de que tem candidatos a prefeito defendendo o aumento do potencial construtivo na região das praias agrestes. Para concluir, ainda disse que a Maravilha do Atlântico não pode voltar atrás, trocando o atual grupo que proteje o tesouro natural que resta na city.

Reação imediata

Candidatos a vereador da região Sul de BC city, como Laurindo Ramos (DC), vieram a público contestar e lamentar as afirmações da secretária. “Estamos em região de proteção ambiental e não existe esta possibilidade nem mesmo na revisão do plano diretor, que ainda está em andamento. Ela deve ter usado algum colírio alucinógeno”, detonou o candidato da coligação da minha musa que foge da confusão, Juliana Pavan (PSD).

Terrorismo não funciona

Talvez embalados pelo stress gerado com as últimas pesquisas, que colocam a filhota do ex-tudo isolada em primeiro lugar para a cadeira mais estofada dos altos da Dinamarca, os membros do atual governo precisam reencontrar e rota e defender as qualidades do Fabrício da Shopee, Peeter Lee (PL). Falar mal da bocuda, pelo visto, não está dando resultado.

Foto (Divulgação) 


O medo da verdade

Publicado 11/09/2024 19:26
Alterado 12/09/2024 11:59


Me chegam de todos os lados indagações sobre a pesquisa eleitoral que o DIARINHO nosso de cada dia encomendou, alguns desqualificando o instituto contratado antes mesmo de saber o resultado, inclusive. Teve até ação e tal. Tipo censura prévia. E esse "apavouro" não tem sentido, porque, afinal, ninguém acredita em pesquisas... Não é isso o que todos dizem?

"Apavouro"
Os reclames mais apavorados vem do lado dos apoiadores da dupla dinâmica do PL de Itajaí, Robson e Robin, ops  Robson e Rubens. Que andam alardeando aos quatro ventos que estão na frente e tal. Mas não tem registrada pesquisa nenhuma que diga isso, até onde sei. 

Esquisitos
Esse pessoal bolsonarista vive alardeando que não acredita em pesquisa. Que não acredita em jornal, nem em vacina, que não acredita em porra nenhuma, aliás. Só em fake news. Então não entendo a preocupação com a divulgação de pesquisa se, segundo eles, não adianta nada.

Fabrício da Shopee x Musa da Confusão
Sobre a análise que fiz dos números de duas pesquisas registradas da Dubai brasileira, que mostram a diminuição da diferença entre o Fabrício da Shopee, Peeter Grando (PL), e a intisicada musa da confusão Juliana Pavan (PSD), me veio, por parte de gente da intisicada, a informação de que há pesquisas não registradas que dizem o contrário, que a diferença aumentou. Então por que não registram e publicam?

A falta que faz
Pesquisa é importante. É comprovada cientificamente, e funciona. Mostra realmente o quadro. O problema é a manipulação que fazem nela. O que me faz recordar as pesquisas que eram feitas pela nossa Univali e que, inexplicavelmente, pararam de fazer. Elas sempre batiam e traziam a assinatura de respeitabilidade da instituição. Faz falta.

Se não tem tu, vai tu mesmo
O fato é que na falta de uma instituição do porte da Univali que promova pesquisas, temos que analisar os números das pesquisas registradas que são publicadas e estão dentro do que determina a lei eleitoral, não das tais pesquisas internas que dizem o que as campanhas querem dizer. E é isso que faço aqui no blog do JC e na coluna JotaCê do DIARINHO. O resto é resto.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", João, capítulo 8, versículo 32

Charge (Pirão D'água) 

 


Pai Atanásio não perde o Horário Eleitoral

Publicado 11/09/2024 19:19

 

Pai Atanásio que anda sumido por conta que não perder um programa do horário eleitoral gratuito, adiantou para este socadinho escriba que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve estar na Dubai Maravilha na reta final da campanha.

Não perde

O Pai Atanásio não perde um capítulo, digo, um programa eleitoral, se empapuçando de pipoca e guaraná diet. O veio tem horas que fica roxo de raiva (já é ranzinza e rabugento por natureza) com os personagens e suas ladainhas e, em outras, chega a se mijar de tanto rir com presepadas e promessas descabidas.

