OFF LINE
Wifi grátis tá funcionando meia boca em Itajaí
Furto de fios, rompimento de cabos e problemas em equipamentos estão entre principais causas
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O programa Wifi Livre, de internet grátis em locais públicos de Itajaí, está com interrupções e pontos sem funcionar. Os problemas foram alvo de requerimento pela vereadora Hilda Deola (PDT), na Câmara de Vereadores, que solicitou informações sobre o sistema, incluindo locais sem antenas na Praia Brava.
A prefeitura diz que monitora o funcionamento da rede e que está trabalhando pra resolver os problemas. Em Itajaí, são mais de 200 pontos de acesso gratuito à internet. Eles estão distribuídos em órgãos públicos, pontos turísticos, avenidas, praças e praias.
Continua depois da publicidade
Na região do Mercado Público e na avenida Beira Rio, houve relatos de que a conexão estava sofrendo com interrupções, prejudicando moradores e turistas. Já na orla da Praia Brava, dos oito pontos da rede, apenas um estaria funcionando. A situação motivou os questionamentos na Câmara.
A vereadora explica que o objetivo é verificar como está o serviço na cidade e cuidar do dinheiro público usado pra custear o projeto. “Desde fevereiro de 2025, o município estaria arcando com o pagamento de oito pontos na Praia Brava, ainda que apenas um esteja em uso, configurando possível pagamento indevido por serviço não prestado”, denunciou.
Manutenção
Em nota, a prefeitura diz estar ciente das interrupções no sistema e que está trabalhando para solucioná-las. “As interrupções são causadas principalmente pelo furto de fios, rompimento de fibras ou ocorrências adversas relacionadas, por exemplo, ao poste ou estrutura na qual os aparelhos estão fixados”, explica.
Sobre as falhas da rede na Praia Brava, a prefeitura informou que sete pontos tiveram cabos de fibra rompidos e equipamentos furtados. “O tempo de manutenção neste caso foi maior devido à morosidade no acesso às torres dos guarda-vidas, onde os equipamentos estão localizados”, ressalta.
A previsão é que os pontos na Brava voltem ao normal nesta semana. Já o sistema no entorno do Mercado Público está operando normalmente. “A secretaria municipal de Tecnologia faz o monitoramento diário e em tempo real do funcionamento desse sistema, solicitando sempre que necessário a manutenção por parte da empresa prestadora do serviço”, completou.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
