O tempo segue instável e chuvoso em Santa Cataria nesta quinta-feira, com previsão de chuva intensa, ventos fortes e temporais em áreas da divisa com o Paraná, no planalto norte e litoral norte, entre Barra Velha e Garuva. Para a região de Itajaí, o risco é baixo para ocorrências ligadas à chuva, segundo a Defesa Civil do Estado.
Continua depois da publicidade
Ainda assim, há condições para temporais isolados para o Vale do Itajaí. De acordo com o Laboratório de Climatologia da Univali, a passagem vagarosa de uma frente fria pelo estado deixa a região ...
Ainda assim, há condições para temporais isolados para o Vale do Itajaí. De acordo com o Laboratório de Climatologia da Univali, a passagem vagarosa de uma frente fria pelo estado deixa a região carregada de nuvens, com risco de chuva até sábado. Os ventos terão rajadas médias de 30 km/h até sexta-feira, ficando abaixo disso no sábado e domingo.
Continua depois da publicidade
A instabilidade diminui nesta sexta-feira, mas o tempo seguirá fechado em todas as regiões do estado. A melhora vem no sábado, começando pelo interior do estado. No domingo, o dia ainda começará ainda com nebulosidade em Itajaí, mas o sol deve reaparecer no decorrer do dia e se firmar até segunda-feira.
A abertura será por pouco tempo na região, pois uma nova frente fria está prevista pra terça-feira, seguida de uma forte massa de ar polar que deve derrubar os termômetros no estado. Por enquanto, as temperaturas seguem amenas até sábado na região. As mínimas ficarão entre 13/15°C e máximas entre 18/22°C. No domingo, as temperaturas estarão em elevação, ficando entre 17/27°C.
Continua depois da publicidade
Tempestade severa
A Defesa Civil do Estado confirmou o registro de tempestade severa na madrugada desta quinta-feira em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi marcada por chuvas fortes, vendavais e granizo que provocaram destelhamentos, queda de árvores, alagamentos e danos na rede elétrica.
O fenômeno se formou foi devido a uma frente fria que ainda está sobre o estado. Dependendo da condição, a tempestade severa pode provocar microexplosões e tornados, já registrados neste mês em Palmitos e em Santo Amaro da Imperatriz.
“Essa tempestade em especial, sendo considerada uma supercélula (tempestade severa), se formou na região de divisa com a Argentina, e ganhou intensidade ao se aproximar dos municípios de Belmonte, Bandeirante, Descanso, São Miguel do Oeste e Barra Bonita, entre às 2h e 3h da manhã”, informou a Defesa Civil.