SANTA CATARINA

Justiça inicia mutirão de audiências com foco em casos de violência doméstica

Força-tarefa vai até 3 de setembro e contará com novos juízes e promotores

Parceria entre TJ e MP busca agilizar ações e julgamentos (Foto: Divulgação)
Parceria entre TJ e MP busca agilizar ações e julgamentos (Foto: Divulgação)
miniatura galeria
miniatura galeria

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e o Ministério Público (MPSC) deram início na segunda-feira a um mutirão para agilizar a realização de audiências criminais e acelerar os julgamentos em cidades com as maiores demandas de processos. Entre os focos estão casos de violência doméstica.

A força-tarefa contará com juízes substitutos recém-empossados, além de promotores designados pela procuradoria-geral de Justiça. A iniciativa quer dar rapidez no andamento de processos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A força-tarefa contará com juízes substitutos recém-empossados, além de promotores designados pela procuradoria-geral de Justiça. A iniciativa quer dar rapidez no andamento de processos penais em comarcas impactadas pelo aumento da criminalidade e os reflexos da pandemia de covid-19.

Continua depois da publicidade

Além disso, o trabalho serve pra fortalecer a formação dos novos juízes. O mutirão vai até o dia 3 de setembro e incluirá audiências da Semana da Justiça pela Paz em Casa, de 18 a 22 de agosto. O convênio que viabiliza a cooperação entre o TJSC e o MPSC foi assinado na sexta-feira passada, com validade de 120 dias.

A parceria cumpre as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da cooperação judiciária nacional, além de aproveitar o caráter prático do curso de formação da Academia Judicial aos novos magistrados. Além das audiências, os juízes poderão dar decisões, preparar sentenças e atuar em outras frentes judiciais.

Durante o mutirão, estão previstas ações da Semana da Justiça pela Paz em Casa, uma mobilização nacional coordenada pelo CNJ, para julgar casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres. A iniciativa também une juízes, servidores e parceiros do judiciário em várias atividades, integrando a campanha "Agosto lilás", de prevenção à violência doméstica.

Na última edição da Semana da Justiça, em março, 18 comarcas participaram com mais de 500 audiências realizadas, 738 sentenças dadas e 800 medidas protetivas concedidas. De acordo com relatório da Coordenadoria Estadual da Mulher do TJSC (Cevid), foram registrados 76.308 casos de crimes contra as mulheres em 2024, em SC.

As ameaças são quase a metade dos casos (47%), seguidas de lesão corporal leve (22%), injúria (14%) e vias de fato. Entre os casos mais graves, foram 51 feminicídios, 568 estupros, 975 estupros de vulnerável e 287 registros de lesão corporal grave. Itajaí figurou entre as cinco cidades com mais casos de violência contra a mulher, somando 2813 ocorrências, atrás de Floripa, Joinville, Blumenau e Chapecó.

“Esses dados apontam para a necessidade urgente de medidas eficazes para combater e prevenir a violência de gênero contra as mulheres em todas as suas formas, por meio de ações integradas entre os órgãos que compõem a rede de enfrentamento das violências contra as mulheres do nosso Estado”, destaca o relatório.

 

Feminicídios em queda, mas ainda preocupam

O governo estadual apontou que Santa Catarina teve queda de 12% nos casos de feminicídios em 2024, quando comparado ao ano anterior. Foram 51 mortes no ano passado, contra 57 em 2023. Os dados apontam uma tendência de redução desse tipo de crime no estado, levando em conta o total neste ano – foram 23 feminicídios até junho, com três casos na região, em Itajaí, Navegantes e Balneário Piçarras.

Continua depois da publicidade

Preocupa, porém, o aumento de casos de tentativa de feminicídio, com alta de 60% em três anos em Santa Catarina, entre 2020 e 2023. No ano passado, houve queda, com 209 ocorrências, mas, em 2025 a média é de quatro vítimas por semana – foram 87 casos até junho, com quase 16 mil medidas protetivas dadas pela justiça para as mulheres.

Do total, foram 1868 medidas protetivas concedidas na região de Itajaí, quase 600 delas pela comarca de Balneário Camboriú. A região ainda tem em andamento 3292 pedidos urgentes de medida protetiva, a maior parte em Itajaí (852), que conta com um juizado especial de violência doméstica e familiar, em Camboriú (803) e BC (672).

Conforme dados do TJSC, eram 53 processos de feminicídio em julgamento até junho na região da Amfri, 20 deles tramitando pelo fórum de Itajaí. A justiça também tem casos em andamento em BC, Camboriú, Piçarras, Itapema, Penha, Navegantes e Porto Belo.

Continua depois da publicidade

 






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.182


TV DIARINHO


🛤️📍 LIGAÇÃO COM A BR! Balneário Camboriú vai ganhar novo acesso entre a avenida Palestina e a BR 101 ...



Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Blogs

Para não dizer que não falei de flores

Blog do Magru

Para não dizer que não falei de flores

Presidente da casa do povo de Blumenau, denúncia uso irregular de carangas da prefa

Blog do JC

Presidente da casa do povo de Blumenau, denúncia uso irregular de carangas da prefa

Benefícios do orégano

Blog da Ale Françoise

Benefícios do orégano



Diz aí

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.