TEMPO MALUCO
Se prepara: vem calorão, temporais de verão e frente fria em Itajaí
Bafão de até 35°C segue firme até sábado
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]
Se alguém estava esperando um refresco é melhor nem criar expectativa, ao menos até domingo. O calor segue firme em Itajaí nos próximos dias e vem acompanhado daquele combo clássico da estação: sol forte, abafamento e pancadas de chuva que aparecem do nada, principalmente no fim da tarde e à noite.
Entre esta quinta-feira e sábado, o cenário é o de sempre: começa bonito, esquenta bastante e, quando menos se espera, o tempo fecha. A circulação marítima junto com o calor favorece a formação de áreas de instabilidade, o que pode render temporais rápidos, mas fortes.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil alerta: há risco de tempestades de verão em curto período, com possibilidade de ventos fortes, queda de granizo, enxurradas e aqueles alagamentos pontuais que a gente já conhece bem.
As temperaturas continuam lá em cima, com máximas entre 32°C e 35°C. Ou seja: é água, protetor solar e paciência. O vento sopra fraco na maior parte do tempo, mas pode dar umas rajadas entre 25 e 35 km/h durante as trovoadas. No mar, nada de grandes sustos: ondas baixas, entre mar calmo e meio metro.
No domingo, aí sim o tempo muda de figura. Uma frente fria passa pela região, abaixa um pouco as temperaturas (ainda assim, a máxima fica perto dos 29°C) e aumenta as chances de chuva mais persistente, com céu mais fechado ao longo do dia. Não é frio, mas já ajuda a respirar melhor.
Segundo o coordenador interino da Defesa Civil de Itajaí, Rafael Catarina, o alerta é pra ficar ligado. “Com o aumento das temperaturas, sexta-feira e sábado tendem a ter aquelas tempestades típicas de verão, com chuva forte em curto espaço de tempo. A partir de domingo, uma frente fria intensifica a instabilidade e pode trazer chuva mais contínua”, explicou.
Ele reforça que há risco de ventos fortes, queda de árvores, postes e até destelhamentos. “As equipes estarão de prontidão, mas a gente pede que a população acompanhe os boletins oficiais e fique atenta aos pontos de alagamento já conhecidos na cidade”, completou.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.
