Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Tudo sobre a Copa Brasil de Vela 2024

Publicado 21/10/2024 23:23

Ilhabela (SP) foi palco da 12ª edição da Copa Brasil de Vela, realizada de 14 a 19 de outubro de 2024, com a participação de 105 barcos e 140 velejadores de diversas partes do país. A competição realizada na Escola de Vela Lars Grael, que já é uma tradição na "capital nacional da vela", contou com disputas em diversas classes.

O evento foi organizado pela CBVela - Confederação Brasileira de Vela em parceria com a Prefeitura de Ilhabela e apoio do CBC - Comitê Brasileiro de Clubes. Também foi a etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de 2024, válido para o ranking paulista e como classificatória para o programa Bolsa Atleta.

Além da competição adulta, o campeonato também contou com a 10ª edição da Copa Brasil de Vela Jovem, com os principais velejadores da nova geração (sub-19) competindo entre as classes do Mundial da Juventude.

Uma das novidades apresentadas foi que CBVela e Ilhabela farão em 2025 o Campeonato Brasileiro das classes olímpicas e as eliminatórias do Mundial da Juventude na mesma data da Copa Brasil.

''A Copa Brasil é já uma tradição de Ilhabela (SP), uma das capitais da vela nacional! Tivemos condições diversas de vento, e é muito bom que isso tenha virado uma tradição. Além disso, a gente tem toda uma interação com a comunidade durante o evento'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Entre os destaques, o filho e a esposa do ícone da vela Robert Scheidt brilharam em suas respectivas classes. O próprio Robert Scheidt acompanhou de perto as disputas na ilha e ainda promoveu uma clínica de ILCA - antiga Laser - para a nova geração ao lado de Henry Boening da CBVela.

''Eu acho que essa parceria aí entre a prefeitura, a EVI e a CBVela para trazer mais eventos para cá é muito positiva para a modalidade como um todo'', explicou Robert Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas. 

''Ilhabela mora no meu coração, porque eu já passava férias aqui desde pequeno. Então, eu conheço esse pedaço desde os anos 70, e já estou com uma idade...Mas é onde eu cresci, onde eu aprimorei a minha velejada no mar, porque eu vinha sempre na Guarapiranga no YCSA. É um lugar muito especial que te oferece todas as condições'', completou Robert Scheidt 

O jovem Erick Scheidt venceu a categoria ILCA 4 Sub-16, enquanto a lituana Gintare Scheidt foi a campeã na categoria ILCA 6. ''Eu acho que a Copa Brasil foi muito legal, as condições foram bem difíceis, mas é conseguimos fazer seis regatas no ILCA. Foi ótimo e acabei indo super bem na Copa Brasil'', contou Erick Scheidt.

Na Snipe, Frederico Francavilla e Lucas Mazim (YCSA/CDJ) foram os vencedores da disputa. Entre os Optimist, Luis Arthur Hiromo B Minamihara levou o ouro nos estreantes e nos veteranos deu Matheus Cardoso Bombini (EVI).

Na 49er, a dupla Gustavo Abdulklech e Nicolas Bernal (ICRJ/YCSA/MB) se deu melhor, assim como na 420 venceram Melissa Paradeda e Antônia Gick (Fem, CDJ/VDS). Na Finn, o experiente Pedro Lodovici (YCI) foi o campeão.

"A Copa Brasil de Vela sempre proporciona momentos especiais, e ver esse duelo de gerações é algo que nos enche de orgulho. De um lado, temos jovens talentos que representam o futuro do nosso esporte, e do outro, velejadores experientes que trazem toda a sua bagagem e história para as regatas", contou Walter Boddener, gerente de eventos da CBVela.

O evento teve patrocínio da Avène, marca de dermocosméticos do grupo Pierre Fabre, que esteve presente com espaços de lazer e também na entrega de protetores aos atletas. A OceanPact, que renovou contrato com a CBVela na última semana, e a QS Tributos, também são patrocinadores institucionais da Confederação e apoiaram o evento em Ilhabela.

Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental

Mais do que um evento esportivo, a Copa Brasil de Vela reforça o compromisso com a preservação ambiental. Em parceria com a Prefeitura de Ilhabela e a CBVela, foi realizado um mutirão de coleta de resíduos nas praias do Pequeá, Saco da Capela e Engenho D'Água, resultando na remoção de mais de 20kg de lixo, incluindo plásticos, metais e bitucas de cigarro. Os materiais foram encaminhados para o Centro de Triagem Municipal "Nega Malu" para descarte correto.

A 12ª edição da Copa Brasil de Vela marcou sua a terceira vez em que neutralizou suas emissões de carbono. A iniciativa, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), fortalece o projeto de reflorestamento do Parque Ecológico do Tietê, na Capital paulista.

Além disso, foram distribuídas mudas nativas da Mata Atlântica para reflorestamento, como parte das ações de conscientização ambiental apoiadas pela Avène, uma das patrocinadoras do evento. ''A participação de todos em ações sustentáveis apoiadas pela Avène foi mais do que especial na função de proteger a nossa natureza e desenvolver o nosso esporte'', afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela. 

Link de fotos oficiais de Paulo Stefani -- https://photos.app.goo.gl/7EcRi1ptzuWt92dP9

Resultados

Kite
1º lugar: Vittor Maciel (B M Santos Fo Nômade Kite) - Total: 2 pontos.
2º lugar: José Marino Souza Filho (EVI) - Total: 4 pontos.
3º lugar: Cássio Luis Elias Bolonhini - Total: 6 pontos.
4º lugar: Marcos Americano Rodrigues (Sub-19, BL3) - Total: 10 pontos.

Optimist (Estreante)
1º lugar: Luis Arthur Hiromo B Minamihara (EVI) - Total: 5 pontos.
2º lugar: Ravi Arten Ballabio (EVSS) - Total: 14 pontos.
3º lugar: Pedro Franco Mello (EVI) - Total: 17 pontos.
4º lugar: Pedro Kenzo B Minamihara (EVI) - Total: 19 pontos.

Optimist (Veterano)
1º lugar: Matheus Cardoso Bombini (EVI) - Total: 11 pontos.
2º lugar: Lorenzo De Campos Faria Garcia (EVI) - Total: 14 pontos.
3º lugar: Vitório Manica (EVI) - Total: 14 pontos.
4º lugar: Samy Santos Baptista (EVI) - Total: 16 pontos.

IQFoil
1º lugar: Gabriel Munhoz (Tempo) - Total: 4 pontos.
2º lugar: Guilherme Munhoz (Tempo) - Total: 5 pontos.
3º lugar: Sofia Rocha de Faria (ICB-DF) - Total: 9 pontos.
4º lugar: Bruna Martinelli (CICP/MB) - Total: 15 pontos.

ILCA 4
1º lugar: Erik Scheidt (Sub-16, EVI) - Total: 5 pontos.
2º lugar: Felipe Fridrich (Sub-16, EVI) - Total: 13 pontos.
3º lugar: Bruna Koch (Sub-19, VDS) - Total: 18 pontos.
4º lugar: Felipe Strassburger (Sub-16, CDJ) - Total: 18 pontos.

ILCA 6
1º lugar: Gintare Scheidt (Geral, EVI) - Total: 6 pontos.
2º lugar: Francisco Dal Ri (Sub-19, CDJ) - Total: 11 pontos.
3º lugar: Andrey De Oliveira Godoy (Senior, ICB-DF) - Total: 13 pontos.
4º lugar: Ana Carolina Tönniges Roth (Geral, VDS) - Total: 17 pontos.

ILCA 7
1º lugar: Philipp Grochtmann (VDS) - Total: 5 pontos.
2º lugar: Gustavo Kiessling (CIR/YCSA) - Total: 13 pontos.
3º lugar: Pedro Lepecki Madureira (ICRJ/MB) - Total: 13 pontos.
4º lugar: Antônio Machado (VDS) - Total: 18 pontos.

Finn
1º lugar: Pedro Lodovici (YCI) - Total: 4 pontos.
2º lugar: Robert Rittscher (YCI) - Total: 8 pontos.
3º lugar: Cristiano Ruschmann (BL3) - Total: 13 pontos.

Snipe
1º lugar: Frederico Francavilla e Lucas Mazim (YCSA/CDJ) - Total: 8 pontos.
2º lugar: José Vicente Monteiro e Gustavo Henrique dos Santos (EVI) - Total: 8 pontos.
3º lugar: Ronyon Silva e Douglas Said (EVI) - Total: 14 pontos.
4º lugar: Mathias Salles e Antônio Cordeiro (EVI) - Total: 19 pontos.

