A 9ª edição do Saragaço movimentou Bombinhas entre os dias 18 e 20 de julho com uma programação dedicada à pesca artesanal da tainha. Considerado o maior evento cultural do setor em Santa Catarina, o encontro reuniu mais de 5 mil pessoas em três dias de provas, shows e atividades voltadas à valorização da tradição pesqueira.
Continua depois da publicidade
A grande gincana entre os ranchos locais foi o ponto alto da festa. O Rancho Tataca e Gilberto, da Praia de Bombinhas, ficou com o título geral da edição de 2025. Para o capitão Lucas Pinheiro Junckes ...
A grande gincana entre os ranchos locais foi o ponto alto da festa. O Rancho Tataca e Gilberto, da Praia de Bombinhas, ficou com o título geral da edição de 2025. Para o capitão Lucas Pinheiro Junckes, o destaque vai além do prêmio: “Ser campeão do Saragaço é muito especial, mas o mais importante disso tudo é a união da nossa equipe, dos ranchos e dos capitães”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Outro destaque da programação foi a prova "Mar à Tona", corrida de canoas de um pau só, que teve como campeã a equipe do Rancho do Canto, da praia de Bombas. O grupo também conquistou o troféu de melhor torcida, em um ambiente de festa, tradição e incentivo à participação comunitária.
Além das disputas culturais e criativas, como a prova da tarrafa e o desafio “Qual é a música?”, o evento teve apresentações musicais gratuitas com artistas locais e regionais. Passaram pelo palco nomes como Haisla e Raissa, DJ Norton, Lucas Walker, Samba Beach, Baile da Capivara e Wagner Santos.
Continua depois da publicidade
Visitantes de outras cidades também participaram da celebração. A moradora de Nova Trento, Emanuele Battisti, acompanhou a programação com a família e elogiou a estrutura: “Achei bem organizado, divertido! A gente se sente parte dessa festa”.
A mobilização comunitária também chamou atenção de representantes do setor cultural. O coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Santa Catarina, Alexandre Gouveia Martins, esteve no evento e destacou o envolvimento local: “Fiquei encantado com essa organização comunitária, com esse movimento intergeracional tão vivo. É emocionante ver a alegria das pessoas, fazendo esse evento acontecer com tanta dedicação”.
Para garantir o acesso de todos os públicos, a edição de 2025 contou com recursos de acessibilidade, como rampa para cadeirantes, tradução em Libras e transmissão ao vivo de toda a programação pelo canal oficial do evento.
O Saragaço é realizado pela Associação Saragaço da Comunidade Tradicional de Bombinhas e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. O evento teve patrocínio platina da Fundação Municipal de Cultura e da Prefeitura de Bombinhas; cota ouro das empresas Kyly, Fort Atacadista, Lily Empreendimentos e J.E. Vargas, além de outros 12 patrocinadores e apoiadores locais.