A comitiva com representantes da Amfri na missão oficial à China voltou na terça-feira, trazendo na bagagem propostas de soluções inovadoras pro urbanismo e mobilidade na região. Entre as principais novidades está um acordo de cooperação firmado entre Itajaí e a cidade de Linyi, assinado pelo prefeito de Itajaí e presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amfri (CIM-Amfri), Robison Coelho (PL).
A parceria abre perspectivas de investimentos para o setor logístico em Itajaí e região, que já é polo de transporte, armazenagem e serviços pela presença dos portos e empresas da cadeia produtiva ...
A parceria abre perspectivas de investimentos para o setor logístico em Itajaí e região, que já é polo de transporte, armazenagem e serviços pela presença dos portos e empresas da cadeia produtiva do setor. O intercâmbio prevê troca de experiências técnicas, aproximação entre setores produtivos e análise de projetos conjuntos que impulsionem a modernização urbana.
Continua depois da publicidade
“A missão foi um sucesso, contato de alto nível, e sobretudo esse acordo com Linyi, que é referência mundial em logística e planejamento urbano. Com cerca de 10 milhões de habitantes, apresentou modelos eficientes de crescimento, mobilidade e infraestrutura que podem contribuir diretamente para os projetos estruturais em andamento em Itajaí”, destacou o secretário municipal de Urbanismo, João Paulo Kowalsky.
A Missão Internacional China 2025 foi promovida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com a Amfri e o CIM-Amfri. A programação incluiu presença na China Hi-Tech Fair, a maior feira de tecnologia e inovação da China, além de visitas técnicas e reuniões estratégicas. O foco foi na troca de experiências e no conhecimento de práticas de governança, planejamento urbano e tecnologia que podem ser aplicadas na região de Itajaí.
As inovações poderão estar nos avanços no Programa de Mobilidade Integrada Sustentável da Amfri (Promobis), que prevê o túnel imerso entre Itajaí e Navegantes e o sistema de transporte regional com ônibus elétrico. Em Navegantes, o prefeito Liba Fronza destacou as alternativas que conheceu pra melhorar a segurança, como as tecnologias com uso de robôs e inteligência artificial.
“São ideias e sugestões que daqui a pouquinho a gente consegue talvez implantar em nossa cidade. Fico pensando no monitoramento da nossa orla, a questão da segurança e o autoatendimento em muitos serviços que a prefeitura pode prestar”, comentou.
Além dos prefeitos de Itajaí e Navegantes, integraram a missão os prefeitos Joel Soares (MDB), de Ilhota; Leonel Pavan (PSD), de Camboriú; e Tiago Baltt (MDB), de Balneário Piçarras; e ainda o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst (MDB). Pela Amfri, viajaram o secretário-executivo, Daniel Cecílio Neves, e o diretor-executivo do CIM-Amfri, Jaylon Jander Cordeiro da Silva.