A prisão de um motociclista pela Guarda Municipal de Itapema, na noite de domingo, provocou uma enxurrada de críticas nas redes sociais. Segundo a corporação, o homem fazia manobras arriscadas, os famosos “graus”, numa praça do bairro Morretes, colocando crianças em risco. De acordo com o relato oficial, ele desobedeceu a ordem de parada, tentou fugir e caiu sozinho antes de ser levado ao hospital e, depois, à delegacia. A moto foi apreendida e levada ao pátio municipal.
Continua depois da publicidade
Após a publicação do caso no perfil da GM no Instagram, moradores passaram a questionar a atuação dos agentes. Comentários acusavam os guardas de truculência, afirmavam que não houve voz ...
Após a publicação do caso no perfil da GM no Instagram, moradores passaram a questionar a atuação dos agentes. Comentários acusavam os guardas de truculência, afirmavam que não houve voz de abordagem e que a viatura teria jogado o carro sobre a moto de propósito. Algumas mensagens também negavam a presença de crianças na praça durante a ocorrência.
Continua depois da publicidade
“Pra começar que não deram nem voz de abordagem, já chegaram jogando o carro em cima da moto”, escreveu uma seguidora. Outra disse que o motociclista “tava andando de boa e a GM foi com tudo pra cima dele”.
Diante da repercussão, em uma nota oficial a GM negou o uso de força física na abordagem. A corporação disse que seguiu todos os protocolos operacionais e garantiu que não houve contato da viatura com a moto. Conforme a GM, o motociclista perdeu o controle e caiu sozinho ao tentar fugir.
Continua depois da publicidade

O comunicado destaca que, após a queda, os guardas prestaram socorro e acompanharam o homem até o PA. A GM informou ainda que o condutor já tinha sido alvo de várias denúncias da comunidade por perturbações, uso de escapamento adulterado e direção perigosa. Na mesma publicação, outros moradores agradeceram a atuação dos agentes na ocorrência.
Segundo a GM, as imagens divulgadas nas redes sociais mostram conteúdos públicos com ações recorrentes de imprudência do condutor e de outros motociclistas, sem identificação. A GM afirmou que a repercussão positiva nas redes demonstra confiança no trabalho, que é feito de forma responsável e dentro da legalidade.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Guarda Municipal de Itapema (@gm.itapema)