A Prefeitura de Balneário Camboriú apresentou, na sexta-feira, o cronograma de melhorias no acesso ao complexo turístico Cristo Luz. O plano prevê serviços na rua Indonésia, no bairro das Nações, e no entorno. A execução prioriza demandas mapeadas e deve encerrar até o fim do mês, antes dos 28 anos do monumento, inaugurado em 4 de outubro de 1997.
O encontro foi na sede do executivo e reuniu a prefeita Juliana Pavan (PSD), secretários e diretores municipais, o empreendedor Mário Pretto, idealizador e administrador do Cristo Luz, e o filho ...
O encontro foi na sede do executivo e reuniu a prefeita Juliana Pavan (PSD), secretários e diretores municipais, o empreendedor Mário Pretto, idealizador e administrador do Cristo Luz, e o filho dele, Mário Pretto Neto. O vereador Alessandro Teco (DC), autor da demanda encaminhada ao governo, também participou.
Continua depois da publicidade
“O Cristo Luz é de extrema importância não só para Balneário Camboriú, mas para toda região. Executar as melhorias demonstra nosso respeito ao monumento. Neste sentido, determinei que fosse feito um levantamento para apontar as principais demandas e executar, nesta primeira etapa, as prioridades”, afirma a prefeita. Ela reforça o foco na zeladoria: “O governo cuidando e consertando o que é preciso, dá o exemplo à população, que passa também a cuidar e a conservar as melhorias realizadas no entorno de onde residem”.
A coordenação fica com a Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov). A operação envolve as secretarias de Obras, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Segurança Pública, além da Cosip, setor municipal de iluminação pública. O conjunto de ações resulta de reunião feita em julho entre as partes.
Entre os serviços previstos — alguns já em andamento — estão poda de árvores, limpeza das encostas do morro, retirada de fios obsoletos, modernização da iluminação pública, instalação de lixeiras, reparo de calçadas, pintura de postes, colocação de contêiner para coleta de lixo e sinalização. A prefeitura também vai instalar sinalização turística indicando o Cristo Luz em pontos estratégicos, como as avenidas Atlântica, Martin Luther e Gaivotas, e as ruas Miguel Matte e Indonésia.
Presente na reunião, o administrador do atrativo agradeceu. “Faz muitos anos que não é executada uma manutenção como esta na rua. Então agradeço pelo diálogo e pela atenção que está sendo dada ao entorno do complexo”, diz Mário Pretto.
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú anunciou propostas a médio e longo prazos. A ideia é levar intervenções artísticas à rua Indonésia, no caminho de acesso ao Cristo Luz. As sugestões estão em elaboração e serão apresentadas para avaliação da prefeitura e da administração do monumento.