Zero quatro

Há quem diga que o mito, digo, Bolsonaro, vem capitalizar, digo, cativar o eleitorado para o seu filho Jair Renan, o zero quatro (PL), que não tem nem aparecido nas projeções internas do partido, segundo os línguas frouxas de plantão.

Foto (Divulgação) 


Tito

Publicado 11/09/2024 18:50

 

 

Se tem uma pessoa que conhece de política em Itajaí, esse nome é do ex-vereador e arquiteto Tito Arruda, a nossa eterna biruta de aeroporto. O Tito tem uma memória privilegiada de quase quatro décadas dos últimos acontecimentos envolvendo a city e os meandros da política. O Tito sabe quem é quem, suas histórias, etc e etc. É escutado por muitos nos bastidores. 

Convidado

Com todo esse conhecimento e potencial, o único que convidou abertamente o Tito Arruda pra uma reunião em sua casa, pra falar de política e eleições, foi o ex-vereador Calinho Mecânico que tá grudado na sacaria, digo, agarrado na campanha do advogado entisicado Fernando Pegorini (PL), o queridinho, digo, preferido, ops, escolhido do candidato a prefeito Robson Coelho (PL). E, a reunião bombou, na noite de terça-feira. 

Foto (Divulgação) 


Amin com Meirinho

Publicado 11/09/2024 15:08

 

O senador turco careca, Esperidião Amin, veio fazer uma caminhada junto com o candidato a prefeito da Dubai Brasileira, o Mané, ops, André Meirinho Meirinho, a vice Eliane Colla, os candidatos a vereadores do PP e apoiadores. 

11 

Além de bater pé, nas ruas da Dubai brasileira, em um dia sugestivo, 11, sendo 11, o senador Amin - ainda deu uma parada pra jogar um dominó com a galera na Praça Almirante Tamandaré.

Foto (Divulgação) 


Ratinhos...

Publicado 11/09/2024 15:03

 

Enquanto isso, na Dubai Maravilha, o clima eleitoral continua esquentando gradativamente e polarizando a disputa à prefa entre a musa da confusão Juliana Pavan (PSD) e o Peeter Grando, o Fabrício da Shopee (PL).

Massa

Os comentários recentes dos olheiros dos bastidores foram em torno do também, recente vídeo que o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, gravou em apoio ao candidato do PL. O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), também apareceu na gravação junto com seu “clone”.

Ficaram encucados

O que intriga a tchurma, porém, é o fato de que o filho do apresentador, o Ratinho Jr., governador do Paraná e filiado ao PSD, já havia gravado um vídeo anteriormente, saudando e enaltecendo a chegada da filha do ex-tudo, a Juliana Pavan ao seu partido, ainda na fase de filiação e pré-campanha.

Garantir os dois lados?

Como cada um (Ratinho e filho) gravou para um lado, surgiu o questionamento se a “família Ratinho” não estaria querendo garantir que, de uma forma ou de outra, estaria com o vencedor da eleição em BC, onde também tem investimentos, assim como muitos empresários paranaenses. Hummm...

Foto (Divulgação) 


Irmãozinho...

Publicado 11/09/2024 14:19

 

Seguem pipocando informações do candidato a vereador da região, evangélico, que “defende tanto a família” que tem duas: a esposa e a amante (guloso, hein?). Os bocudos (arreda, raça!) sopram que o love proibido continua...

Pouca vergonha

A amante, que é funcionária de carreira de uma city da região, estaria articulando facilidades no serviço público pra indicados do candidato e seu amado. Uma pouca vergonha, de pessoas que usam a religião pra angariar votos e o serviço público pra se lambuzar!

Safadinho

Diz uma raposa política que o escabroso caso dos pombinhos do love proibido anda causando transtornos no meio religioso. Volto a escrevinhar que não tenho – e ninguém tem – nada a ver com quem dá ou come quem. Sexo é bom e todo mundo gosta, quando consentido entre ambas as partes. O problema é vender moralidade apontando o dedinho pros outros... E num é?

Foto (Imagem ilustrativa) 


Apertem os cintos, o piloto sumiu!

Publicado 11/09/2024 14:14

 

O DIARINHO nosso de cada dia estampou em sua capa, na última segunda-feira, matéria sobre o descaso com a população e a desorganização da obra milionária, maldita e desnecessária que a prefa de Itajaí está fazendo na avenida Marcos Konder.