Dingue
1º lugar: Rafael Lima de Oliveira e João Antônio Assis Veloso (EVI) - Total: 8 pontos.
2º lugar: Maria Gabryela F dos Santos e Guilherme França (EVI) - Total: 13 pontos.
3º lugar: Ana Freitas e Cecília Junqueira (EVI) - Total: 19 pontos.
4º lugar: Hugo Henrique N Silva e Pedro Daniel Carvalho (EVI) - Total: 19 pontos.

49er
1º lugar: Gustavo Abdulklech e Nicolas Bernal (ICRJ/YCSA/MB) - Total: 7 pontos.
2º lugar: Felipe Brito e Lucas Flores (VDS) - Total: 14 pontos.
3º lugar: João Marcelo Carlin e Gael Chamecki Gouvea (ICSC) - Total: 18 pontos.

420
1º lugar: Melissa Paradeda e Antônia Gick (Fem, CDJ/VDS) - Total: 5 pontos.
2º lugar: Lucas Cruz e Caetano Bührer (Masc, YCSA) - Total: 10 pontos.
3º lugar: João Pedro M Barbosa e Luca Zanuncio Boranga (Masc, YCSA) - Total: 14 pontos.

Para acompanhar os resultados da Copa Brasil de Vela, acesse: https://www.cbvela.org.br/

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br

Foto: Paulo Stefani

 

 

 

 


Sustentabilidade ganha força em Ilhabela (SP) na Copa Brasil 2024

Publicado 21/10/2024 23:22

A Copa Brasil de Vela, realizada entre os dias 14 e 19 de outubro, em Ilhabela (SP), é um exemplo de que esporte e meio ambiente andam lado a lado. Além de possuir certificação de evento neutro de carbono, a competição promove ações sustentáveis durante a sua realização.

Na última quinta-feira (17), ocorreu um mutirão de coleta de lixo nas praias do Pequeá, Saco da Capela e Engenho D'Água, removendo mais de 20kg de lixo. Os resíduos coletados consistiram principalmente em plásticos, pequenos fragmentos de vidro, metais e bitucas de cigarro, que foram devidamente encaminhados ao Centro de Triagem Municipal "Nega Malu", para destinação ambientalmente correta.

Além da coleta, houve também a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica para plantio e reflorestamento. As ações sustentáveis são fruto da parceria entre a Confederação, organizadora da Copa Brasil de Vela, e a Prefeitura de Ilhabela (SP), representada pelas Secretarias de Esportes e de Meio Ambiente.

“Fizemos uma ação de limpeza, mais uma vez uma ação de muito sucesso, que teve participação de esportistas, velejadores e a comunidade de Ilhabela. Fizemos uma coleta em um período curto de tempo, mas a gente percebe o descaso de algumas pessoas, e a falta de preocupação também com relação ao meio ambiente. Por isso essa conscientização é tão importante”, declarou Kátia Freire, Secretária de Meio Ambiente do município.

"Essa é mais uma edição da Copa Brasil que realizamos ações de sustentabilidade, que já estão no DNA da CBVela e são fundamentais para a conscientização de todos os atletas, técnicos e demais pessoas envolvidas no evento”, destacou Walter Boddener, Gerente de Eventos da CBVela.

A coleta contou com apoio da marca de dermocosméticos Avène, uma das patrocinadoras do evento. Além de promover a iniciativa sustentável, a empresa marca presença na competição com seus produtos para a proteção contra o sol, conscientizando atletas sobre os perigos da exposição aos raios UV.

"No Brasil, onde os níveis de radiação ultravioleta estão entre os mais altos do mundo, o uso diário de protetor solar é indispensável, especialmente para quem prática esportes ao ar livre. A escolha de um produto que respeite os oceanos, tenha alto fator de proteção solar e ofereça conforto e segurança é essencial para garantir uma proteção eficaz”, compartilha a dermatologista e Diretora Médica dos Laboratórios Pierre Fabre no Brasil, Doutora Ana Coutinho.

Leia mais. -- https://onboardsports.pressroom.com.br/4445683297/copa-brasil-de-vela-promove-acoes-sustentaveis-em-ilhabela-sp.html


Ramon Dino influencia gerações no Mr. Olympia Brasil Expo 2024

Publicado 20/10/2024 15:25

Neste domingo (20), o acreano Ramon Dino retorna ao palco do Mr. Olympia Brasil Expo 2024, evento que marcou sua trajetória em 2018, ainda como amador. Agora, em sua melhor fase, o atleta promete emocionar os fãs brasileiros no Distrito do Anhembi, em São Paulo, com ingressos esgotados para sua apresentação.

Ramon é um dos principais nomes da Classic Physique, tendo alcançado o quarto lugar no Mr. Olympia em Las Vegas, EUA. Desde então, conquistou uma legião de fãs e importantes patrocínios. "Será incrível competir no Brasil, com minha família, amigos e fãs presentes", celebrou o atleta em entrevista ao evento.

A expectativa é de que o Mr. Olympia Brasil Expo 2024 atraia 25 mil visitantes e 2.500 lojistas, marcando um recorde de público. Organizado pela Musclecontest em parceria com o Savaget Group, o evento reúne mais de 1.350 atletas em diferentes modalidades, como bodybuilding, strongman, e parajiu-jitsu.

O retorno ao Brasil traz a chance de uma conexão mais próxima com os admiradores. "Será único ter meus fãs vibrando de perto. Recebo muito carinho nas redes, e quero retribuir isso no palco", disse Ramon. Ele também destacou a importância do momento para inspirar outros atletas: "Quero que mais brasileiros sigam esse caminho, que vejam que é possível".

O fisiculturismo tem crescido no Brasil, e Ramon vê potencial para que a modalidade se popularize ainda mais. "O esporte ganhou destaque, e treinar se tornou acessível para muitos. Eu comecei em uma praça, fazendo barras. É uma prática que promove saúde e bem-estar", afirma.

Entre os que se inspiram em sua trajetória está Heloyse Vitória dos Santos Faria, também acreana, que busca espaço na categoria wellness. "Ele (Dino) me influenciou muito, mostrou que podemos chegar lá. Quero seguir esse caminho", compartilhou Heloyse.

Com competições de diversas modalidades e a presença de novos talentos, o Mr. Olympia Brasil Expo 2024 promete ser um marco para o esporte no país e para a trajetória de Ramon Dino, que sonha em levar o título máximo do bodybuilding representando o Brasil.

Foto: Stefano Creator

 


Categoria Wellness do Mr. Olympia Brasil 2024 apresenta alto nível

Publicado 20/10/2024 15:24

As mulheres dominaram os holofotes no Mr. Olympia Brasil Expo 2024, o maior evento de fisiculturismo do Brasil, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo. As competidoras brasileiras, consideradas referência mundial na categoria Wellness, proporcionaram um espetáculo emocionante neste sábado (19), impressionando o público a cada pose.

O título ficou com Gisele Machado, de Santa Catarina, seguida pela acreana Andreia Gadelha e pela canadense Kass Gillis. Gisele, que alcançou a quinta colocação na edição do Mr. Olympia em Las Vegas na semana anterior, reafirmou a força das brasileiras na categoria. No evento internacional, Isa Pereira se destacou ao conquistar o título máximo, reforçando a presença do Brasil no cenário mundial.

A categoria Wellness, voltada para mulheres com físico atlético e proporções equilibradas, valoriza as curvas e traços femininos, exigindo um corpo com baixo percentual de gordura. As competidoras se apresentam em biquínis e saltos altos, realçando a estética corporal. Gisele Machado destacou o diferencial brasileiro: “Temos um biotipo propício para a categoria Wellness, com pernas e glúteos mais volumosos. Isso faz a diferença.”

Ela também abordou a importância de maior reconhecimento para as atletas. “Com os nossos resultados, deveria haver mais valorização da categoria feminina, tanto em premiações quanto em exposição na mídia”, afirmou a campeã, que atualmente reside em Dubai.

Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest, ressaltou que as disputas femininas prometem ser ainda mais acirradas no próximo ano, especialmente nas categorias Wellness, Bikini, Women’s Physique e Figure. “O nível deve aumentar ainda mais no próximo ano. Ver uma atleta que foi quinta colocada mundial vencer aqui eleva o nível das demais competidoras. O evento superou as nossas expectativas, tanto pela qualidade das atletas quanto pela participação do público”, comentou.

