A Chapecoense conheceu nesta semana a tabela de sua volta à Série A do Campeonato Brasileiro em 2026. A estreia da Chape será contra o Santos, na Arena Condá, entre os dias 28 e 29 de janeiro. Já na segunda rodada, o Verdão vai até o Rio de Janeiro visitar o Vasco. As 38 rodadas tiveram as suas datas-base divulgadas pela CBF nesta segunda-feira.
Devido às adequações do calendário do futebol brasileiro, a competição inicia já a partir de janeiro e até março irá intercalar as rodadas com os campeonatos estaduais. O atual campeão, Flamengo, ...
Devido às adequações do calendário do futebol brasileiro, a competição inicia já a partir de janeiro e até março irá intercalar as rodadas com os campeonatos estaduais. O atual campeão, Flamengo, estreia visitando o São Paulo no Morumbis. A Chape enfrentará o Rubro-Negro apenas na última rodada de cada turno. Além do time catarinense, as novidades no Brasileirão de 2026 são Remo, Coritiba e Athletico-PR, que subiram da Série B.
Continua depois da publicidade
Já o regulamento conta com algumas mudanças. No próximo ano, um atleta poderá disputar até 12 jogos por um clube e se transferir para outro time da Série A. Até 2025, o limite era de seis jogos.
Já a classificação para a Libertadores também mudou. Apenas cinco equipes vão se classificar para a competição continental via Brasileirão, sendo quatro para a fase de grupos e uma para a fase preliminar. A outra vaga na fase preliminar será do vice-campeão da Copa do Brasil, enquanto o campeão da competição também entra diretamente na fase de grupos da Libertadores.
Porém, se campeão e vice da Copa do Brasil tiveram vaga pra Libertadores de outra forma, a vaga que sobrar na fase preliminar volta a ser definida pela classificação do Brasileirão.
Nova camisa
Além da volta à elite do futebol brasileiro, 2026 também vai marcar 10 anos da tragédia aérea envolvendo a delegação da Chapecoense na Colômbia, em 2016. A Chapecoense lançou nesta semana a sua camisa 1 para a próxima temporada com listras verticais em verde e branco, em homenagem ao Atlético Nacional, cujos atos de solidariedade entraram para a história por estar envolvido diretamente na final que a Chape estava indo disputar. Desde a década de 70 o clube não tinha uma camisa listrada como seu uniforme principal para uma temporada.
A camisa foi lançada em um ensaio fotográfico com o ex-zagueiro Neto, sobrevivente da tragédia aérea. A pré-venda está disponível pela loja virtual do clube: www.lojadachape.com.br.