Dois atletas da Associação Náutica de Itajaí (Ani) participam nesta semana da Copa do Mundo de Paracanoagem em Pozna, na Polônia. Flavio Reitz e Gabriel Porto integram a equipe do núcleo da Confederação Brasileira de Canoagem da modalidade em Itajaí e se classificaram pra disputa através das duas etapas da Copa Brasil, no Paraná.
Continua depois da publicidade
Com os índices técnicos obtidos, eles também garantiram vaga no Mundial de Paracaonagem, que acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, em Milão, na Itália. Flávio Reitz disputa a categoria ...
Com os índices técnicos obtidos, eles também garantiram vaga no Mundial de Paracaonagem, que acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, em Milão, na Itália. Flávio Reitz disputa a categoria KL2, que usa o tronco e os braços na remada, enquanto Gabriel Porto participa da categoria KL3, que usa as pernas, tronco e os braços na remada. As provas oficiais começam na quinta, com finais marcadas para o domingo. “É a minha primeira competição internacional na modalidade. Também vou passar pelo processo de classificação funcional, o que é um passo importante na minha trajetória no esporte. É uma oportunidade de amadurecer, observar o nível da competição internacional e entender melhor o cenário global da modalidade”, diz Flávio.
Continua depois da publicidade
Assim como ele, Gabriel compete pela primeira vez fora do continente americano e também passará pela confirmação da classificação funcional. Entre os adversários da dupla, estarão nomes de medalhistas em Jogos Paralímpicos e também nos últimos campeonatos mundiais.
“Estamos trabalhando com foco no ciclo 2025/2028 com o objetivo de representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles em 2028. Até hoje são três anos de dedicação e muito trabalho em parceria com a Ani e a Confederação Brasileira de Canoagem, e já estamos no cenário internacional”, diz Fátima Melo, auxiliar técnica da equipe.
Continua depois da publicidade