A medida começou a vigorar em novembro, mas teve pouca divulgação por parte da unidade hospitalar – o Marieta confirmou a ampliação apenas em seu site oficial. O horário de visitas segue sendo das 14h às 19h, diariamente, para hospitalizados nas clínicas e no alojamento da unidade.
Continua depois da publicidade
A medida destinada aos pacientes do SUS equipara o número de visitas aos hospitalizados via convênios particulares – e estes seguem, entretanto, com horário maior, das 9h às 19h. Para ambos os sistemas são permitidas duas visitas de familiares ou amigos por vez.
A ampliação do horário se deu após intermediação da vereadora Hilda Deolla (PDT), que informou ter sido cobrada durante este ano por familiares de pacientes. Como forma de pressão, Hilda elaborou ofícios para a direção do hospital, na pessoa da diretora-geral, irmã Simone Santana, e do diretor administrativo, Eduardo Salvaya.
O mesmo ofício foi encaminhado à Secretaria de Saúde de Itajaí. “Não fazia sentido a Unimed ou demais convênios particulares terem mais visitas do que os pacientes do SUS”, informou Hilda. “O Marieta não permitia nem o revezamento dos visitantes, o que agora foi autorizado, e isso é questão de humanização e isonomia”, detalhou ela, agradecendo à direção do hospital por atender seu pleito.
A parlamentar reforçou que são justamente os pacientes do SUS, sistema público, que precisam ter flexibilizado o acompanhamento familiar. Hilda encaminhou o pedido em 21 de outubro e recebeu a confirmação da ampliação de horário na segunda semana de novembro.
Por conta da medida, o Marieta atualizou os horários em seu portal na internet, os quais podem ser acessados pelo link https://www.hospitalmarieta.org.br/horario-de-visita.
UTI com duas visitas diárias
Em resposta à parlamentar, os diretores confirmaram que iriam atender ao requerimento de Hilda visando “adequação às necessidades da comunidade”. O hospital, entretanto, reforçou que é alta a demanda do SUS e que, atualmente, 93% das internações se dão através do Sistema Único de Saúde.
Além dos horários para internações via SUS ou particular, o Marieta também autoriza duas visitas diárias na UTI adulto (das 15h30 às 16h e das 19h30 às 20h). Os pacientes, nesse caso, precisam chegar 30 minutos antes. No pronto socorro é autorizada uma visita por 15 minutos, com horários fixos às 16h e às 21h. Também é autorizada uma visita pastoral para clínicas, alojamento e UTI, em horários detalhados no portal.