CULTURA POPULAR
Itajaí recebe o 2º Festival de Terno de Reis
Evento celebra o Dia de Reis e reúne grupos de Itajaí e região
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Itajaí recebe nesta terça-feira o 2º Festival de Terno de Reis a Caminho de Belém. A programação começa às 19h, na rua Hercílio Luz, em frente ao Museu Histórico, e reúne grupos de diferentes cidades catarinenses numa celebração da cultura popular ligada ao Dia de Reis.
O festival é organizado pelo grupo itajaiense "A Caminho de Belém" e marca a continuidade da iniciativa que começou em 2025, quando a primeira edição lotou o Mercado Público de Itajaí.
Continua depois da publicidade
Neste ano, o evento foi transferido para um espaço maior, com o objetivo de ampliar o acesso do público à manifestação cultural.
Participam do encontro os grupos Família Dias, de Blumenau; Estrela do Oriente, de Indaial; Os Reis Magos, de Luiz Alves; Mensageiro da Paz, de Navegantes, além do anfitrião A Caminho de Belém, de Itajaí. A proposta é valorizar a tradição dos Ternos de Reis praticada em diferentes municípios do vale, alto vale e litoral norte.
Segundo o coordenador do grupo "A Caminho de Belém" e idealizador do projeto, Djalma Gonçalves, o festival quer fortalecer a preservação da tradição e aproximar os grupos da comunidade local. A iniciativa também faz parte de uma série de apresentações de dezembro a janeiro de 2026, com passagens por casas, escolas, igrejas, festas e eventos privados.
Os Ternos de Reis usam versos e cantos para anunciar o nascimento de Jesus Cristo, tradição que, historicamente, acontecia nas madrugadas, com os grupos pedindo licença para entrar nas casas e levar mensagens de fé, prosperidade, paz e convivência. A manifestação cultural está ligada às heranças açorianas presentes na região desde o século 18.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
