Com sensibilidade e dedicação, o artesão e designer Bruno Francisco da Silva lançou o fotolivro As Criveiras de Bombinhas, uma obra que documenta o trabalho das mulheres responsáveis por manter viva uma das mais importantes expressões culturais da região.
Continua depois da publicidade
O projeto reúne fotografias e entrevistas que registram o resgate e a preservação dessa tradição artesanal, conhecida como bordado crivo. O material está disponível ...
O projeto reúne fotografias e entrevistas que registram o resgate e a preservação dessa tradição artesanal, conhecida como bordado crivo. O material está disponível para acesso público por meio de uma galeria virtual, que pode ser conferida neste link: https://bit.ly/AsCriveirasDeBombinhas. A plataforma também traz conteúdos audiovisuais que enriquecem ainda mais o registro.
Continua depois da publicidade
Cada imagem, conversa e linha bordada retrata mais que uma técnica: representa um modo de viver, de ensinar e de cuidar de saberes que são transmitidos de geração em geração, pela convivência. Bruno se aproximou das criveiras com o tempo da escuta e do afeto, observando, perguntando e aprendendo com cada uma delas.
“Tem acontecido um movimento crescente de interesse pelo bordado artesanal, especialmente o crivo. Novas pessoas estão aprendendo e praticando a técnica. A gente precisa documentar essa prática e valorizar a história das criveiras da nossa cidade”, destaca o designer.
Continua depois da publicidade
A publicação foi viabilizada com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). A expectativa é que uma nova edição seja produzida e distribuída gratuitamente para a comunidade.