BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Adolescentes pilotam jet-skis e Marinha some da Barra Sul
Denunciantes dizem que até crianças estavam pilotando as motos; telefone da Capitania estava off
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A farra dos jet-skis na orla da Barra Sul, em Balneário Camboriú, virou caso de polícia neste fim de semana. Segundo banhistas que curtiram o sábado em lanchas ancoradas na região, adolescentes – e até crianças – estariam pilotando as motos aquáticas, muitas vezes em alta velocidade.
As manobras perigosas assustaram quem queria aproveitar o mar de boa. “Os jets passam costurando no meio das lanchas, a toda velocidade. É perigoso até entrar na água com tanta imprudência”, relatou um dos denunciantes ao DIARINHO.
Continua depois da publicidade
Pra piorar, ele afirmou que tentou acionar a fiscalização da Marinha, mas os telefones estavam todos desligados. “Liguei pra todos os números e até mandei mensagem no WhatsApp. Ninguém atendeu. Está uma vergonha essa falta de fiscalização. Estão alugando jet até pra quem não tem habilitação”, detonou.
A Polícia Militar informou que intensificou a fiscalização na praia de Laranjeiras e na Barra Sul, com apoio da PM Ambiental. As guarnições atuaram pra orientar os condutores e reforçar medidas de segurança. Em outubro, a PM já tinha fechado um serviço clandestino de aluguel de jet em Laranjeiras.
A Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, responsável pela fiscalização marítima na região, não respondeu até o fechamento da matéria sobre a denúncia de que não estaria atendendo no fim de semana.
O órgão costuma divulgar que incentiva denúncias de irregularidades, mas reforça que só atende casos relacionados à segurança da navegação. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 185 (emergências no mar), pelo (47) 99182-2012 (contato da Capitania de Itajaí) ou pelo e-mail (delitajai.ouvidoria@marinha.mil.br).
A última fiscalização divulgada pela Marinha foi em 24 de outubro, em Laranjeiras, após denúncias de jets circulando na área de banhistas.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
