A draga Njord, que faz a manutenção do canal portuário no rio Itajaí-açu, está operando em trecho do rio acima do complexo do Porto de Itajaí. O trabalho, porém, ainda não faz parte do projeto do governo estadual de implantação da hidrovia prevista a montante do porto até a BR 101.
Continua depois da publicidade
A dragagem atual atenderia aos Terminais de Uso Privado (TUPs) do complexo portuário que estão acima do porto. A draga tem sido vista indo até o trecho do parque náutico Odílio Garcia, no bairro ...
A dragagem atual atenderia aos Terminais de Uso Privado (TUPs) do complexo portuário que estão acima do porto. A draga tem sido vista indo até o trecho do parque náutico Odílio Garcia, no bairro Cordeiros. A Superintendência do Porto de Itajaí não deu detalhes das operações até o momento.
Continua depois da publicidade
O rio Itajaí-açu também está ganhando melhorias na sinalização náutica do canal portuário, com investimento do porto em conservação de boias luminosas, faróis, reparos metálicos e fornecimento de peças. O contrato tem duração de 20 meses, com diversos serviços pra modernização da sinalização e segurança da navegação.
Estudo para hidrovia
O projeto pra implantação da hidrovia no rio Itajaí-açu a montante do porto segue em estudos técnicos e de viabilidade pelo governo estadual. Os levantamentos hidrográficos, entre batimetria, sondagem e sísmica, já foram concluídos, e agora está na fase de modelagem e hidrodinâmica, e projeto de dragagem.
Continua depois da publicidade
A previsão de conclusão é em mais 90 dias, segundo a secretaria estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Os estudos farão um diagnóstico da situação do rio, apontando as ações e investimentos necessários, entre eles o aprofundamento do canal navegável.
A hidrovia abrange o trecho do rio acima do porto até a ponte da BR 101, entre Itajaí e Navegantes, somando cerca de 10 quilômetros que poderiam ser usados pra transporte de cargas e passageiros.
Segundo o estado, o projeto melhoraria o acesso aos TUPs e estaleiros da região. A obra também ajudaria na prevenção de enchentes, pois a dragagem aumentaria a capacidade de vazão do rio.