Merecido
Dog herói Ice ganha monumento em Itajaí
Primeiro cão guarda-vidas do Brasil será homenageado com estátua e um novo parcão
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil, será homenageado com um monumento na praça do Mima, entre a praia do Atalaia e o Bico do Papagaio, em Itajaí. A inauguração será no dia 3 de outubro, às 14h. No futuro, o espaço também vai contar com um parcão.
A estátua está sendo feita pelo escultor Walmir Binhotti, o mesmo autor do monumento “A chegada – L’arrivo”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana, inaugurado em junho na praça Almirante Tamandaré, no final da avenida prefeito Paulo Bauer.
Continua depois da publicidade
Itajaí foi escolhida para receber o monumento por ser a cidade natal do 3º sargento Evandro Amorin, condutor de Ice em sua trajetória no CBMSC. A parceria entre os dois é considerada referência em operações com cães de busca e salvamento.
No futuro, a praça vai se transformar em um parcão, espaço destinado para lazer de cães e gatos. O projeto está sendo estruturado pelo vereador Victor Nascimento (PL) e o Comandante George Ferreira, dos bombeiros de Itajaí. O vereador já protocolou um projeto de lei para transformar a praça em um espaço pet-friendly. “O regramento do espaço está na lei. Na sequência será produzida pelo governo a regulamentação do espaço. Essa será a primeira praia “pet-friendly” de Santa Catarina, deve ser a 4ª ou 5ª no Brasil”, disse o vereador.
O soldado Thiago Amorim, filho do sargento Amorim, conta que todo o custo do parcão está sendo bancado pela iniciativa privada, através da empresa DalPet. O espaço será todo cercado e terá obstáculos. A data de inauguração do parcão ainda não foi informada.
História do Ice
Ice era da raça labrador retriever e faleceu em setembro de 2024, aos 14 anos. Deixou um legado de mais de uma década de serviços prestados em ocorrências de salvamento, prevenção aquática e ações sociais. Entre 2017 e 2019, atuou como cão guarda-vidas em Cabeçudas.
O animal foi o primeiro a trabalhar na tragédia de Mariana (MG), em 2015, e participou de mais de 100 ocorrências de resgate ao longo da carreira. Recebeu certificações internacionais e foi reconhecido pelo RankBrasil como o primeiro cão guarda-vidas do país.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
