A gerência de Produtos e Serviços de Saúde da Vigilância Sanitária de Itajaí apreendeu medicamentos como tirzepatida e semaglutida em clínicas especializadas em estética e emagrecimento. Os remédios indicados para tratar diabetes tipo 2 estariam sendo utilizados com a promessa de emagrecimento. A operação foi motivada por denúncias recebidas pelo órgão.
A fiscalização se concentrou na comercialização e aplicação de medicamentos destinados a pessoas com diabetes, mas que, por inibirem o apetite, vêm sendo usados irregularmente para emagrecer. Durante ...
A fiscalização se concentrou na comercialização e aplicação de medicamentos destinados a pessoas com diabetes, mas que, por inibirem o apetite, vêm sendo usados irregularmente para emagrecer. Durante a ação, foram apreendidos os remédios em dois estabelecimentos no centro de Itajaí, além de cosméticos vencidos e medicamentos injetáveis com falhas de rotulagem e prescrição.
Continua depois da publicidade
Segundo Silvio Schaadt, diretor da Vigilância Sanitária de Itajaí, o órgão investigava os casos há mais de um mês, com base em denúncias que incluíam prints de anúncios feitos nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Ele explicou que clínicas de estética não têm autorização para prescrever, armazenar ou aplicar medicamentos de uso controlado.
Mesmo que haja médicos envolvidos por meio de teleconsultas, os procedimentos feitos nessas clínicas são considerados irregulares. A Vigilância reforça que, embora a telemedicina seja legal, médicos não podem indicar locais para compra ou aplicação de remédios, pois isso fere a liberdade do paciente e pode configurar conflito de interesses.
Tirzepatida e semaglutida não têm venda liberada. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a exigir retenção da receita médica para aquisição desses remédios. A medida busca conter o uso indiscriminado, garantir prescrição correta e evitar riscos à saúde.
As ações buscam garantir que os serviços de saúde e estética sigam as normas legais e sanitárias, protegendo a população contra práticas ilegais e uso indevido de substâncias controladas.