REPAGINADA
DIARINHO impresso está de cara nova nesta quinta-feira
Outubro começa com a novo projeto gráfico no único diário de Itajaí e região
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Quem abrir o DIARINHO impresso desta quinta-feira encontrará um jornal moderno, diferente e antenado com as tendências mundiais de diagramação. O novo projeto gráfico do DIARINHO, assinado pelo experiente jornalista César Valente, atualiza a apresentação do jornal, que mantinha o mesmo visual há mais de uma década.
“Todos os jornais, de tempos em tempos, atualizam sua apresentação, seu desenho gráfico. O projeto que o DIARINHO estava utilizando foi criado em 2013. E por melhor que tenha atendido às necessidades do jornal quanto à clareza, legibilidade e hierarquia visual, 12 anos é bastante tempo e num mundo em constante mudança, certamente caberia uma nova “arrumação” da casa, experimentar uma roupinha nova”, comentou o criador.
Continua depois da publicidade
CLIQUE AQUI E VEJA A NOVA CARA DO DIARINHO
Segundo César, os princípios que orientaram o redesenho do DIARINHO, na sua essência, são os mesmos que levaram à criação do desenho anterior. “O que se procurou foi modernizar a estrutura de módulos, dar mais ênfase a alguns elementos, como os títulos, para aprimorar a hierarquia visual e reexaminar a tipologia e os corpos dos textos, para ampliar a legibilidade”, explicou.
Um dos detalhes da nova diagramação é que a contracapa, um espaço nobre de um jornal impresso, será ocupada pelos assuntos mais quentes do dia, assim como a página 3, onde o leitor encontrará as notícias da região da Amfri. A editoria Bons Negócios traz as tendencias de mercado e as oportunidades oferecidas por empresas da nossa região.
As colunas do DIARINHO estão de cara nova, com fotografia recente de quem assina a coluna e novo formato dos textos e imagens.
Com inspiração em tabloides ingleses e alemães, César buscou resgatar em sua criação a rotina de folhear com prazer o jornal impresso, navegando por suas páginas para conferir os destaques diários da região. “É uma experiência sensorial única, que a escassez de títulos no mercado ajuda a tornar mais especial: por isso, é importante que o design do jornal impresso valorize essa vivência, seja visualmente agradável e permita acesso a seu conteúdo de maneira agradável e sem dificuldades”, pontua César.
Para a diretora do DIARINHO, Samara Toth Vieira, a mudança busca aproximar ainda mais o leitor das páginas do jornal, com mais cores, textos mais curtos e objetivos, com base em fontes confiáveis de informação, reforçando a credibilidade do DIA-RINHO. “A ideia é dar uma revigorada no prazer único de folhear o DIARINHO,” explica.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"