FÓRMULA 1
Brasileiro bate na primeira volta em corrida vencida por Lando Norris
Gabriel Bortoleto abandonou o GP de São Paulo pouco depois da largada
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
O final de semana da Fórmula 1 em Interlagos foi perfeito para o piloto inglês Lando Norris, da McLaren. Largando na pole, ele foi o campeão do Grande Prêmio de São Paulo na tarde deste domingo, e ampliou a liderança para encaminhar o seu primeiro título mundial. O tetracampeão Max Verstappen deu show, largou dos boxes da RBR, mas chegou ao pódio na terceira posição, atrás ainda de Kimi Antonelli, da Mercedes.
A decepção ficou para o brasileiro Gabriel Bortoleto. Em sua estreia em casa, o piloto da Sauber bateu na primeira volta e teve que abandonar a corrida. O acidente aconteceu na tentativa de ultrapassar o canadense Lance Stroll, que prensou Bortoleto contra o muro e o seu carro acabou rodando após um leve toque.
Continua depois da publicidade
Bortoleto já havia se envolvido em um acidente grave na corrida sprint no sábado, quando bateu a uma velocidade de 339 km/h. Por sorte, o brasileiro não se machucou e conseguiu ir para a pista no domingo, porém a sua equipe teve que reconstruir o seu carro em menos de 24 horas e ele também largou dos boxes.
A corrida sprint também foi vencida por Norris. Com isso, ele abriu uma vantagem de 24 pontos na classificação para o companheiro de equipe Oscar Piastri, que chegou em quinto no GP de São Paulo. Max Verstappen é o terceiro, com 49 pontos a menos que Norris.
O holandês teve que largar dos boxes e fez uma corrida de recuperação impressionante, chegando a liderar a prova por poucas voltas. Ao fazer o seu último pit stop, ele retornou em quarto, ultrapassou George Russel, da Mercedes, mas não conseguiu roubar a segunda posição do italiano Kimi Antonelli, que apesar da pouca experiência se defendeu bem dos ataques do tetracampeão para garantir o segundo lugar.
A próxima corrida será no dia 23 de novembro, no GP de Las Vegas. Ainda faltam três corridas para o fim da temporada e um total de 83 pontos ainda podem ser conquistados.
Anderson Davi
Anderson Davi; jornalista no DIARINHO, formado pela Univali, com atuação na editoria de Esportes.
