Prefeitura promete discutir melhorias com o porto (Foto: João Batista)
As condições da ciclovia e calçada no Caminho de Xinxiang, que dá acesso para os molhes da praia do Atalaia, em Itajaí, viraram motivo de cobrança por adequações e melhorias. O problema é que o passeio termina diretamente na entrada do estacionamento, sem nenhuma delimitação ou sinalização, deixando os usuários em risco em meio à movimentação de carros.
“Quando termina a via, pedestres e ciclistas ficam completamente vulneráveis, sem segurança alguma para acessar os molhes e para acessar a praia”, relatou um morador. “Não tem acostamento ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
“Quando termina a via, pedestres e ciclistas ficam completamente vulneráveis, sem segurança alguma para acessar os molhes e para acessar a praia”, relatou um morador. “Não tem acostamento para pedestre caminhar a partir do término da faixa segura. Acho que deveria ser avaliado, fazer algo ali que tenha alguma lógica”, completou.
Continua depois da publicidade
Ele contou que já pediu adequações para a Codetran, mas não teve retorno. O risco também é para os carros. Na semana passada, durante a noite, um motorista, por imprudência ou engano, errou a saída do estacionamento e invadiu a ciclovia, chegando a andar alguns metros no passeio até voltar pra rua.
Outra reclamação é que apenas em frente aos banheiros existe lombada na faixa de entrada do estacionamento, enquanto a via de saída não conta com o redutor de velocidade. O pedido é pra que a lombada seja ampliada pras duas faixas.
O caminho para os molhes ganhou calçada com acessibilidade e ciclovia em 2021, num trecho de 200 metros a partir da rotatória da rua Francisco Canziani. O acesso também recebeu um reforço estrutural no terreno contra a erosão, drenagem, iluminação e pavimento. Embora previstas, outras melhorias não avançaram na entrada do molhe.
Negociação com o porto
Prefeitura promete discutir melhorias com o porto
A Prefeitura de Itajaí informou que está ciente dos problemas no passeio e na lombada no caminho para os molhes. O município diz que vai negociar melhorias no local com a autoridade portuária, responsável pela gestão da área, visando garantir a passagem de pedestres e ciclistas com segurança.
Continua depois da publicidade
A Superintendência do Porto de Itajaí explicou que ainda não recebeu nenhum pedido da Codetran, mas ressaltou ter interesse em atender às melhorias e que espera pelo envio da demanda pelo município. O projeto deve ficar a cargo da secretaria de Urbanismo, com autorização do porto para as intervenções.
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.