Merecido
Dog herói Ice ganha monumento em Itajaí
Primeiro cão guarda-vidas do Brasil será homenageado com estátua e um novo parcão
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil, será homenageado com um monumento na praça do Mima, entre a praia do Atalaia e o Bico do Papagaio, em Itajaí. A inauguração será no dia 3 de outubro, às 14h. O espaço também vai contar com um parcão.
A estátua está sendo feita pelo escultor Walmir Binhotti, o mesmo autor do monumento “A chegada – L’arrivo”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana, inaugurado em junho na praça Almirante Tamandaré, junto ao prédio da antiga alfândega, no final da avenida República Argentina.
Continua depois da publicidade
Itajaí foi escolhida para receber o monumento por ser a cidade natal do 3º sargento Evandro Amorin, condutor de Ice durante sua trajetória no CBMSC. A parceria entre os dois é considerada referência nacional em operações com cães de busca e salvamento.
Ice era da raça labrador retriever e faleceu em setembro de 2024, aos 14 anos. Deixou um legado de mais de uma década de serviços prestados em ocorrências de salvamento, prevenção aquática e ações sociais. Entre 2017 e 2019, atuou como cão guarda-vidas na praia de Cabeçudas, em Itajaí.
O animal também foi o primeiro a atuar na tragédia de Mariana (MG), em 2015, e participou de mais de 100 ocorrências de resgate ao longo da carreira. Recebeu certificações internacionais da Organização Internacional de Cães de Busca e Resgate (IRO/ONU), com uma das maiores pontuações da América Latina.
Reconhecido pelo RankBrasil como o primeiro cão guarda-vidas do país, Ice também participou de projetos de Terapia Assistida por Animais (TAA), levando conforto a pacientes da Apae e do hospital Marieta.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.