O Mr. Olympia Brasil Expo 2024 é organizado pela Musclecontest em parceria com o Savaget Group e distribui 21 Pro Cards para atletas. Além das disputas femininas, os atletas da categoria 212, destinada a competidores de até 96 kg, também foram destaque. O título desta categoria ficou com Vitor Porto, da Bahia, que também alcançou a quinta colocação no Mr. Olympia de Las Vegas. “É uma sensação indescritível ser o vencedor aqui. O trabalho foi intenso, e alcançar essa posição nos EUA foi uma surpresa para muitos”, declarou.

Entre as atrações do evento, o acreano Ramon Dino é um dos mais aguardados, tendo realizado sua pesagem na categoria Classic Physique na sexta-feira (18) e estando confirmado para a disputa do título no domingo (20).

O Mr. Olympia Brasil Expo também oferece competições em diversas modalidades, como strongman, pillow fight, power bíceps, luta de braço e para jiu-jitsu. Destaque para o curitibano Stallone Lima, que venceu nas categorias de supino com equipamento, supino livre e power bíceps. “Venho de uma lesão e quase não pude competir, mas quem é atleta nunca desiste. Coloquei a vitória na cabeça e deu certo”, comemorou.

O Pillow Fight Championship, com suas lutas de travesseiros, trouxe um toque de diversão ao evento, premiando atletas nas modalidades masculina, feminina e kids. “Queremos expandir esse esporte e conquistar novos patrocinadores para que ele cresça ainda mais no Brasil, aumentando o número de federações”, disse Jessica Costa, presidente da Federação de Pillow Fight.

Com um espaço de 11.314 metros quadrados no Anhembi, o evento inclui um teatro de 3.198 m², capaz de receber mais de 2.500 pessoas para as apresentações e competições de bodybuilding.

Foto: Gibajr360 | Musclecontest


Mr. Olympia abre em SP e deve atrair mais de 25 mil visitantes

Publicado 18/10/2024 19:58

O "Mr. Olympia Brasil Expo" teve início nesta sexta-feira (18) no Distrito Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana), em São Paulo (SP). O evento, que se estende até o próximo domingo (20), espera atrair 25 mil visitantes e 2.500 lojistas, um recorde de participação segundo a organização. São esperados mais de 1.350 atletas nas seis competições, incluindo o bodybuilding.

Desde a abertura oficial, os corredores do "Mr. Olympia Brasil Expo" ficaram lotados, especialmente nas áreas dedicadas aos mais de 60 marcas expositoras da cadeia produtiva do universo do esporte.

Influenciadores e atletas renomados como Felipe Franco, Renato Cariani, Julio Cocielo, Julio Belestrin, entre outros grandes nomes do fisiculturismo nacional, foram destaques em ativações de marcas, que esperam movimentar mais de R$ 70 milhões em negócios.

A principal atração do evento foi Ramon Dino, que realizou a pesagem oficial na categoria classic physique e está confirmado para a disputa do título neste domingo (20). A competição é organizada pela Musclecontest em parceria com o Savaget Group.

Reconhecido como o maior campeonato de fisiculturismo da América Latina, o "Mr. Olympia Brasil Expo" contará com competidores divididos entre categorias profissionais e amadoras, como 212, wellness, especial, women’s physique, figure, bodybuilding, bikini e men's physique. Ao todo, serão distribuídos 21 Pro Cards aos atletas.

"Este é um dos maiores eventos do mundo no segmento, e este ano contamos com a participação de atletas de diversos países, além de grandes nomes nacionais, como Ramon Dino. Além disso, estamos oferecendo 21 cartões profissionais, o maior número já distribuído no Brasil", destacou Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest.

Ramon Dino enfrentará adversários de peso, como Fabio Junio, campeão de 2022, Gabriel Zancanelli, além do britânico Niall Darwen e dos americanos Jeremiah Willies e Nate Joiner.

A expectativa é alta para a participação de Dino em solo brasileiro. Ele já competiu quatro vezes no palco do "Mr. Olympia" nos EUA, considerado a "Copa do Mundo" da modalidade, alcançando o segundo lugar em duas ocasiões, sempre atrás da lenda Cris Bumstead, o "CBum".

"O Mr. Olympia no Brasil tem uma característica única de ser um grande evento de negócios, refletindo a cultura do mercado brasileiro. Além disso, conseguimos ampliar o número de competições neste ano graças à mudança de local", comentou Ana Paula Leal Graziano, CEO do Savaget Group.

As mulheres do Savaget Group adotaram uma mecha azul no cabelo como homenagem a Suemi Fontana, que era coordenadora de competições da empresa e faleceu em setembro deste ano.

Falando em mulheres, o nível do bodybuilding feminino brasileiro está entre os melhores do mundo! No "Mr. Olympia" de Las Vegas, realizado na semana passada, Isabelle Pereira Nunes conquistou seu primeiro título na categoria Wellness, superando sua compatriota e tricampeã Francielle Mattos. Além das duas primeiras colocadas, a estreante Eduarda Bezerra e Gisele Machado também representaram o Brasil no top 5.

"As mulheres estão muito à frente dos homens em termos de competições e títulos. Devemos parabenizá-las pelo trabalho realizado até aqui, pois esses resultados inspiram outras meninas a se envolverem no esporte", afirmou Felipe Franco, ícone do bodybuilding e deputado estadual.

O evento terá outras modalidades como strongman, pillow fight, power biceps, luta de braço e para jiu-jitsu. O pavilhão do Anhembi tem 11.314 metros quadrados. O teatro onde ocorrem os shows de bodybuilding conta com 3.198m e pode receber mais de 2.500 pessoas.

Foto: Rodrigo Dod | Savaget

 


Mr. Olympia Brasil Expo reúne craques do fisiculturismo nesta semana

Publicado 16/10/2024 20:53

O Distrito Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana), em São Paulo (SP), será o palco do Mr. Olympia Brasil Expo, que acontece de 18 a 20 de outubro. O evento, considerado o principal campeonato de fisiculturismo e a maior feira de nutrição esportiva da América Latina, é organizado pela Savaget Group em parceria com a Musclecontest.

Durante os três dias, atletas, entusiastas e profissionais do setor se reúnem para competições, lançamentos de produtos e palestras. O público terá a chance de encontrar ídolos fitness e atletas, que estarão disponíveis para autógrafos e fotos. Além disso, os interessados em fisiculturismo e musculação poderão participar de palestras sobre nutrição esportiva, treino de rendimento e estratégias de competição, conduzidas por especialistas da área.

No campeonato, estarão em disputa 21 pro cards e vagas para o Mr. Olympia 2025, nos Estados Unidos. O evento ocorre logo após a edição 2024 do Mr. Olympia americano, realizada em Las Vegas.

Na última edição, um brasileiro ficou entre os cinco primeiros do Mr. Olympia 2024, que celebrou sua 60ª edição. As atletas brasileiras da categoria wellness se destacaram, ocupando os três primeiros lugares: Isa Nunes foi a campeã, seguida por Francielle Mattos, que buscava o tetracampeonato, e Eduarda Bezerra. Giselle Machado ficou em quinto lugar, e a única não brasileira entre as cinco melhores foi a dominicana Elisa Alcantara, que ficou com a quarta posição.

''O Brasil levou cerca de 50 competidores a Las Vegas, colocando nove deles no top 5 da competição. Brigou de igual para igual em todas as categorias, provando que o país é uma potência do fisiculturismo. Trata-se, sem dúvida, de uma das modalidades que mais crescem por aqui, inclusive entre os jovens'', diz Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group. “Agora é a nossa vez de receber os ídolos mundiais do esporte, no próximo final de semana. Esperamos cerca de 1.300 atletas”.

O Mr. Olympia Brasil Expo também conta com disputas em outras modalidades, como strongman, power bíceps, pillow fight, parajiu-jitsu e luta de braço. Essas competições reforçam a diversidade do evento e sua conexão com a expansão global da cultura esportiva, que visa desenvolver a aptidão física, impulsionada pelas redes sociais e pelos ídolos desse universo.

Foto: Mister Olympia


Games e E-Sports: Campeonato retrô marca celebração de 25 anos dos maiores FPS

Publicado 14/10/2024 23:21

A Canal 3 Expo 2024, que acontece nos dias 2 e 3 de novembro, apresenta a Arena Retro E-Sports, uma atração que promete encantar fãs de jogos clássicos e e-sports. O espaço celebra os 25 anos dos games icônicos com campeonatos especiais usando PCs da época, onde os participantes poderão reviver clássicos como Counter-Strike e Doom.