 

Armadilha pra pedestre - A prefeitura levou quase duas semanas para arrumar um desnível de cerca de 10 centímetros entre a calçada de um comércio e a “Nova Marcos Konder”. Pedestres no chão e machucados foram vítimas do descaso dessa obra (foto: divulgação)
Armadilha pra pedestre - A prefeitura levou quase duas semanas para arrumar um desnível de cerca de 10 centímetros entre a calçada de um comércio e a “Nova Marcos Konder”. Pedestres no chão e machucados foram vítimas do descaso dessa obra (foto: divulgação)

Esburacaram

Já cansei de escrevinhar sobre o assunto, mas ele não se prende só a esta avenida que está sendo destruída, se relaciona também a outras obras malucas que estão sendo feitas na nossa esburacada cidade.

City sem prefeito

E se as obras que estão sendo feitas na cidade são tocadas à moda “caraio”, a culpa é que Itajaí está desgovernada. O município está sem prefeito já faz tempo. O prefeito eleito, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), se escafedeu. E deixou em seu lugar o vice, o Malacelo, digo, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), que também não se tem notícia. Ninguém sabe, ninguém viu. O resultado é só olhar em volta.

A nau dos insensatos

Sem ter quem mande, a raia miúda assume o comando, aí é cagada atrás de cagada. Pilotando a nau dos insensatos das obras que estão sendo malfeitas em Itajaí, eis que surge ele, o melhor do melhor mundo, o indefectível secretário de ‘planegamento’ Auri Pavoni, que não sabe nada, mas tem explicação para tudo. Pra ele está tudo às mil maravilhas, vide a reportagem do DIARINHO sobre a Marcos Konder.

O nada à p... nenhuma

Além da merdança na Marcos Konder, que está sendo feita com grana emprestada do tal Fonplata em dólares e matando árvores – anunciaram que a obra vai custar míseros R$ 50 milhões –, Auri pôs em marcha também a magnífica avenida Portuária, outros R$ 22 milhões emprestados, que está com dois trechos em andamento: o primeiro liga a rua Silva até um muro, cerca de 200 metros adiante. O nada à lugar nenhum...

Troço ridículo

O segundo trecho cruza um terreno desapropriado pelo porto na época em que era administrado por alguém, portanto antes desse governo macabro, e que fica localizado no final da Caninana. Ou seja, a magnífica via portuária de quatro pistas liga nada à porra nenhuma. É o troço mais ridículo que já vi. E não vi ninguém contestando isso, diga-se de passagem. Em Itajaí naturalizou-se o absurdo.

Quando o verão chegar

Diz Auri, na matéria do DIARINHO, que a obra da Marcos Konder fica pronta em dezembro deste ano. Duvideodó. Não tem como. Mas, como o homem de BC em Itajaí chegou à acertada conclusão de que todo mundo é idiota por aqui, fala suas besteiras com pompa e propriedade. Mas, se ele se apressar, com o aval do Inis, pelo menos todas as árvores eles conseguem derrubar antes das eleições que se aproximam. Esta que será a obra mais marcante do governo Volnei: não deixar um verde brotando na cidade.

De malas prontas

Depois de foder Itajaí, me chega aos sensíveis ouvidos que Auri Pavoni está de malas prontas para voltar para a Dubai brasileira. A musa da confusão, Juliana Pavan (PSD), que está se achando eleita, portanto contando com o ovo no cu da galinha, já declarou que trará Auri para fazer o novo Plano Diretor da cidade. Na prestação de contas da campanha dela consta doação de Auri no valor de R$ 50 mil. Tá garantindo vaga no céu. Então, preparem-se.

Tristeza

Mas, no fundo, no fundo, me dá uma tristeza danada. Itajaí era uma cidade tão organizada e bonita antes desses caras botarem a mão no governo, e óia o que virou. Olha o legado que será deixado para o próximo prefeito: uma terra arrasada.

Sem lei

No país que tem lei pra tudo, e que faz a fortuna dos advogados brasileiros (e nada contra os nobres causídicos, que estão mais do que certos), não tem nenhuma lei que puna a incompetência no serviço público. Cara vem, se elege, contrata um bando de bostas, fode tudo e fica tudo bem... Pqp!

Foto (Divulgação) 


Ju Pavan realiza passeio ciclístico pela Dubai

Publicado 09/09/2024 15:33

 

Minha musa da confusão, Juliana Pavan (PSD), inovou na campanha a prefa da Maravilha do Atlântico. A candidata e seus apoiadores organizaram um evento cívico, voltado aos ciclistas, na manhã do último domingo.

