O primeiro prêmio do Brasil no Festival de Cannes 2025 foi conquistado por mulheres catarinenses. O filme “Virtuosas”, que mistura suspense, terror e humor ácido, venceu o prêmio “Goes to Cannes” nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
A premiação integra o programa Marché du Film, que apresenta filmes em pós-produção ao mercado internacional. Em 2025, o evento reuniu 25 longas-metragens selecionados em cinco festivais ao redor ...
A premiação integra o programa Marché du Film, que apresenta filmes em pós-produção ao mercado internacional. Em 2025, o evento reuniu 25 longas-metragens selecionados em cinco festivais ao redor do mundo. Produzido pela Novelo Filmes, o longa foi o grande vencedor e faturou 10 mil euros.
Continua depois da publicidade
“Virtuosas” foi filmado em Florianópolis no segundo semestre de 2024. Além de se passar em Santa Catarina, a produção conta com destaques catarinenses como a diretora Cíntia Domit Bittar e as atrizes Bruna Linzmeyer e Juliana Lourenção.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Novelo Filmes (@novelofilmes)
Continua depois da publicidade
Cíntia destacou a importância do prêmio para a cultura catarinense e celebrou o reconhecimento de um projeto feito por mulheres. “A gente ganhou com um filme de terror, um filme não tão convencional. O próprio filme já é inusitado ter ganhado. É incrível”, disse.
O longa acompanha um grupo de mulheres cristãs num retiro de luxo assombrado por uma lenda de bruxa. Críticos, produtores e amantes da sétima arte que estiveram em Cannes puderam conferir a exibição no sábado. A produção deve estar disponível ao público no primeiro semestre de 2026.
Mais catarinenses em Cannes
Comandada por mulheres catarinenses, a produtora Novelo Filmes também levou outra produção de SC para Cannes. O longa-metragem “Casarão” integrou a seleção do Fantastic Cuts, a vitrine de filmes em pós-produção apresentada pela VDF Connection, com foco no cinema latino-americano. A exibição para compradores, agentes de vendas e curadores de festivais aconteceu na última sexta-feira.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Novelo Filmes (@novelofilmes)
Continua depois da publicidade
Também dirigido por Cíntia Domit Bittar, “Casarão” foi filmado em março em dois patrimônios históricos de Santa Catarina: a capela São Miguel e o casarão da fazenda São Jorge (casarão Domit), no planalto norte. Com Juliana Lourenção, Karen Wassmer, Guilherme Rodio, Valdir Grillo, Dea Busato, Fernando Bispo e Sarah Motta no elenco, o filme mistura ficção científica, horror e thriller.