A proposta é testar as habilidades dos jogadores com equipamentos autênticos, recriando a atmosfera dos primeiros campeonatos de FPS (First-Person Shooter). "Vamos testar as habilidades do público com os equipamentos do tempo em que os primeiros jogadores profissionais de FPS utilizavam", explica Bruno Maimoni, organizador do evento.

Além da Arena Retro, a Canal 3 Expo 2024 terá uma programação variada, incluindo mais de dez palestras, shows, exposições, e uma área geek com uma locadora temática dos anos 90 e uma arena Lan House. Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Erika Caramello, Rodrigo Selback e Henrique Sampaio, além dos colecionadores e fundadores da revista Jogos 80.

O evento também contará com uma praça de alimentação com food trucks e transporte gratuito a partir da estação Vila Lobos-Jaguaré da CPTM. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 65,90, com meia-entrada disponível para estudantes, pessoas com deficiência, maiores de 60 anos e para quem doar 1kg de alimento não perecível. Mais detalhes podem ser encontrados no site oficial: www.canal3expo.com.br.

Mais aqui -- https://onboardsports.pressroom.com.br/444438d98f/feira-de-games-celebra-25-anos-dos-classicos-de-fps-com-campeonato-retro-de-e-sports.html

Fonte: On Board

 


Birigui abre as partas do kart nacional no Speed Park

Publicado 14/10/2024 11:46

O Kartódromo Internacional de Birigui (SP), conhecido como Speed Park, é o palco da 59ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, abrigando o grupo um da competição. Além de sediar grandes eventos regionais e nacionais, o local se consolidou como um importante centro para o automobilismo na região.

Desde sua inauguração em 2018, o Speed Park tornou-se uma referência para os moradores locais, despertando o interesse pelo kartismo. Assim, pilotos de diversas idades encontraram no kartódromo um espaço ideal para iniciar sua prática esportiva.

Ao contrário do que muitos imaginam, a prática de kart não é restrita a crianças e adolescentes. Embora seja frequentemente o ponto de partida no automobilismo, não há uma idade limite para começar. Dessa forma, muitos jovens buscam o Speed Park para dar os primeiros passos, mas também há aqueles que descobriram essa paixão mais tarde.

“O kart é um esporte para todas as idades. Eu mesmo comecei a correr com 50 anos, agora estou com 56 e disputando meu primeiro Campeonato Brasileiro. O kart entrou na minha vida através do Speed Park, que é praticamente no quintal de casa, então quando o kartódromo iniciou suas atividades, eu comecei a praticar, primeiro no kart indoor e depois indo para as competições”, comentou Mauro Padovesi, piloto da F4 Super Sênior Master.

Outro destaque do Campeonato Brasileiro, organizado pela CBA com o apoio do Speed Motor Clube, é Leonardo Ramires, classificado para as finais em sexto lugar na categoria F4 Júnior. O piloto, nascido em Birigui (SP), participa de sua terceira edição da competição nacional.

“Sou piloto aqui da região e conhecer a pista do Speed Park é muito importante. Quando se corre muito aqui, como é o meu caso, aprendemos muito sobre a pista e ganhamos a vantagem de saber todos os segredos do traçado, como quais são os melhores pontos para arriscar as ultrapassagens”, destacou Leonardo Ramires.

Esses são apenas dois exemplos de muitos. Com um kartódromo do nível do Speed Park acessível para a comunidade de Birigui (SP) e o crescente interesse por esportes a motor, a tendência é que cada vez mais pilotos locais ganhem destaque no cenário nacional e além.

 

Foto: Fábio Oliveira/ Radical Motors


Piloto da escola de kart do Speed Park nas finais do Brasileiro

Publicado 14/10/2024 11:34

O Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, recebe neste sábado (12) as finais do primeiro grupo do Campeonato Brasileiro de Kart. Entre os classificados para a decisão está o piloto Nicolas Gomes, de 11 anos, que compete na categoria Cadete.

Nicolas Gomes foi um dos pilotos a participar da escolinha de kart do Speed Park e, em 2024, participa pela primeira vez da competição nacional. Iniciando sua trajetória no kartismo, o jovem piloto de Araçatuba (SP) conhece bem o kartódromo e o traçado utilizado no Campeonato Brasileiro, que é realizado na pista Interlagos.

A escolinha de kart do Speed Park foi criada em 2018, ano de inauguração do kartódromo. Com o apoio da Secretaria de Esportes do Governo de São Paulo, o projeto está prestes a iniciar sua 5ª edição, visando preparar jovens talentos para competições de kart. Além disso, a escolinha ensina fundamentos de mecânica, segurança no trânsito e outros conhecimentos importantes para os participantes.

“Esse é meu primeiro ano competindo no kart. Estou aprendendo e evoluindo muito ao participar do Campeonato Brasileiro. Na escolinha de kart do Speed Park, aprendi como fazer as curvas, que foi o que mais gostei, mas as lições estão me ajudando principalmente nas ultrapassagens”, comentou o jovem piloto.

O projeto ocorre de forma gratuita e busca oferecer a crianças e jovens noções gerais sobre o esporte, além de estimular o trabalho em equipe, a prática regular de atividades esportivas e fomentar o automobilismo na região. A edição de 2024 do projeto está prevista para começar em novembro

Sobre o Speed Park

O Speed Park está localizado na Rodovia Marechal Rondon, Km 524, em Birigui (SP). Com uma área superior a 130.000 m², mais de 40 traçados diferentes e aproximadamente 1.300 metros de pista, o Kartódromo Internacional de Birigui é um verdadeiro templo da velocidade para pilotos profissionais, amadores e entusiastas do kart.

A estrutura do kartódromo conta com uma pista moderna para competições, com asfalto de polímero emborrachado e curvas com ângulo de inclinação que contribuem para melhor aderência e economia de pneus. Na pista, está instalado um painel digital de cronometragem e posicionamento, além do primeiro sistema de sinalização com bandeiras de LED da América Latina, proporcionando uma experiência única em corridas noturnas.

O Speed Park vem se consolidando a cada ano como um dos principais palcos para campeonatos de kart no Brasil. Neste segundo semestre de 2024, em parceria com o Speed Motor Clube, o kartódromo será sede do Circuito Paulista de Kart e do Campeonato Brasileiro de Kart, o principal campeonato da categoria de 4 tempos do país.

 


Confira os campeões do primeiro grupo do Campeonato Brasileiro de Kart, disputado no Speed Park

Publicado 14/10/2024 11:32

O Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, é a sede do primeiro grupo da 59ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, competição organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA, com o apoio do Speed Motor Clube.

As atividades do campeonato iniciaram na segunda-feira (7) e as finais foram disputadas ao longo deste sábado (12). Ao todo, nove categorias estiveram na disputa do nacional, sendo elas Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master, F4 Sênior 60+ e a Super F4.

Neste primeiro grupo, foram utilizados os karts com motores quatro tempos, onde quase 300 pilotos participaram do evento. O segundo grupo do Campeonato Brasileiro de Kart será disputado entre os dias 11 e 16 de novembro, no Kartódromo Luigi Borghesi, localizado em Londrina (PR), onde serão utilizados os motores dois tempos.

“Essa semana foi uma semana desafiadora, mas no final acabou dando tudo certo. Acabei largando um pouco mais atrás, sai da sétima posição, mas consegui me recuperar. Essa é a terceira vez que venço o Brasileiro e a primeira foi justamente aqui no Speed Park, em 2020”, destacou Murilo Fiore, campeão da Super F4.

Antes da disputa das finais, foi realizada uma cerimônia de abertura, com a participação de autoridades locais, como Lucas Zanatta, prefeito eleito em Araçatuba (SP). Além do presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo, Paulo Eneas Scaglione. E uma exibição do grupo de Tiro de Guerra de Birigui (SP).

“É difícil descrever a sensação de ser campeão, mas em primeiro lugar é um grande alívio. É meu primeiro Campeonato Brasileiro e estou correndo em casa, a responsabilidade é grande, então isso exige muito do emocional, ainda mais largando da pole sendo o favorito”, comentou Mauro Padovesi, piloto de Birigui (SP), campeão da categoria F4 Super Sênior Master.

Após o encerramento da competição, ocorrerá uma votação através das mídias sociais da CBA Kart (@brkart.cba) para eleger o campeão dos campeões, o piloto mais votado receberá um troféu especial.

“Nunca imaginei que ganharia duas categorias no Brasileiro, é uma sensação que não consigo descrever. Esse é o resultado de um ano inteiro de trabalho”, comentou Gustavo Rey, campeão nas categorias F4 Sênior e F4 Super Sênior.

