A surfista itajaiense Valentina Zanoni fechou o Circuito Catarinense de base com um feito histórico na última sexta-feira. Em um único dia, ela foi campeã da última etapa do ano e do ranking da temporada em três categorias diferentes no feminino: sub-14, sub-16 e sub-18.
Valentina disputou as três finais com uma atuação impecável no mar da Joaquina, em Florianópolis. Além de voltar para casa com vários troféus de campeã da etapa e do circuito, ela ainda teve a maior ...
Valentina disputou as três finais com uma atuação impecável no mar da Joaquina, em Florianópolis. Além de voltar para casa com vários troféus de campeã da etapa e do circuito, ela ainda teve a maior nota da competição, com uma esquerda de backside com três manobras fortes, que lhe rendeu um 9,25.
Continua depois da publicidade
O histórico de Valentina em 2025 mostra o tamanho do seu domínio no estado. Das cinco etapas em que participou no Catarinense de base, ela foi campeã 10 vezes, teve um segundo e um quarto lugar, somando todas as categorias.
Valentina também brilhou em nível nacional ao conquistar o título brasileiro sub-14 neste ano, ao vencer a etapa única realizada em maio em Porto de Galinhas (PE). Com isso, ela se classificou para integrar a seleção brasileira júnior que vai disputar o Mundial da ISA em 2026. Treinada por Jonatan Busetti, Zanoni disputou ainda etapas de competições profissionais para ganhar experiência e fez viagem internacional com o mesmo objetivo.
“Para a próxima temporada pretendemos passar um tempo fora do Brasil para evoluir ainda mais o surfe dela e correr campeonatos em outros países também. No tempo em que estivermos no Brasil ela correrá o brasileiro de base e eventos WQS e brasileiro profissional”, destaca Beatriz Gusson, mãe e empresária da atleta.