BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Bombeiros levam quase duas horas pra controlar incêndio em apê
Fogaréu começou no terceiro andar do edifício Ondas do Mar; veja o vídeo
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Um apartamento do edifício Ondas do Mar, que fica no número 215 da rua 1801, no centro de Balneário Camboriú, pegou fogo por volta das 23h de quarta-feira. A rua foi interditada por viaturas do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Polícia Militar para o atendimento da ocorrência.
A moradora contou que estava em casa quando viu o início do fogo e tentou sair, mas o apartamento já estava tomado pela fumaça. Ela optou por ir até a sacada e aguardar o socorro.
Continua depois da publicidade
De acordo com populares, um homem que passava pela rua quebrou a porta da frente do prédio e entrou para resgatar duas mulheres que pediam ajuda. Os guardas municipais foram os primeiros a chegar no local e auxiliaram no resgate e no combate às chamas com o uso do sistema hidráulico preventivo (SHP) do próprio prédio.
Os bombeiros evacuaram parcialmente o prédio para combater o incêndio no terceiro andar. Durante a varredura, encontraram três pessoas presas na sacada voltada para a rua 1651: eram dois moradores do apartamento em chamas e um vizinho.
Para conter o fogo, duas frentes de trabalho foram montadas: uma com o uso da autoescada mecânica pela rua 1651 para resgatar os moradores, e outra pela rua 1801 para combater diretamente as chamas pela janela.
O incêndio gerou uma grande quantidade de fumaça e gases tóxicos nos corredores do edifício. Com a diminuição da fumaça, os bombeiros fizeram novas buscas e encontraram outro quarto do apartamento ainda em chamas, que não tinha sido alcançado pelas mangueiras do combate externo. Uma nova linha de ataque foi montada com o SHP e o fogo foi completamente controlado.
Apesar do susto, as três pessoas foram resgatadas com segurança. Também recebeu atendimento o homem que entrou com os guardas municipais para auxiliar no resgate. Três pessoas foram atendidas no local, e uma delas, o homem que ajudou no salvamento, foi levada ao hospital Ruth Cardoso por ter inalado fumaça.
Rescaldo e liberação da rua
Após o rescaldo, o local foi isolado e orientações foram repassadas à subsíndica e aos proprietários. Com exceção do apartamento atingido, os demais moradores puderam retornar para seus imóveis. As causas do incêndio não foram informadas e devem ser apuradas por perícia. A rua 1801 ficou interditada até as 23h50, com o tráfego desviado pela rua 1901, em direção à avenida do Estado Dalmo Vieira.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
