A fábrica da Azimut Benetti em Itajaí, a única do grupo fora da Itália, passa por uma transição na gestão. O processo é conduzido pelo diretor-executivo global da empresa, o italiano Marco Valle, que está em Itajaí. O grupo é líder mundial na fabricação de iates de luxo.
A mudança se dá em razão da saída do diretor-executivo Francesco Caputo e do diretor comercial Gustavo Hoffmann. O grupo quer fazer uma transição estruturada e consolidar a integração ...
A mudança se dá em razão da saída do diretor-executivo Francesco Caputo e do diretor comercial Gustavo Hoffmann. O grupo quer fazer uma transição estruturada e consolidar a integração da equipe local com a da matriz italiana.
Continua depois da publicidade
A troca deve marcar uma nova fase da empresa, que tem planos de expansão em Itajaí, considerando que a fábrica é estratégica para os negócios no Brasil. Na transição, as operações comerciais serão acompanhadas por outro italiano, representante da Azimut no Brasil.
Em entrevista para a revista Náutica, Marco Valle falou que há possibilidade de que o novo CEO da Azimut em Itajaí seja um brasileiro. Enquanto se espera pelo novo nome, o atual diretor-financeiro da Azimut no Brasil, Andrea Consolini, responde pela direção executiva em Itajaí. “Nossa equipe acredita que o próximo CEO virá do Brasil e terá um papel muito importante, porque nosso objetivo aqui é desenvolver e preparar a equipe local para assumir responsabilidades maiores”, disse Valle na entrevista.
O planejamento do grupo em Itajaí prevê a ampliação do estaleiro em quase quatro mil metros quadrados de área construída, com nova área de testes, cais com 80 metros de comprimento, rampa, atracadouro e novos equipamentos para movimentação de embarcações, além de um novo prédio administrativo.
A expansão física prepara a fábrica pra virar uma unidade estratégica, tanto para o mercado interno quanto para exportações, e com o desenvolvimento de embarcações 100% brasileiras.
A fábrica em Itajaí atua na produção de embarcações entre 51 e 100 pés. Um dos destaques é o Azimut 25 Metri, lançado durante o Marina Itajaí Boat Show, em julho, com procura por clientes de outros países.
Marco Valle adiantou que, nos próximos cinco anos, dois novos produtos serão criados aqui. A aposta é no crescimento do mercado náutico brasileiro, estimulando a produção local em Itajaí para atender às novas demandas.