Seis meses após inaugurar a nova emergência do Hospital Marieta Konder Bornhausen, no Complexo Madre Teresa, o governador do estado, Jorginho Mello (PL), volta a Itajaí nesta quarta-feira para entregar a obra completa do Complexo Madre Teresa. Com o funcionamento dos 15 andares, o Marieta passa a ser o maior hospital público de Santa Catarina, com 590 leitos ativos.
Continua depois da publicidade
A solenidade desta quarta contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, da presidente do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, madre Vilma Marlene de ...
A solenidade desta quarta contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, da presidente do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, madre Vilma Marlene de Andrade, e da diretora-geral do Hospital Marieta Konder Bornhausen, irmã Simone Santana. A cerimônia será às 17h, no prédio da avenida Sete de Setembro, no centro de Itajaí.
Continua depois da publicidade
A nova emergência do Marieta, entregue em janeiro deste ano, conta com 23 leitos, sendo quatro de estabilização, sete de emergência (para sala amarela e laranja), 11 de observação (para sala azul ou pacientes internados aguardando enfermaria) e um leito exclusivo para isolamento. Também há poltronas para pacientes que aguardam a administração de medicamentos, sala de gesso, sala de decisão médica (para pacientes aguardando avaliação de especialidades e desfecho médico), sala de curativo e procedimentos e sala de higienização de macas.
Além da nova emergência, já funcionavam no prédio do Complexo Madre Teresa o Centro de Diagnóstico por Imagem, a Unacon, 41 leitos de internação, 20 leitos de UTI adulto e o ambulatório de especialidades. Nesta quarta será entregue o restante dos serviços que ainda estavam em finalização. Serão inaugurados os andares de internação, o centro obstétrico, o centro cirúrgico e a central de material e equipamentos.
Continua depois da publicidade
Em dezembro do ano passado, o Marieta já havia concluído o Centro de Diagnóstico por Imagem. A nova estrutura oferece exames de ressonância magnética, tomografia, raio-x, ultrassom, mamografia, entre outros. Atualmente, o hospital faz cerca de 3 mil exames por mês. “O hospital Marieta já é o maior do estado e, por isso, é tão importante termos este olhar em conjunto para o bem da comunidade, trazendo sempre o melhor acolhimento com atendimento humanizado e uma estrutura cada vez mais moderna e eficaz para o atendimento à saúde”, disse a diretora-geral, irmã Simone Santana, na inauguração de janeiro deste ano.