O sistema de abastecimento de água em Itajaí e Navegantes segue em recuperação neste sábado, informou o Semasa. A pressão da rede segue abaixo do normal e imóveis em regiões altas ou sem caixa d’água devem enfrentar dificuldades.
As áreas mais afetadas são centro, Fazenda, Praia Brava, Nossa Senhora das Graças e Murta. Muitas bombas de recalque que enviam água para as partes mais elevadas da cidade não estão recebendo vazão ...
As áreas mais afetadas são centro, Fazenda, Praia Brava, Nossa Senhora das Graças e Murta. Muitas bombas de recalque que enviam água para as partes mais elevadas da cidade não estão recebendo vazão suficiente para operar.
Continua depois da publicidade
Os reservatórios começaram a mostrar sinais de melhora por volta das 10h. A estação de tratamento de São Roque estava com 49% da capacidade, a do Arapongas com 57%, o Morro da Cruz com 27% e Cabeçudas com 38%.
O Semasa orienta que a população economize água durante o fim de semana. Atividades como lavar roupas, carros e calçadas devem ser adiadas. A prioridade é manter a hidratação, a higiene pessoal e o preparo de alimentos.
O problema no sistema foi causado pelo rompimento de uma adutora na avenida Doutor Reinaldo Schmithausen, no bairro Salseiros, na quinta-feira. O conserto exigiu a parada do tratamento na principal estação de Itajaí e atravessou a madrugada de sexta-feira.
Equipes adicionais também foram mobilizadas para adequações da nova estação de tratamento que está em construção. A previsão é que a unidade acrescente 250 litros de água potável ao sistema em 2025 e mais 250 litros em 2026.