 

Confira os campeões da 59ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart por categorias:

Mirim: Pietro Belizaro

Cadete: Theo Morgado

F4 Júnior: Theo Salomão

F4 Graduado: André Castro

F4 Sênior: Gustavo Rey

F4 Super Sênior: Gustavo Rey

F4 Super Sênior master: Mauro Padovesi

F4 Sênior 60+: Miguel Subtil

Super F4: Murilo Fiore

Para conferir o resultado completo de cada categoria, clique aqui.

Sobre o Speed Park

O Speed Park está localizado na Rodovia Marechal Rondon Km 524. Com área superior a 130.000m2, mais de 40 traçados diferentes e aproximadamente 1.300m de pista, o Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, é um templo da velocidade para pilotos profissionais, amadores e entusiastas do kart.

Sua estrutura conta com uma pista moderna para competições, com asfalto de polímero emborrachado e curvas com ângulo de inclinação que contribuem para melhor aderência e economia de pneus. Na pista, está localizado um painel digital de cronometragem e posicionamento, o primeiro sistema de sinalização com bandeiras de LED da América Latina, proporcionam experiência ímpar em corridas noturnas.

O Speed Park vem se consolidando a cada ano como palco dos principais campeonatos de kart no país. Nesse segundo semestre de 2024, em pareceria com Speed Motor Clube, o Kartódromo será sede do Circuito Paulista de Kart e do Campeonato Brasileiro de Kart, o principal campeonato da categoria de 4 tempos do país.

Fábio Oliveira/ Radical Motors


Finais do Campeonato Brasileiro de Kart definem seus poles

Publicado 11/10/2024 23:10

A fase decisiva do primeiro grupo do Campeonato Brasileiro de Kart está se aproximando. A 59ª edição da competição está sendo realizada no Kartódromo Internacional de Birigui (SP), conhecido como Speed Park. Nesta sexta-feira (11), ocorreram as super classificatórias e a definição do grid para as corridas que serão disputadas no sábado (12).

Segundo o regulamento da competição, os grids de cada categoria devem ter até 36 pilotos para a largada. No entanto, o número de inscrições para o Brasileiro foi elevado, e algumas categorias, como a Cadete, contaram com até 50 pilotos inscritos.

Para definir o grid das corridas, os pilotos são divididos em grupos de até 18 participantes, onde todos competem entre si. Em cada tomada de tempo, os 36 primeiros colocados somam pontos, com o primeiro lugar ganhando 50 pontos e o último, um ponto.

“A classificação para o Campeonato Brasileiro é bem diferente de outros campeonatos, mas é legal passar por todas essas etapas até chegar na hora da verdade, que é a corrida de sábado. Consegui dar o primeiro passo hoje, que foi garantir um bom resultado e me classifiquei para a grande final”, comentou Mauro Padovesi, piloto da categoria F4 Super Sênior Master.

Na super classificatória, a pontuação aumenta, com o primeiro colocado recebendo 75 pontos. No fim, os pontos são somados, e os 36 melhores pontuadores de cada categoria disputam uma última classificação, que definirá as posições de largada para as corridas de sábado (12).

No grupo 1 do Campeonato Brasileiro, nove categorias participaram: Mirim, Cadete, F4 Junior, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master, F4 Sênior 60+ e Super F4.

A Super F4 é disputada por pilotos com, no mínimo, dois títulos de campeão no Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil, nas categorias Shifter-Kart (KZ), Graduados (A e B ou não), Sênior Pro / Sênior A (para motores 2 tempos), Rotax Max, Rotax DD2 e Rotax DD2 Master.

As corridas serão transmitidas pelo canal da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA e SporTV. Para acompanhar a transmissão na web, clique aqui.

Confira os pole positions de cada categoria:

Mirim: Lucas Bertanha

Cadete: Theo Morgado

F4 Junior: Samuel Santiago

F4 Graduados: Gabriel Koenignan

F4 Sênior: Gustavo Rey

F4 Super Sênior: Rodrigo Piquet

F4 Super Sênior Master: Mauro Padovesi

F4 Sênior 60+: Miguel Subtil

Super F4: Bruno Grigatti

Para conferir o resultado completo de cada categoria, clique aqui.

Sobre o Speed Park

O Speed Park está localizado na Rodovia Marechal Rondon Km 524. Com área superior a 130.000m2, mais de 40 traçados diferentes e aproximadamente 1.300m de pista, o Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, é um templo da velocidade para pilotos profissionais, amadores e entusiastas do kart.

Sua estrutura conta com uma pista moderna para competições, com asfalto de polímero emborrachado e curvas com ângulo de inclinação que contribuem para melhor aderência e economia de pneus. Na pista, está localizado um painel digital de cronometragem e posicionamento, o primeiro sistema de sinalização com bandeiras de LED da América Latina, proporcionam experiência ímpar em corridas noturnas.

O Speed Park vem se consolidando a cada ano como palco dos principais campeonatos de kart no país. Nesse segundo semestre de 2024, em pareceria com Speed Motor Clube, o Kartódromo será sede do Circuito Paulista de Kart e do Campeonato Brasileiro de Kart, o principal campeonato da categoria de 4 tempos do país.

Fonte: On Board Sports

Foto: Fábio Oliveira/ Radical Motors

 


Ator Rômulo Estrela corre o Brasileiro de Kart 2024

Publicado 11/10/2024 23:05

O ator Rômulo Estrela da novela Travessia da Rede Globo participa da 59ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que ocorre entre os dias 7 e 12 de outubro, no Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park. Mais de 300 pilotos participam das disputas.

O evento é o maior campeonato do calendário do kartismo nacional, sendo organizado pela Confederação Brasileira de Kart, com o apoio do Speed Motor Clube. Nesse primeiro grupo, onde está Rômulo Estrela, os pilotos utilizam karts com motores de quatro tempos.

Após o sucesso na teledramaturgia, o piloto Rômulo Estrela encontrou no kart uma paixão que iniciou por meio de outro integrante de sua família:

''O kart entrou na minha vida através do meu filho de 8 anos. Levei ele para brincar e aprender em um lugar seguro e acabei me apaixonando porque é uma coisa que eu gosto desde criança. Mas nunca tinha tido a oportunidade de estar em um kart e me divertir devido ao meu trabalho'', destacou o ator.

Além do desafio nas pistas, Rômulo Estrela está a postos para o lançamento de seu novo filme na próxima semana. Perfekta: uma aventura da escola de gênios, um filme infanto-juvenil, no qual ele interpretará o cientista Édison Thomas. O filme estreia nos cinemas em 17 de outubro.

''Para o próximo ano tem a estreia de Drauzio, filme inspirado no livro de Drauzio Varela que relata sua vida e relações familiares. E para quem quiser ir ao cinema nesse fim de semana, está em cartaz o novo filme da franquia Transformers, no qual fui dublador do Megatron'', comentou o ator em entrevista ao site DeuClick, sobre seus atuais trabalhos como ator.

Sobre o Speed Park

O Speed Park está localizado na Rodovia Marechal Rondon Km 524. Com área superior a 130.000m2, mais de 40 traçados diferentes e aproximadamente 1.300m de pista, o Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, é um templo da velocidade para pilotos profissionais, amadores e entusiastas do kart.

Sua estrutura conta com uma pista moderna para competições, com asfalto de polímero emborrachado e curvas com ângulo de inclinação que contribuem para melhor aderência e economia de pneus. Na pista, está localizado um painel digital de cronometragem e posicionamento, o primeiro sistema de sinalização com bandeiras de LED da América Latina, proporcionam experiência ímpar em corridas noturnas.

O Speed Park vem se consolidando a cada ano como palco dos principais campeonatos de kart no país. Nesse segundo semestre de 2024, em pareceria com Speed Motor Clube, o Kartódromo será sede do Circuito Paulista de Kart e do Campeonato Brasileiro de Kart, o principal campeonato da categoria de 4 tempos do país.

Foto: Rick Nóbrega | On Board Sports


Feira de games retrô em novembro

Publicado 10/10/2024 19:18

Nos dias 2 e 3 de novembro, São Paulo será palco da Canal 3 Expo, um dos eventos mais tradicionais voltados ao universo dos retrogames no Brasil. Realizado no State Innovation Center, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP), o evento deve atrair mais de 4 mil entusiastas de jogos clássicos, superando o público de 2023, que ultrapassou 2.500 visitantes.

