DIREITOS HUMANOS
Projeto da Univali que acolhe imigrantes é finalista de prêmio nacional
Núcleo de Apoio ao Migrante disputa reconhecimento entre as melhores iniciativas do Brasil em defesa da dignidade humana
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

O Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM), projeto de extensão da Univali, está entre os cinco finalistas do 14º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos, um dos mais importantes do país.
A premiação é organizada pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) e reconhece ações que fortalecem a defesa da dignidade humana. Os vencedores serão anunciados em 22 de setembro, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Criado em 2012, o prêmio homenageia a memória da juíza Patrícia Acioli, assassinada em 2011, e contempla quatro categorias: reportagens jornalísticas, trabalhos acadêmicos, trabalhos dos magistrados e práticas humanísticas — nesta última, o NAM concorre com outras quatro iniciativas.
“A premiação foi criada para reconhecer os defensores da dignidade humana e trabalhos que contribuam com a sociedade. Portanto, estar entre os finalistas nos deixa muito felizes e honrados”, afirma o coordenador do projeto, professor Rafael Padilha.
Fundado em 2019, o NAM oferece acolhimento, proteção, promoção e integração social para migrantes, com atendimento gratuito e especializado. Só em 2024, beneficiou 6392 pessoas no vale do Itajaí e em outras regiões do Brasil. O trabalho parte do princípio de garantir, promover e efetivar direitos humanos, fortalecendo a presença e a inclusão de imigrantes na comunidade.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.