A nova queridinha do mercado imobiliário se prepara para discutir o futuro da sua expansão. Depois de liderar as vendas de imóveis novos no país, a cidade vai colocar em pauta a revisão do Plano Diretor, documento que define como e onde ela pode crescer.
A discussão acontece em Porto Belo, no litoral norte, que vive uma fase de crescimento acelerado e vem atraindo investidores de todo o Brasil. A Câmara de Vereadores marcou para a próxima quinta- ...
A discussão acontece em Porto Belo, no litoral norte, que vive uma fase de crescimento acelerado e vem atraindo investidores de todo o Brasil. A Câmara de Vereadores marcou para a próxima quinta-feira, dia 30, uma audiência pública para apresentar dois projetos de lei complementar que tratam da revisão do plano. A reunião será aberta ao público e transmitida pelo YouTube e Facebook da Câmara.
Continua depois da publicidade
Os textos em análise são os PLC 011 e 012/25. Um cria o novo Plano Diretor de Gestão e Desenvolvimento Territorial; o outro define o zoneamento urbano, com as regras de uso e ocupação do solo.
De acordo com o assessor jurídico da Câmara, Carlos Roberto de Souza, as mudanças atualizam pontos do Código Urbanístico, de 2011, e seguem o Estatuto da Cidade, que exige revisão a cada dez anos. Os projetos foram elaborados após oficinas conduzidas pela prefeitura em 2023, ouvindo moradores e entidades da cidade.
O vereador Rodrigo Borba (União), presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas, explica que as alterações são pontuais e não mexem nas regras de altura dos prédios do Centro. “O debate foi amplo com entidades e moradores. A ideia é ajustar detalhes técnicos, sem mudar o perfil da cidade”, disse.
A revisão vem num momento em que Porto Belo desponta como um dos principais destinos do mercado imobiliário brasileiro. Dados da DWV Inteligência de Mercado mostram que o município movimentou R$ 1,54 bilhão em Valor Geral de Vendas (VGV) nos últimos 90 dias — o maior resultado do país no período.
Cercada por Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Florianópolis, todas no ranking das cidades com maior valorização do metro quadrado, segundo o FipeZap, Porto Belo vem aproveitando o embalo. A combinação de praias com águas cristalinas, turismo náutico e projetos de revitalização da orla de Perequê vem impulsionando o interesse do setor.
Com o mercado aquecido, a audiência pública sobre o Plano Diretor deve movimentar o debate sobre como equilibrar o avanço da construção civil com a preservação ambiental e o planejamento urbano. A audiência é uma das últimas etapas antes da votação em plenário.