RECONHECIMENTO
Águas de Penha recebe Troféu Responsabilidade Social da Alesc
Concessionária foi destaque entre empresas de médio porte pelas boas práticas ambientais e sociais
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A Águas de Penha foi premiada na 14ª edição do Troféu Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na última quarta-feira. A empresa venceu na categoria “Empresa de Médio Porte”, que reconhece organizações com boas práticas de governança, sustentabilidade e responsabilidade social. Esta é a quarta vez que concessionárias da Aegea SC recebem a premiação, as três anteriores foram conquistadas pela Águas de São Francisco do Sul.
O prêmio avalia indicadores de desenvolvimento econômico, desempenho ambiental e balanço social, destacando empresas que investem em infraestrutura, preservação ambiental e ações de impacto social. Além do troféu, as concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Bombinhas e Águas de Camboriú receberam o Certificado de Responsabilidade Social 2024 da Alesc, que reconhece a transparência e as boas práticas de gestão.
Continua depois da publicidade
“São quatro edições: três em São Francisco do Sul e uma em Penha. Isso mostra que estamos no caminho certo. Seguiremos promovendo inclusão sanitária, respeito à diversidade e responsabilidade social e ambiental, beneficiando muitas pessoas e distribuindo prosperidade, que é o propósito do nosso trabalho”, celebrou a diretora-presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb.
Entre os principais destaques da concessionária está o sistema de esgoto de Penha, que busca melhorar a balneabilidade das praias, impulsionar o turismo e valorizar o setor imobiliário, com impacto estimado de até 14% nos indicadores locais.
A empresa também se destaca no uso de energia limpa e renovável. Desde 2021, ao ingressar no mercado livre de energia, passou a utilizar fontes como eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas para abastecer suas operações.
Outro ponto forte é o controle de perdas de água, mantido com um Plano de Ação contínuo. O índice de perdas da Águas de Penha em 2024 foi de 27,3%, abaixo das médias estadual e nacional. As ações incluem simulações hidráulicas, substituição de hidrômetros e ramais, instalação de macromedidores, geofonamento, monitoramento 24 horas pelo Centro de Operações Integradas (COI) e capacitação constante da equipe.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