Em 2024, a Canal 3 Expo trará uma programação variada, incluindo palestras, shows, competições e exposições. De acordo com a organização, serão mais de 10 palestras no auditório principal, além de 5 shows no palco principal e diversas apresentações no Palco Dev.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes importantes do setor, como Erika Caramello, Rodrigo Selback, Henrique Sampaio, Rodrigo Terra (ABRAGAMES/Arvore), e Derik Dionisio. Os colecionadores Marcelo Sávio e Marco Lazzeri, junto com os fundadores da revista Jogos 80, Marcus Garrett e Eduardo Luccas, também estão na programação.

"O Canal 3 começou como um grupo de amigos no final dos anos 1990 e cresceu até se consolidar como um evento. Em 2022, realizamos a primeira Expo, e agora esperamos mais de 4 mil pessoas para a edição de 2024", afirmou Ricardo Wilmers, um dos organizadores.

Além das palestras e shows, o evento terá sete arenas de videogames e arcades, onde os visitantes poderão jogar livremente e participar de competições ao longo dos dois dias. Haverá também uma área geek com diversas atrações interativas, como uma locadora temática dos anos 90 e uma arena Lan House, com jogos como Counter-Strike.

A infraestrutura do evento inclui uma praça de alimentação com food trucks e um serviço de transfer gratuito entre a estação Vila Lobos-Jaguaré da CPTM e o local. O evento também oferece estacionamento no local.

Os ingressos já estão disponíveis, com preços a partir de R$ 65,90, valor destinado a estudantes, pessoas com deficiência e maiores de 60 anos. Esse preço também se aplica a quem doar 1kg de alimento não perecível.

Mais detalhes estão disponíveis no site oficial do evento: www.canal3expo.com.br.

 


Speed Park recebe 300 pilotos no Brasileiro de Kart 2024

Publicado 10/10/2024 13:17

O Campeonato Brasileiro de Kart chega à sua 59ª edição, e pela segunda vez o Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, será o palco dessa importante competição, que foi realizada lá pela primeira vez em 2020. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Kart (CBK) em parceria com o Speed Motor Clube, receberá o primeiro grupo de pilotos entre os dias 7 e 12 de outubro, com karts equipados com motores de quatro tempos.

A segunda etapa do campeonato, com karts de motores de dois tempos, acontecerá no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina (PR), de 11 a 16 de novembro. Ao todo, 300 pilotos, tanto brasileiros quanto internacionais, participarão da competição, divididos em nove categorias: Mirim, Cadete, F4 Junior, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master, F4 Sênior 60+ e Super F4.

“O fato de sediarmos o Campeonato Brasileiro de Kart mais uma vez reflete o trabalho contínuo e o nível de excelência da nossa equipe. Estamos sempre buscando inovação para melhorar a experiência dos competidores e do público. Tenho certeza de que este será mais um evento de grande sucesso”, afirmou Fábio Gomide, gestor de competições do Speed Park.

Novidades no Circuito Paulista de Kart

O Speed Park também é casa do Circuito Paulista de Kart, que este ano apresenta mudanças significativas. A categoria F4 Sprinter foi removida, enquanto duas novas categorias foram incluídas: a F4 Sênior 60+, exclusiva para pilotos com mais de 60 anos, e a Super F4, voltada para pilotos que já conquistaram ao menos dois títulos nacionais em competições de grande porte, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, ou em categorias como Rotax e Shifter-Kart.

Transmissão ao Vivo

Os fãs de kart poderão acompanhar as finais do Campeonato Brasileiro ao vivo pelo canal SporTV, no dia 12 de outubro, a partir das 13h. Além disso, as corridas serão transmitidas ao vivo pelo canal da Confederação Brasileira de Automobilismo no YouTube e pelo site CATVE.com, com cobertura completa de quinta-feira (10) até sábado (12).

Localizado na Rodovia Marechal Rondon, o Speed Park é considerado um dos mais avançados kartódromos do Brasil. Com mais de 130.000 m² de área, ele possui uma pista de 1.300 metros e 40 traçados diferentes, o que oferece uma experiência única tanto para pilotos amadores quanto profissionais. A infraestrutura de ponta conta com um sistema de asfalto emborrachado e sinalização em LED, garantindo corridas seguras e emocionantes, especialmente em competições noturnas.

O Speed Park segue consolidando sua posição como o principal centro de kartismo no Brasil, sendo palco de grandes competições e oferecendo uma experiência incomparável para todos os amantes do esporte.

Foto: Studio Drone


Base do fisiculturismo no Mr. Olympia Brasil Expo

Publicado 10/10/2024 11:59

O fisiculturismo brasileiro está vivenciando um crescimento notável, especialmente entre os jovens de 16 e 17 anos que estão ingressando cada vez mais cedo na modalidade, já com foco nas competições que se tornam frequentes por volta dos 20 anos. Inspirados por outros esportes, como o futebol, onde craques são revelados ainda na adolescência, o bodybuilding segue o mesmo caminho, moldando campeões desde a juventude. A nova geração de atletas já se prepara com o objetivo de alcançar o nível de seus ídolos, que brilham nos maiores palcos internacionais.

Esses jovens encontram inspiração em grandes nomes do fisiculturismo, como Francielly Mattos, Ramon Dino, Felipe Franco e Rafael Brandão, que já competiram no Mr. Olympia Brasil Expo, considerado o maior evento da modalidade na América Latina. Se no futebol a meta é seguir os passos de jogadores como Neymar e Vinícius Júnior, no fisiculturismo, o foco é conquistar o reconhecimento e sucesso de ícones do esporte.

O curioso é que muitos desses fãs e atletas mais jovens, que têm como referência seus ídolos, também podem acabar competindo contra eles nas categorias amadoras do Mr. Olympia Brasil Expo, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento, organizado pela Musclecontest em parceria com a Savaget Group, contará com mais de 1.300 atletas, e a idade mínima para competir é de 16 anos.

“Há algum tempo, o bodybuilding não era tão difundido. Existia muito preconceito. Agora, as pessoas encaram a modalidade como um esporte de verdade, que abre portas, movimentando mais dinheiro. O atleta já enxerga isso como carreira, coisa que não existia no passado”, diz Emmanuel Dos Martyres, treinador e ex-Mister Universo júnior.

Mudança de Mentalidade e Preparação

A motivação para começar no fisiculturismo também passou por uma transformação. Anteriormente, muitos jovens entravam nas academias sem a intenção de competir. Hoje, a busca pelo estrelato e pelos palcos de competição é a principal meta assim que eles atingem a maturidade física necessária.

Essa nova mentalidade reflete a evolução do esporte, que agora é encarado como uma plataforma profissional desde o início da carreira. “O bodybuilding exige muito tempo de prática e paciência. Os jovens precisam de maturidade muscular. Assim, quando o atleta começa cedo e é bem direcionado, consegue otimizar o potencial de crescimento”, acrescenta Martyres.

O Desafio de Crescer no Esporte

Entre os novos talentos que já estão em fase de competição, o gaúcho Erik Hoesel, de 24 anos, é um dos destaques. O representante do C.T Dark House competirá no Mr. Olympia Brasil Expo na categoria classic physique e tentará conquistar um dos 21 pro cards distribuídos no evento. “Tem muito atleta no Brasil com grande potencial, que não explora isso por falta de direcionamento ou investimento. Todo ensinamento que recebi, desde cedo, mudou totalmente a minha cabeça e forma de trabalhar”, relata Erik, qu eé da Integralmedica.

Além de paciência, o caminho para o sucesso no fisiculturismo exige disciplina, foco e dedicação. Academias e centros de treinamento investem em equipamentos de última geração, médicos, psicólogos e nutricionistas, além de uma alimentação controlada e suplementação rigorosa, para que os jovens possam alcançar seus melhores desempenhos nos campeonatos.

“A crescente popularidade do fisiculturismo é uma tendência global e garante a sobrevivência do nosso evento. Isso move uma indústria em permanente evolução, que é a da nutrição esportiva. E é assim que tem que ser. Não existe nada no mundo que permaneça na mente e no coração das pessoas sem passar por um processo de renovação”, afirma Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group.

Mr. Olympia Brasil Expo 2024: Um Evento Completo

Além do campeonato de fisiculturismo, o Mr. Olympia Brasil Expo contará com uma feira de nutrição esportiva e moda fitness, além de proporcionar um espaço para interação entre os fãs e grandes nomes do esporte no Olympia Talks. O evento também incluirá competições de modalidades inusitadas, como strongman, power bíceps, pillow fight, parajiu-jitsu e luta de braço.

Foto: Rodrigo Dod

 


L'Étape Brasil celebra temporada com três provas

Publicado 08/10/2024 17:50

Após a realização de três etapas, os organizadores do L'Étape Brasil by Tour de France celebram os resultados obtidos na temporada de 2024, a décima da prova de ciclismo de estrada no país. Ao todo, cerca de 7 mil atletas pedalaram pelas ruas de Cunha (SP); em abril; Rio de Janeiro (RJ); em junho, e Campos do Jordão (SP), em setembro. 

