A orla da Meia Praia, em Itapema, segue em obras no trecho entre as ruas 319 e 323B. Nesta semana, começou a instalação da drenagem pluvial, sistema que deve melhorar o escoamento da água da chuva e reduzir o risco de alagamentos. O serviço é parte do projeto de reurbanização que vai modernizar cerca de 500 metros da orla e criar acesso direto de veículos ao píer turístico que está em construção.
Continua depois da publicidade
As obras começaram após a retirada das árvores exóticas e do mobiliário urbano antigo. O projeto prevê o replantio de espécies nativas da região, com o objetivo de valorizar a vegetação ...
As obras começaram após a retirada das árvores exóticas e do mobiliário urbano antigo. O projeto prevê o replantio de espécies nativas da região, com o objetivo de valorizar a vegetação local e manter o equilíbrio ambiental. Também será criado um novo espaço para a “Orada de Nossa Senhora dos Navegantes”, estrutura tradicional para a comunidade católica.
Continua depois da publicidade
Além da drenagem, a primeira etapa inclui nova pavimentação, passeios acessíveis, ciclovia, paisagismo, mobiliário urbano moderno e iluminação com cabeamento subterrâneo. Segundo a prefeitura, o investimento é de mais de R$ 2 milhões, com recursos próprios do município. A execução está a cargo da empresa CR Artefatos, com prazo de até cinco meses.
O prefeito Alexandre Xepa [Pl] afirmou que o trecho será um projeto-piloto para o novo padrão de urbanização que deve se estender a toda a orla após o alargamento da faixa de areia, previsto para 2026. “Essa é uma obra moderna, feita com qualidade e investimento próprio. A ideia é que já esteja pronta para a temporada”, disse o prefeito.
Continua depois da publicidade
O píer, que deve ser inaugurado até dezembro, terá lojas, restaurantes e abrigará o primeiro Hard Rock Cafe do mundo construído sobre o mar. A expectativa da prefeitura é que o complexo se torne uma das maiores atrações turísticas do país.