Um grave acidente entre duas carretas seguido de incêndio interditou completamente a BR 101, no sentido sul, em Tijucas, na noite desta segunda-feira. A ocorrência foi registrada por volta das 21h, no km 168 da rodovia, e mobilizou um grande efetivo do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo a PRF, a colisão foi traseira e envolveu uma carreta Volvo, com placas de Campo Magro (PR), que transportava açúcar, e uma carreta Scania, de Criciúma, carregada com sucata metálica. Após ...
Segundo a PRF, a colisão foi traseira e envolveu uma carreta Volvo, com placas de Campo Magro (PR), que transportava açúcar, e uma carreta Scania, de Criciúma, carregada com sucata metálica. Após o impacto, a carreta Volvo pegou fogo.
Continua depois da publicidade
Quando os bombeiros chegaram ao local, o incêndio já estava em estágio avançado. As chamas atingiram completamente o compartimento de carga e o tanque de combustível da carreta que vinha atrás, enquanto o veículo da frente teve o fogo restrito à carga, com a cabine preservada.
Os bombeiros montaram uma operação complexa, com duas frentes de combate ao incêndio. Uma das linhas foi usada para evitar que o fogo se espalhasse, principalmente em direção ao segundo caminhão, enquanto a outra avançou diretamente sobre as chamas mais intensas.
Durante o combate, houve um momento crítico com a ocorrência do fenômeno conhecido como boil over, quando o combustível superaquece e pode se espalhar de forma repentina, aumentando o risco de explosão. Por segurança, a estratégia precisou ser ajustada, priorizando o resfriamento e a proteção do outro veículo.
Para conter o incêndio no tanque, os bombeiros utilizaram líquido gerador de espuma, técnica específica para ocorrências com combustíveis. Caminhões-pipa também foram acionados para garantir o abastecimento de água durante toda a operação.
A ocorrência foi atendida por equipes dos bombeiros de Tijucas, Itapema, Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos e Biguaçu, que atuaram no combate às chamas, no rescaldo e na estabilização da área.
Apesar da gravidade do acidente e da intensidade do fogo, os dois motoristas não se feriram.
Por conta do incêndio e da necessidade de remoção dos veículos, a BR-101 ficou totalmente bloqueada no sentido sul, o que provocou cerca de 9 quilômetros de fila. As duas faixas só foram totalmente liberadas por volta das 4h20 da madrugada desta terça-feira.