Além disso, as etapas do L'Étape Brasil by Tour de France também movimentaram a economia dos respectivos municípios, contaram com milhares de apoiadores e torcedores. Em cada uma das cidades, dezenas de patrocinadores e expositores enriqueceram o Viilage, o ponto de encontro entre ciclistas, organizadores, torcedores e parceiros.

Cerca de 30 mil pessoas passaram pelo Village entre os nove dias de Expo (três dias em cada cidade). 

"Foi um ano de crescimento, com aumento no número de inscritos. A gente teve um equilíbrio de patrocinadores. Foi um ano bom, de consolidação da nossa marca e dos nossos patrocinadores", comentou Bruno Prada, CEO do  L'Étape Brasil by Tour de France. 

Projetos para 2025

No ano que vem, o L'Étape Brasil by Tour de France já confirmou a repetição das mesmas três etapas do ano passado: Cunha (SP); em 30 de março; Rio de Janeiro (RJ), em 29 de junho, e Campos do Jordão (SP), em 28 de setembro. 

As inscrições para as etapas já estão abertas, e os kits incluirão um Jersey exclusiva de cada etapa.

Além disso, o L'Étape Brasil by Tour de France dará apoio médico durante 100% do tempo, assistência mecânica fixa e móvel prestada gratuitamente, e ruas completamente fechadas para a realização das provas.  "O grande desafio para 2025 é trazer novos percursos, transformando ainda mais o L'Étape Brasil em uma referência internacional, como o maior evento de ciclismo amador da América Latina e um dos mais respeitados do mundo, incluindo na França, que detém o "nome da prova", completa Prada. Em todas as etapas do ano que vem, o L'Étape Brasil by Tour de France promoverá duas opções de trajeto: o curto, com cerca de 65 km, voltado para os iniciantes, e o longo, com foco maior nos ciclistas mais experientes e com cerca de 105 km.  Para mais detalhes, fique de olho no site oficial da prova:  https://www.letapebytourdefrance.com/  Sobre o L'Étape Brasil

O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024, completou dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.

O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebem as etapas amadoras estão México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo do mês de julho.

Sobre o Tour de France

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.

 


Copa da Juventude 2025 promete reunir jovens talentos da vela brasileira

Publicado 08/10/2024 13:48

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) confirma a realização da 31ª edição da Copa da Juventude, que será realizada de 2 a 9 de fevereiro de 2025 no tradicional Clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS).

A competição, parte do Campeonato Brasileiro Interclubes, contará com a participação dos principais jovens velejadores do país, em um evento que visa desenvolver o futuro da vela brasileira e promover novos talentos em direção aos ciclos olímpicos de 2028 e 2032.

A Copa da Juventude contará com disputas nas classes ILCA 6 (masculino e feminino Sub-23), ILCA 7 (masculino Sub-23), 470 (misto Sub-24), 420 (masculino, feminino e misto), 29er (masculino, feminino e misto) e iQFOiL (masculino e feminino Sub-19).

Serão realizadas até 18 regatas para algumas classes, com o formato de percurso variando entre barla-sota, trapezoidal e slalom, garantindo um desafio técnico para todos os competidores.

Além da competição, a Copa da Juventude será uma etapa crucial no processo de seleção para a Equipe Brasileira de Vela Jovem, que representará o país no Campeonato Mundial da Juventude, a ser realizado em Vilamoura, Portugal, ainda em 2025. O evento visa reforçar o compromisso da CBVela em fomentar a vela de base, oferecendo uma plataforma sólida para o desenvolvimento dos jovens atletas.

''O investimento na vela jovem é uma prioridade para a CBVela. A Copa da Juventude não apenas revela novos talentos, mas também é um passo fundamental para preparar nossos atletas para as próximas edições dos Jogos Olímpicos''.

''Estamos comprometidos em fortalecer essa base e assegurar que o Brasil continue a ser uma potência na vela mundial. O talento desses jovens velejadores é inegável, e nosso objetivo é proporcionar todas as oportunidades para que eles alcancem seu potencial máximo, pensando tanto em 2028 quanto em 2032'', declarou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

As inscrições para a Copa da Juventude serão abertas ainda esta semana e seguirão até o dia 3 de fevereiro de 2025, e poderão ser realizadas através do aplicativo Vela ID. O evento terá sua abertura oficial no dia 02 de fevereiro, seguido por sessões de treinamento e aclimatação nos dois primeiros dias. As regatas começam oficialmente no dia 4 de fevereiro e se estendem até o dia 8, quando será realizada a cerimônia de encerramento.

As duas últimas edições do evento ocorreram em São Paulo (SP) no YCSA - Yacht Club Santo Amaro em 2023 e neste ano, a sede foi o Iate Clube de Brasília.

Para mais informações, visite o site oficial da CBVela em www.cbvela.org.br.


Campeonato Brasileiro de Kart com infraestrutura de ponta no Speed Park

Publicado 08/10/2024 13:45

O Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, se prepara para receber o primeiro grupo do Campeonato Brasileiro de Kart tem uma ótima infraestrutura para eventos na região, sendo assim será sede da competição promovida pela Confederação Brasileira de Kart, a CBA, e com o apoio do Speed Motor clube.

O evento ocorre entre os dias 7 e 12 de outubro. A expectativa dos organizadores é que mais de 300 pilotos, brasileiros e internacionais das mais variadas idades, participem do campeonato. Incluindo crianças que competem nas categorias Mirim e Cadete. Dessa forma, o evento promete ser um marco no calendário do kartismo nacional.

Apesar da coincidência das datas, o Speed Park segue com seu compromisso de realizar uma excelente experiência para todos os públicos. As crianças terão acesso a recreações infantis gratuitas, além de poderem aproveitar o Speed Drift, Kart Elétrico, Dino Park, Senninha, Kartoon, simulador de kart e brinquedos eletrônicos.

“O Campeonato Brasileiro de Kart é um evento extremamente importante e por isso, realizar uma programação especial em meio a um evento desse porte é desafiador. Mas, o Speed Park está preparado para recepcionar tantos os pilotos e equipes, quanto as famílias que buscam uma opção divertida para celebrar o Dia das Crianças.” – comentou a diretora do kartódromo, Tamires Ferrari.

Além das diversas opções para as crianças, a tradicional churrascada do Speed Park também está confirmada. Com mais de 10 opções de corte de carnes, a atração mistura gastronomia e música e ocorre entre os dias 9 e 12 de outubro. Estão confirmados como atração musical a dupla Gustavo e Daniel, que se apresentarão no dia 10. Já no dia 11 de outubro, Lucas Pontes será o responsável pelo repertório. Em ambas as datas, as apresentações.

Foto: Drone Action 


CBVela realiza I Training Camp 49erFX para velejadoras e treinadoras da classe

Publicado 08/10/2024 13:44

A Confederação Brasileira de Vela - CBVela realizou em setembro o I Training Camp 49erFX, voltado para velejadoras e treinadoras com interesse em ingressar no alto rendimento. O evento foi sediado no Rio de Janeiro (RJ) e contou com a participação de 15 atletas e seis técnicas.

O Training Camp teve como objetivos principais desenvolver atletas mulheres, facilitando a transição da vela jovem para a vela adulta, além de fomentar a renovação da classe 49erFX. A clínica proporcionou às participantes a oportunidade de aproveitar o legado material e humano das três campanhas olímpicas de Martine Grael e Kahena Kunze.

O Trianing Camp foi comandado pela treinadora da dupla bicampeã olímpica, Martha Rocha, que também é técnica da Confederação.

“O Training Camp de 49FX faz parte do programa feminino da vela brasileira. Ele surgiu como uma ideia de tentar renovar a classe, levando em consideração que a gente já tem todo um legado com Martine e Kahena. Uma grande oportunidade para a gente aproveitar tanto o material, o equipamento esportivo, como o material humano, para renovar essa classe e ter mais mulheres velejando e mais qualificação entre atletas e treinadoras”, disse Martha Rocha.

A treinadora celebrou a grande adesão ao evento, que contou com muitos talentos da nova geração.

“A gente se surpreendeu com o número de meninas jovens e o quanto elas estavam comprometidas, interessadas e gostando da experiência. Então foram quatro dias muito bons, todo mundo aproveitou bastante, tanto nós da Confederação, quanto treinadoras e atletas”, encerrou a treinadora da CBVela.


