Podem ser inscrever no edital empresas e entidades especializadas, até às 9h do dia 29 de setembro, quando será a abertura da sessão eletrônica. As inscrições são somente pela plataforma BNC (https://bnccompras.com). Após o prazo, o edital seguirá aberto para novos credenciados, mas a contratação dependerá da demanda pelo serviço.
Continua depois da publicidade
A castração itinerante é uma novidade no programa Castra Pet, lançado neste mês para o controle populacional de animais de estimação. Em vez das castrações em clínicas veterinárias, como em anos anteriores, o serviço será na forma de campanhas, com atendimento distribuído por bairros, em locais e datas a serem definidos pela secretaria do Meio Ambiente.
“Ao credenciar clínicas veterinárias móveis, conseguimos ampliar o alcance das castrações e levar o serviço até os bairros, facilitando o acesso da população. Nosso compromisso é garantir que os animais tenham um cuidado digno e que o município avance no controle populacional responsável, prevenindo abandonos e fortalecendo a causa animal”, destacou o secretário Nelson Oliveira.
O objetivo do projeto é prevenir a reprodução descontrolada de animais domésticos, semidomiciliados, comunitários e de rua, por meio da castração como método de controle de natalidade. A secretaria ressalta que o controle contribui para a prevenção de maus-tratos, zoonoses, abandono e acidentes envolvendo animais soltos nas ruas.
Atendimento
Serão mil castrações de cães e gatos com até 30 quilos. Cada procedimento incluirá consulta e/ou avaliação pré-operatória, cirurgia com material esterilizado, microchipagem, medicação pós-operatória, fornecimento de roupa cirúrgica ou colar elizabetano, registro em prontuário clínico e atendimento pós-operatório, se preciso.
O investimento do município é R$ 270.806. Parte do dinheiro (R$ 96 mil) foi arrecadada durante a Festa dos Amigos deste ano e repassada para o Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama). Esta é a primeira vez que o fundo recebe repasse municipal. O contrato terá prazo de um ano, podendo ser prorrogado.
O Castra Pet surge para atender à demanda reprimida no município. Por mais de cinco anos, a castração gratuita deixou de ser oferecida na cidade, voltando a ser feita apenas no ano passado, quando atendeu somente 500 animais.
O secretário, que também preside o Conselho do Bem-Estar Animal, reforça que a ação é fruto de trabalho coletivo entre poder público, protetores e a sociedade. “Juntos, estamos construindo uma cidade mais consciente, solidária e que respeita a vida em todas as formas”, comentou.
Continua depois da publicidade
Pets devem ser cadastrados
Tutores também podem cadastrar seus pets para a castração gratuita. O cadastramento deve ser feito por meio de formulário on line ou pelo WhatsApp (47) 99982-1651.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, serão atendidos prioritariamente animais de estimação de pessoas inseridas no Cadastro Único e de protetores, mas a inscrição é aberta ao público em geral.
Continua depois da publicidade
Os casos não prioritários serão avaliados, com entrevista dos tutores. O cadastramento foi lançado na Cãominhada, em 12 de julho, quando 30 animais foram inscritos para castração.
O cadastro deve ser feito para cada animal separadamente. Após o cadastro, as informações serão analisadas. Se o pedido for aprovado, o responsável será informado sobre a data da castração, conforme a agenda.
LINKS
Credenciamento de clínicas móveis
Continua depois da publicidade
https://bnccompras.com/Process/ProcessView?param1=%5Bgkz%5D4%2FTbqeZzXxCQX4IJxtDi5PRdc9wN6TH9VYlcv8n%2FC_iBRDmzgI0jQfV_gk36CJRAjI_SHCoQe_7c8GW2YgIawQvd02bWSkVeVvw5MOnzYLE%3D
Formulário de cadastro de pets para castração
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemXbjzHjxs86KX0ruFL9k-qvSEwpXyynWDZceDzst6U_pq7Q/viewform
O Castra Pet vai passar pelos seguintes bairros:
Ariribá
Barra
Estaleiro
Estaleirinho
Laranjeiras
Nações
Municípios
Pioneiros
Jardim Iate Clube
Nova Esperança
Praia dos Amores
Taquaras
São Judas Tadeu
Várzea do Ranchinho
Vila Real