EDUCAÇÃO
Nova ferramenta promete ajudar na matrícula on-line dos alunos da rede pública de Itajaí
Começam nesta segunda-feira as matrículas do 1° ano Ensino do Fundamental
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
As matrículas para as turminhas do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Itajaí começam nesta segunda-feira. Pensando em facilitar o processo da matrícula e evitar filas nas unidades de ensino, a secretaria de Educação lançou, no sábado, uma plataforma on line para matrículas.
Num primeiro momento, o sistema é direcionado para as crianças que saem da Educação Infantil e vão para o Fundamental em 2026. A plataforma receberá as matrículas a partir desta segunda-feira, às 9h, e segue até as 18h de quarta-feira. O processo poderá ser todo acompanhado pela ferramenta.
Continua depois da publicidade
Para acessar o sistema, os pais e responsáveis precisam entrar no site da secretaria de Educação e clicar na opção “Portal de Matrículas” . Na nova aba, é preciso selecionar o botão “Clique aqui para começar” e inserir o CPF do aluno. Feita essa etapa, basta preencher com os dados solicitados, como e-mail, telefone e anexar os documentos pedidos.
Quem preferir ou precisar, também pode fazer a matrícula presencialmente em uma das unidades de ensino de Itajaí. Lembrando que o prazo para matrícula no primeiro ano do Ensino Fundamental vai até as 18h de quarta-feira.
Direcionamento de vagas
Para os pequenos que frequentaram a Educação Infantil na rede municipal em 2025, a secretaria de Educação montou um direcionamento das vagas para garantir que o maior número de estudantes esteja dentro das salas de aula. Cada criança já foi pré-matriculada automaticamente na escola mais próxima da unidade em que estudou neste ano.
Caso necessário, o responsável pode solicitar a transferência de escola ou período entre os dias 26 e 27 de janeiro de 2026.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.
