Navegantes, que se destaca com o seu desenvolvimento econômico em Santa Catarina, também acaba de assumir protagonismo no campo da sustentabilidade. O município é o primeiro da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) a aderir ao pacto “Meu Município pelos ODS”, iniciativa do Governo Federal que incentiva a implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Continua depois da publicidade
A adesão reforça o posicionamento de Navegantes como referência em gestão pública inovadora e fortalece seu potencial como destino estratégico para investimentos sustentáveis, como os projetos da ...
A adesão reforça o posicionamento de Navegantes como referência em gestão pública inovadora e fortalece seu potencial como destino estratégico para investimentos sustentáveis, como os projetos da Vokkan,.
Continua depois da publicidade
Os ODS compõem uma agenda global estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 17 objetivos e 169 metas voltadas à erradicação da pobreza, à preservação ambiental, à promoção da igualdade e ao desenvolvimento econômico sustentável.
Já o pacto “Meu Município pelos ODS” foi lançado em fevereiro deste ano pelo Governo Federal e convida prefeituras de todo o Brasil a assumirem o compromisso de alinhar suas políticas públicas a essa agenda.
Continua depois da publicidade
Com a adesão, Navegantes passa a integrar um grupo de apenas 50 municípios no país que já firmaram o compromisso - e o terceiro em Santa Catarina, ao lado de Gravatal e Florianópolis. Entre as exigências do pacto estão a criação de um núcleo interno para articular ações voltadas aos ODS, a elaboração de um diagnóstico local, o desenvolvimento de um plano de ação e a publicação periódica de relatórios de acompanhamento.
“A adesão de Navegantes ao pacto pelos ODS sinaliza um avanço importante na consolidação de políticas públicas baseadas em planejamento estratégico, transparência e critérios sustentáveis. Esse tipo de iniciativa fortalece o ambiente institucional, amplia a capacidade de captação de recursos e cria um cenário mais seguro e atrativo para investimentos de médio e longo prazo. Para a Vokkan, que desenvolve projetos com forte alinhamento aos princípios ESG, esse compromisso do município reforça a convicção de que estamos investindo em uma região com alto potencial de valorização e desenvolvimento responsável”, comenta Mônica Volaco, sócia e vice-presidente da Vokkan.
O certificado de adesão foi entregue ao prefeito Liba Fronza (PSD) na semana passada, pelo Instituto Selo Social, entidade que atua na articulação de políticas públicas sustentáveis. “A aplicação dos compromissos proporciona a Navegantes a oportunidade de avançar ainda mais na gestão eficiente, com reconhecimento nacional e internacional, e na diversificação das formas de captação de recursos e investimentos, se tornando referência e exemplo para outras cidades”, explicou Carina Giunco, diretora-executiva do Instituto.