Alunos do Nadando com Thiago Pereira se destacam no Jogos Estudantis

Publicado 08/10/2024 13:44

Neste sábado (5), crianças e adolescentes do projeto Nadando com Thiago Pereira participaram dos Jogos Estudantis 2024 em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, demonstrando suas habilidades na natação, uma das modalidades mais aguardadas do evento. Representando suas respectivas escolas, os jovens competidores se destacaram em um evento que este ano contou com a participação recorde de 64 instituições de ensino, incluindo redes municipais, estaduais, federais e particulares.

Os Jogos Estudantis, que começaram no dia 14 de setembro e vão até 1º de novembro, reúnem mais de 7.000 alunos, de 9 a 17 anos, em 29 modalidades esportivas. A participação dos nadadores do projeto Nadando com Thiago Pereira reflete o impacto positivo da iniciativa, que foi criada pelo medalhista olímpico para incentivar a prática esportiva na formação de crianças e adolescentes.

Desde seu lançamento em agosto de 2022, o projeto beneficia cerca de 300 jovens por ano, oferecendo aulas semanais de natação que promovem saúde, bem-estar e inclusão através do esporte.

“Nosso maior objetivo é fazer com que o esporte faça parte do dia a dia dessa garotada, pra uma vida mais saudável e segura. E como eu sempre digo, quanto mais jovens estiverem nadando, maior vai ser a nossa base de potenciais atletas pro futuro. Apesar de nosso objetivo não ser formar atletas de alto rendimento, participar dos Jogos Estudantis é uma oportunidade única pra esses alunos viverem pela primeira vez o ambiente de competição, o que é muito saudável”, afirma Thiago Pereira.

A presença dos alunos no evento reforça o compromisso do projeto em utilizar a natação como ferramenta educativa, transmitindo valores como disciplina, superação e trabalho em equipe.

Entre os participantes do projeto estão os irmãos Felipe e Sofia. Felipe competirá na categoria sub-15 e Sofia na sub-13, ambos representando uma escola da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda).

"Para mim, os Jogos Estudantis são uma ótima oportunidade para representar o projeto Nadando com Thiago Pereira, porque é uma competição grande. Tenho a expectativa de chegar entre os três primeiros", declarou Felipe. Sua irmã Sofia acrescentou: "Os Jogos vão ser uma oportunidade muito legal para todos nós. Estou treinando muito e espero terminar entre os primeiros também."

Thiago Pereira, medalhista de prata nos Jogos de Londres 2012, estará em Volta Redonda nesta semana para acompanhar os preparativos e compartilhar sua experiência com os jovens nadadores.

O projeto, realizado em Volta Redonda (RJ), oferece desde noções básicas de segurança na água, como aprender a boiar e respirar corretamente, até a preparação para jovens que sonham em seguir os passos do medalhista. As aulas são gratuitas e acontecem no Parque Aquático Municipal, proporcionando uma estrutura completa para o aprendizado.

Patrocinado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Fundação CSN, Vulcabrás e Grupo Nossa Senhora do Ó, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda e do Parque Aquático Municipal.

O Instituto Thiago Pereira, responsável pela iniciativa, visa democratizar o acesso ao esporte, promover os valores que ele ensina e usar a natação como uma ferramenta de prevenção de afogamentos. Thiago Pereira, sobrevivente de um afogamento aos 2 anos de idade, sempre reforça a importância de saber nadar para garantir a segurança e o desenvolvimento das crianças.

Notícias Mais Lidas

Ventos de 90 km/h deixam 23 mil endereços sem luz na região

Apagão

Ventos de 90 km/h deixam 23 mil endereços sem luz na região

Moradora da Vila Operária desaparece

ITAJAÍ

Moradora da Vila Operária desaparece

Moradores do São João denunciam construção de muro sobre a calçada

ITAJAÍ

Moradores do São João denunciam construção de muro sobre a calçada

Portonave endurece regras e amplia punições para motoristas de caminhões

NAVEGANTES

Portonave endurece regras e amplia punições para motoristas de caminhões

Fort Atacadista vai inaugurar mais uma loja em Itajaí

ATACAREJO

Fort Atacadista vai inaugurar mais uma loja em Itajaí

Confusão na Vila Operária foi causada por morador bêbado e com ciúmes

Noite de domingo

Confusão na Vila Operária foi causada por morador bêbado e com ciúmes

Pescador é resgatado depois de se jogar no mar

Vendaval

Pescador é resgatado depois de se jogar no mar

Polícia investiga desaparecimento de casal

DESAPARECIDOS

Polícia investiga desaparecimento de casal

Moradores do São Vicente “prendem”  ladrão de cadeado

ITAJAÍ

Moradores do São Vicente “prendem”  ladrão de cadeado

Casal é baleado a caminho do trabalho

CAMBORIÚ

Casal é baleado a caminho do trabalho



Colunas Mais Lidas

Noivas

Coluna do Ton

Noivas

Saúde muda de comando em Itajaí

JotaCê

Saúde muda de comando em Itajaí

Anna Carolina responde Calinho Mecânico

JotaCê

Anna Carolina responde Calinho Mecânico

Climão do governador e PM

JotaCê

Climão do governador e PM

Respeito

Charge do Dia

Respeito

Debt Capital Market (DCM): como levantar capital para sua empresa via emissão de dívida

Diário do Investidor

Debt Capital Market (DCM): como levantar capital para sua empresa via emissão de dívida

Nova lei da saúde mental

Ideal Mente

Nova lei da saúde mental

“Coletiva de imprensa” foi só pra “amigos”

JotaCê

“Coletiva de imprensa” foi só pra “amigos”

Gatilhos emocionais: o que são e como identificá-los

Ideal Mente

Gatilhos emocionais: o que são e como identificá-los

Charge do dia

Charge do Dia

Charge do dia



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ENQUETE

Dia da Consciência Negra: como combater o racismo na nossa região?

Com a denúncia e punição de qualquer ato de racismo

Com a valorização da cultura afro-brasileira no dia a dia

Com conscientização e educação sobre igualdade racial nas escolas

Com políticas públicas de inclusão e reparação histórica

Não sei como resolver esse problema



TV DIARINHO


🛒✨ Tá sabendo da nova loja Fort Atacadista que inaugura em Itajaí no mês que vem? Será no bairro São ...



Podcasts

Fort Atacadista inaugura nova loja em Itajaí

Fort Atacadista inaugura nova loja em Itajaí

Publicado 19/11/2024 19:30




Especiais

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

AGRO

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

Aquecimento global

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

COP29

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia

Podcast

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia

Vale e outras mineradoras dão calote bilionário e afetam municípios de Minas Gerais e Pará

BRASIL

Vale e outras mineradoras dão calote bilionário e afetam municípios de Minas Gerais e Pará



Colunistas

Anna Carolina responde Calinho Mecânico

JotaCê

Anna Carolina responde Calinho Mecânico

Tudo Azul conscientização

Charge do Dia

Tudo Azul conscientização

Atuação apagada

Coluna Esplanada

Atuação apagada

SC Day coloca estado em nova fase avalia Fiesc

Coluna Acontece SC

SC Day coloca estado em nova fase avalia Fiesc

Lila e Wilson curtem Barcelona

Coluna do Ton

Lila e Wilson curtem Barcelona

A polêmica da escala 6 x 1 

De Olho no Fisco

A polêmica da escala 6 x 1 

Nova lei da saúde mental

Ideal Mente

Nova lei da saúde mental

Vice-campeão no oeste

Show de Bola

Vice-campeão no oeste

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Direito na mão

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Coluna Exitus na Política

O que há contra as palavras a ler?

Cardume de arraias e vitória do  Flamengo bombaram no DIARINHO

Na Rede

Cardume de arraias e vitória do Flamengo bombaram no DIARINHO

Carla e as meninas na Disney

Jackie Rosa

Carla e as meninas na Disney

Por que investir em FIIs?

Diário do Investidor

Por que investir em FIIs?

A reinvenção das “Camboriús”

Artigos

A reinvenção das “Camboriús”

Seja firme nas suas decisões

Mundo Corporativo

Seja firme nas suas decisões

Morte e ritos fúnebres no Itajaí antigo

Coluna Fato&Comentário

Morte e ritos fúnebres no Itajaí antigo




Blogs

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

A bordo do esporte

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

Difusora

Blog do JC

Difusora

Enquanto isso, no impresso...

Blog da Jackie

Enquanto isso, no impresso...

Posso tomar creatina?

Blog da Ale Francoise

Posso tomar creatina?

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯





Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação