MISSÃO DE RESGATE
Queda de vaca em barranco mobiliza bombeiros por mais de seis horas em Porto Belo
Operação foi usada como exemplo para 17 alunos
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
O resgate de uma vaca mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar por mais de seis horas em Porto Belo na manhã de sábado. O animal, que pesava cerca de 350 quilos, estava desaparecido havia dois dias e foi encontrado em uma área de difícil acesso.
Os bombeiros foram acionados pelo dono da vaca, Gilberto Mendes. A equipe localizou o animal em um matagal nos arredores da avenida José Neoli Cruz. O local era de acesso complicado e a viatura não conseguiu se aproximar da área onde o bovino se encontrava.
Continua depois da publicidade
Os socorristas precisaram subir cerca de 500 metros de um morro e encontraram a vaca aproximadamente 15 metros abaixo de um barranco, o que levantou a suspeita de que ela tenha caído no local.
Devido à complexidade do salvamento, o chefe da equipe autorizou a presença de 17 alunos do curso de formação dos bombeiros, que puderam acompanhar a operação como aprendizado prático em técnicas de resgate em altura.
A ação começou por volta das 8h e durou cerca de seis horas. Foram utilizados três cabos de salvamento em altura, com uma pedra servindo como ponto de ancoragem. Durante o resgate, a vaca apresentava sinais vitais estáveis.
No entanto, ao final da operação, os bombeiros constataram que o animal não resistiu. A vaca não apresentava lesões visíveis. O corpo foi deixado sob a responsabilidade de Gilberto Mendes.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.
