DEFESA CIVIL EM ALERTA
Calor de 35°C pode terminar em temporal nesta terça
Alerta da Defesa Civil vale até quinta-feira e inclui risco alto para alagamentos, ventos e queda de árvores
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A antevéspera de Natal trouxe temperaturas nas alturas na região da Amfri. Segundo o Laboratório de Climatologia da Univali, Balneário Camboriú registrou 35°C na estação do bairro Nações. A mesma marca foi registrada em Brusque. Em Itajaí, a estação da Itaipava marcou 32°C e, em Camboriú, a estação do Salto dos Pilões apontou 32,9°C.
Com o calorzão que lotou as praias nesta segunda-feira, a previsão é de temporais no final da tarde de terça, quarta e quinta-feira. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o alerta para temporais entra em vigor a partir das 12h desta terça-feira e segue até às 20h de quinta-feira.
Continua depois da publicidade
O risco é considerado alto para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais em Balneário Camboriú e região. A orientação é que, em caso de temporal, a população busque abrigo longe de janelas, mantenha distância de árvores, placas e postes de energia, e jamais atravesse ou dirija em ruas alagadas, mesmo com veículos grandes.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos telefones 153, 199 ou (47) 99232-4928, no caso de Balneário Camboriú.
Calor intenso
Além dos temporais, a Defesa Civil também deu alerta para a ocorrência de calor intenso nas tardes desta semana. O desconforto térmico pode causar desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Para enfrentar o período com mais segurança, a Defesa Civil recomenda:
* Manter-se bem hidratado, ingerindo água ao longo do dia;
* Utilizar roupas leves e claras;
* Evitar a exposição direta ao sol, especialmente nos horários de maior calor;
* Optar por uma alimentação leve;
Continua depois da publicidade
* Ficar atento a sinais de desidratação e ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias;
* Redobrar os cuidados com grupos vulneráveis, como crianças, idosos e animais de estimação;
* Reduzir a prática de atividades físicas intensas durante os períodos mais quentes do dia.
Continua depois da publicidade
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