Valorizar a mobilidade urbana

A bonitona e seu vice, o vampirão Nilson Probst (MDB), defendem no plano 55 a integração da atual malha de ciclovias, além de um conjunto de medidas que transformarão BC na cidade mais acessível e inclusiva do Brasil. Então tá!

Vereadores aderiram

Além de Ju Pavan, seu candidato e vice a tchurma de simpatizants e puxa-sacos, os candidatos a vereador da coligação Nois tudo contra o Fabrício, ops, Juntos por toda Balneário Camboriú, marcaram presença no evento da filhota do ex-tudo, pedalando do teleférico da Barra Sul até ao molhe do pontal norte.

Próxima caminhada agendada

O próximo evento de rua com a candidata Ju Pavan e sua militância será a caminhada no Iate Clube e Vila Real, a partir das 12h55m do próximo sábado, dia 14.

Abraço simbólico 

No trajeto a tchurma deve parar em frente ao terreno do antigo Ciep Rodesindo Pavan, para dar um abraço simbólico em toda a quadra, reforçando o compromisso da espevitada em reconstruir a unidade de ensino.

Foto (Divulgação) 


Coisa de bilhão!

Publicado 09/09/2024 15:30

 

Ainda sob calendário especial eleitoral, a Assembleia Legislativa retoma os trabalhos de apreciação e votação de projetos entre está terça e quinta-feira, desta semana. Na pauta e em regime de urgência nove projetos do governo Jorginho Mello (PL).

Pedinchos

As propostas tratam de pedinchos de autorização para a realização de empréstimos pelo estado, concessão de novos incentivos fiscais, uma nova legislação para inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal produzidos na Santa & Bela Catarina, além da antecipação do reajuste do auxílio-alimentação dos servidores públicos, entre outras.

Estrada boa

Os dois principais projetos tratam de autorização para o governo estadual contrair financiamentos internacionais junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Uma grana alta, de 300 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) para o Programa Estrada Boa, que prevê a realização de 60 obras em rodovias de todo o estado.

Mais empréstimos

O outro, autoriza o governo a tomar mais um empréstimo de 120 milhões de dólares (aproximadamente R$ 660 milhões) para investimentos no Programa SC Rural 2, que visa fomentar desenvolvimento sustentável do espaço rural e pesqueiro do estado por meio da promoção da competitividade, inovação e inclusão social no contexto de emergência climática.

Carimbar

A autorização da Leleia, faz parte do trâmite normal, quando o Estado decide contrair este tipo de financiamento externo, que também depois precisa seguir para Brasília para autorização também do Senado Federal e Tesouro Nacional.

Enforcamento, ops, endividamento

A previsão é a de que devem ser aprovados tranquilamente pela base governista na Alesc, mas em tempos de eleição, sempre haverá alguns questionamentos oposicionistas, principalmente em torno da capacidade de endividamento da viúva estadual e os juros cobrados.

Nova brecada, digo, pausa  

Depois deste período de sessões, a Alesc dá uma nova pausa eleitoral para os deputados e só retoma atividades de tramitação legislativa mesmo no dia 7 de outubro, depois do primeiro turno das sagradas eleições.

Foto (Divulgação) 

 

Notícias Mais Lidas

Cruzamento no centro de Itajaí é bloqueado para consulta médica de bandidão 

Operação policial  

Cruzamento no centro de Itajaí é bloqueado para consulta médica de bandidão 

Prefeitura decreta três dias de luto pela morte de líder quilombola 

Luto!

Prefeitura decreta três dias de luto pela morte de líder quilombola 

Líder de facção da Bahia é preso em Barra Velha

ATRÁS DAS GRADES

Líder de facção da Bahia é preso em Barra Velha

MP investiga descumprimento da prefeitura na escolha de diretores de escolas em Itajaí

EDUCAÇÃO

MP investiga descumprimento da prefeitura na escolha de diretores de escolas em Itajaí

Stalker de dentista é presa após seis anos de perseguição e ameaças

OBSESSÃO

Stalker de dentista é presa após seis anos de perseguição e ameaças



Diz aí

Operação Recomeço: “A gente não tem previsão para tirar a barreira”

DIZ AÍ, COMANDANTE

Operação Recomeço: “A gente não tem previsão para tirar a barreira”

Comandante da PM de Itajaí será o entrevistado desta terça-feira

“DIZ AÍ, major Ciro"

Comandante da PM de Itajaí será o entrevistado desta terça-feira

"Eu tenho convicção que a privatização da Emasa vai ficar no passado”

Diz aí, secretário, Auri Pavoni!

