ITAJAÍ
Praça da Beira Rio perde único radar para controle de velocidade dos carros
Codetran retirou controlador de velocidade dos arredores da maior praça de Itajaí
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]





O entorno da praça Genésio Miranda Lins e da pista de skate da avenida Beira Rio, no bairro Fazenda, em Itajaí, ficou sem o controle eletrônico de velocidade para os veículos que passam na via. A lombada eletrônica instalada há anos no local foi retirada pela Codetran, que alegou baixa incidência de infrações para justificar a desativação do equipamento onde centenas de famílias fazem a travessia entre um lado e o outro da avenida.
Com a retirada, motoristas que circulam pela área não estão mais sujeitos a fiscalização automática de velocidade. A praça reúne famílias nas quadras de areia, no parquinho e na pista de skate, principalmente nos fins de semana e no período da noite.
Continua depois da publicidade
Luciano Rebelo, morador da Fazenda que frequenta a praça com o filho skatista, é contra a retirada do equipamento. “Eu acho que eles deveriam deixar, porque com certeza haveria mais respeito aos pedestres e à travessia”, opinou.
Carlos César Pereira, especialista em gestão e segurança de trânsito, também considera equivocada a retirada do equipamento da Beira Rio. “Eu não sei qual foi o critério que a Codetran usou para a retirada, mas ali é um ponto extremamente importante para ter o equipamento. É um ponto que apresenta risco, com travessia de pedestres e grande movimentação de veículos. Era o melhor local para ser feita a colocação desse equipamento, porque ele é um redutor de velocidade, e ali existe a travessia de pedestres, principalmente de crianças. O radar não pode ser colocado só com o objetivo de arrecadar”, criticou César.
O ex-coordenador da Codetran, Robson Costa, procurou o DIARINHO para informar que o equipamento foi instalado no período em que ficou à frente da coordenadoria de trânsito e auxiliou inúmeras pessoas na travessia. “São milhares de pessoas que passam ali no final de semana e a única segurança deles é o redutor eletrônico de velocidade, que agora foi retirado para instalar onde ele dê “lucro”. Lá ao lado da praça do Santa Regina também retiraram o equipamento, outro local com muita gente atravessando. Outro local que retiraram e acho tão grave quanto o da Beira Rio, é na frente do colégio Francisco de Paula Seára. Tiraram da frente de uma escola para instalar sei lá onde. Deveriam rever isso e pensar um pouco antes de agir. A Codetran é um órgão técnico e não pode tomar atitudes sem nenhum embasamento”, alegou.
Leandro Ferreira, atual coordenador da Codetran, justificou a mudança alegando que o equipamento não gerava muitas notificações, o que supostamente indicaria que não há desrespeito à velocidade máxima permitida no local. “Como não havia aumento significativo de velocidade e o radar não gerava notificações, optamos por uma faixa elevada, que tem efeito físico direto e, por si, vai reduzir a velocidade dos veículos”, defendeu. Ainda não há data para a lombada física ser instalada.
Radar foi levado para a Caninana
O equipamento retirado dos arredores da praça foi levado para a avenida Irineu Bornhausen, a Caninana, pertinho da panificadora Lusitana. “Lá, os pedestres estavam com dificuldades para atravessar, mas não há como instalar redutores físicos por causa da movimentação de carretas e da presença de guias rebaixadas”, afirmou Leandro.
As mudanças, segundo ele, estão em fase de “testes e adaptação”. A fiscalização com aplicação de multas deve começar somente em novembro. “Esse tempo serve para que os motoristas se adaptem à nova configuração”, completou.
Continua depois da publicidade
O vice-prefeito Rubens Angioletti, em entrevista ao DIARINHO nesta quarta, disse que a retirada do radar no entorno da praça pode ser repensada.
Itajaí conta com 42 pontos de radares eletrônicos em operação. A Codetran considera a possibilidade de adicionar mais 10 lombadas eletrônicas a partir de 2026.
O contrato atual com a Focalle Engenharia Viária tem vigência até fevereiro de 2028, com possibilidade de aditivo de 25% a partir de janeiro de 2026.
Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade
Radar da ANI mudou de lugar
Outra mudança na avenida Beira Rio foi a realocação da única lombada eletrônica que restou na avenida. O equipamento, que antes ficava em frente à Associação Náutica de Itajaí (Ani), foi transferido para a frente das escolas Anglo e Unificado Kids. “As pessoas passavam pela lombada e voltavam a acelerar. Com o radar mais próximo às escolas, garantimos mais segurança para quem atravessa”, defendeu Leandro.
O radar, a partir de agora, registrará infrações a partir dos 40 km/h. O objetivo, segundo ainda Codetran, é forçar a real diminuição da velocidade em pontos que a coordenadoria considera sensíveis na avenida.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"