ITAJAÍ
Morre o advogado e ex-vereador Paulo Ternes
Ele foi vereador em Itajaí na década de 80
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Faleceu em casa, na manhã desta terça-feira, o advogado e ex-vereador Paulo Henrique Ternes, aos 83 anos. Ele enfrentava problemas de saúde há alguns anos.
Paulo foi vereador em Itajaí pelo MDB entre 1977 e 1983. Posteriormente, foi filiado ao PDT e ao PT, concorrendo a eleição como prefeito de Itajaí em 1992 a 1996, mas sem conseguir se eleger.
Continua depois da publicidade
Mais tarde, ocupou cargos no executivo municipal como assessor nas secretarias de Habitação e Planejamento, Orçamento e Gestão.
No legislativo, Paulo realizou trabalhos em prol da modernização e democratização do ensino básico em Itajaí. Também esteve envolvido na cena cultural da cidade, tendo participado ativamente da diretoria da Sociedade Musical Guarani.
Em nota de pesar, a Câmara de Vereadores de Itajaí lamentou a perda. “À família e aos amigos, o Poder Legislativo Municipal de Itajaí manifesta seu profundo respeito e sentimentos”, disse trecho da nota.
Além de político, construiu uma sólida carreira como advogado e compôs a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Minérios, Combustíveis Minerais e Solventes de Petróleo de Santa Catarina. Foi colaborador do extinto jornal itajaiense A Tribuna e publicou artigos no DIARINHO. Em 2011, foi homenageado pela OAB-Subseção Itajaí por sua contribuição à advocacia.
Deixou três filhos — Suzana, Elisa e Ivan -, que é funcionário efetivo do legislativo municipal, etrês netos — Tiago, Júlio Júnior e Beatriz —, e um bisneto, Lukas. A despedidda aconteceu no crematório Athenas, no bairro São Vicente.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"