"Eu tenho convicção que a privatização da Emasa vai ficar no passado”

"Se não prorrogarmos a autoridade portuária, teremos paralisação das operações"

Diz aí, prefeito, Robison Coelho!

"Se não prorrogarmos a autoridade portuária, teremos paralisação das operações"

“O benefício maior para as famílias foi sair da tela e vivenciar o quintal”

Diz aí, professora, Juliana Sperber!

“O benefício maior para as famílias foi sair da tela e vivenciar o quintal”




Transe Tudo

Bons negócios

Novo motor do Renault Duster será feito no Brasil

Novo motor do Renault Duster será feito no Brasil

Day-use na Fazenda dos Caetés: diversão e descanso em meio à natureza

Day-use na Fazenda dos Caetés: diversão e descanso em meio à natureza


Veículos

COMPRO VEÍCULOS

Outros

Compro Veículos

GOL 1.0 2019 todo revisado, quitado, preço de ocasião...somente a vista

Automóveis

Gol 1.0 2019 Todo Revisado, Quitado, Preço De Ocasião...somente A Vista

R$ 42.500,00


Imóveis

ALUGA-SE SALA COMERCIAL

Comercial

Aluga-se Sala Comercial

R$ 2.000,00


Empregos

Caseiro em BC e Região

Ofereço-me para trabalhar

Caseiro Em Bc E Região

VIGIA OU VIGILANTE

Ofereço-me para trabalhar

Vigia Ou Vigilante


De tudo

TAINARA BORBA STUDIO DESIGN

Esporte e saúde

Tainara Borba Studio Design

VENDE-SE LANCHA

Náutica, acessórios, caça e pesca

Vende-se Lancha



TV DIARINHO


⚖️🚔 MAIS UM FAMILIAR ENVOLVIDO! A Polícia Civil de Itajaí prendeu o cunhado do homem que matou a mãe ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Ser Navajo é ser mais americano que americano”: indígenas e o ato antimigração de Trump

POLÍTICA

“Ser Navajo é ser mais americano que americano”: indígenas e o ato antimigração de Trump

Órgão do Ministério da Justiça acumula denúncias de assédio moral há dois anos

CRIMES

Órgão do Ministério da Justiça acumula denúncias de assédio moral há dois anos

Volkswagen manteve por 12 anos fazenda com trabalho escravo no PA financiada pela ditadura

TRABALHO ESCRAVO

Volkswagen manteve por 12 anos fazenda com trabalho escravo no PA financiada pela ditadura

Trump não oferece nada à América Latina e pode fortalecer China, diz pesquisador

POLÍTICA

Trump não oferece nada à América Latina e pode fortalecer China, diz pesquisador

População de animais em floresta de SP cai 77% em uma década

Assassinos de onças-pintadas

População de animais em floresta de SP cai 77% em uma década



Colunistas

Juliana esqueceu de reclamar dos apagões que dão prejuízo à cidade

JotaCê

Juliana esqueceu de reclamar dos apagões que dão prejuízo à cidade

“Elefante branco” no centro de Itajaí

Charge do Dia

“Elefante branco” no centro de Itajaí

Coluna Esplanada

Debandada hermana

MPSC apura compra de panetones para servidores públicos

Coluna Acontece SC

MPSC apura compra de panetones para servidores públicos

Educação fiscal e planejamento financeiro nas escolas

Direito na mão

Educação fiscal e planejamento financeiro nas escolas




Blogs

Arnold Sports Festival South America: negócios e visibilidade no setor esportivo

A bordo do esporte

Arnold Sports Festival South America: negócios e visibilidade no setor esportivo

Vereador prega violência contra moradores de rua

Blog do JC

Vereador prega violência contra moradores de rua

COVID-19 e reações à Vacinas: sintomas persistentes e comuns aos dois

Espaço Saúde

COVID-19 e reações à Vacinas: sintomas persistentes e comuns aos dois




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.