BALNEÁRIO CAMBORIÚ
GM agride com socos homem em surto na avenida Atlântica
Guarda que aparece dando surra no homem foi afastado das ruas nesta sexta
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
                          
                                                    
                        
                        
                        Um homem supostamente em surto psicótico foi agredido por guardas municipais durante uma abordagem na avenida Atlântica, na orla de Balneário Camboriú, na madrugada de quinta-feira. Nas imagens que circulam nas redes sociais, o homem contido e sem oferecer resistência, apanha covardemente. Um guarda dá diversos socos e pontapés. Outros seis agentes acompanham a cena sem intervir.
Diante da repercussão, a secretaria de Segurança e Ordem Pública e a Guarda Municipal divulgaram nota oficial informando que a corregedoria da GM instaurou um inquérito para apurar o caso. Segundo a versão oficial, o homem estaria em surto psicótico e supostamente teria se negado a sair de dentro de uma viatura.
Continua depois da publicidade
Ainda na sexta-feira, a secretaria de Segurança e Ordem Pública afastou das ruas o guarda municipal que aparece dando a surra no homem. A secretaria também disse que ele pode perder a função pública caso fique comprovada a agressão. “Ele seguirá empregado em trabalhos internos da corporação até a conclusão do procedimento administrativo instaurado para apuração dos fatos. Como em qualquer inquérito criminal, o guarda municipal terá oportunidade de apresentar sua defesa durante o processo”, informou.
Segundo a nota, o homem foi retirado da viatura e, após as agressões, foi levado pelo Samu à UPA das Nações, onde precisou ser contido e recebeu atendimento médico. “A ocorrência foi registrada junto à Central de Operações e Monitoramento 153. A secretaria de Segurança e Ordem Pública e a Guarda Municipal ressaltam que abuso de autoridade não condiz com os princípios da corporação e será apurada com rigor”, diz a nota assinada pelo secretário Major Geraldo Rodrigues e pelo comandante da GM, Fábio Rambo.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
                    
                                
                                                                
                                
                                                                
                
                    
                    