Fórmula 1
GP de São Paulo terá estreia de Bortoleto e quatro pilotos brigando pelo título
Corrida acontece no domingo, às 14h, mas prova sprint de sábado também vale pontos
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
Quatro pilotos chegaram ao Brasil para o Grande Prêmio de São Paulo brigando pelo título mundial da Fórmula 1. Além da corrida marcada para domingo, às 14h, em Interlagos, o sábado terá ainda a corrida sprint, às 11h, que soma pontos para a classificação. O final de semana também será especial para o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, que pela primeira vez vai disputar o GP de São Paulo.
Em sua primeira temporada na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto vai quebrar um jejum de oito anos sem um brasileiro disputando a corrida em Interlagos. O último foi Felipe Massa, em 12 de novembro de 2017. Massa estava prestes a se aposentar da Fórmula 1 e ficou na sétima colocação naquele ano, pilotando uma Williams.
Continua depois da publicidade
Já Bortoleto sofre com um ano irregular da Sauber, penúltima colocada no ranking de construtores. O brasileiro está na 19ª posição com 19 pontos, enquanto seu companheiro de equipe, o alemão Nico Hülkenberg, é o nono com 41 pontos e um pódio.
Vencedor da última prova no México, Lando Norris, da McLaren, assumiu a ponta do mundial de pilotos com 357 pontos, apenas um ponto à frente do companheiro de equipe Oscar Piastri. O atual tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, segue na disputa pelo penta, com 321 pontos, enquanto George Russell, da Mercedes, tem chances matemáticas com 258 pontos.
O GP de São Paulo é a 21ª de 24 corridas na temporada. Além dos 25 pontos para o campeão da etapa, ainda tem 8 pontos para o vencedor da corrida sprint de sábado. Nas três corridas restantes, outros 83 pontos poderão ser somados, o que faz com que o cenário possa ser alterado até o fim do ano e os pontos somados em solo brasileiro decisivos para o título.
Anderson Davi
Anderson Davi; jornalista no DIARINHO, formado pela Univali, com atuação na editoria de Esportes.
