Centro de Desenvolvimento do Futebol

Acordo com a prefeitura garante retomada de obras da CBF em Balneário Camboriú

Contrapartidas do projeto foram renegociadas

Obra foi embargada em abril por falta de documentos do projeto (Foto: Divulgação/PMBC)
Obra foi embargada em abril por falta de documentos do projeto (Foto: Divulgação/PMBC)

A

construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol, no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, será retomada após a assinatura de um novo acordo entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a prefeitura. A lei nº 5025/2025, que trata da repactuação da cessão de uso do terreno para o projeto, foi sancionada na segunda-feira pela prefeita Juliana Pavan (PSD), garantindo a continuidade da obra.

Continua depois da publicidade

Segundo o novo acordo, o prazo para a conclusão e inauguração do espaço vai até 20 de julho deste ano. Após a inauguração, a gestão do centro de futebol ficará a cargo da Federação Catarinense de Futebol (FCF), que será responsável pela manutenção e conservação do local, sem custos para o município.

Como contrapartida pela concessão do imóvel pra CBF, o município terá acesso ao centro para atividades de utilidade pública, principalmente esportivas e comunitárias. Entre os benefícios, fica prevista a destinação do espaço para as escolinhas da Fundação Municipal de Esportes (FME), dois dias por semana, em tempo integral, além do uso noturno nos mesmos dias para jogos do esporte amador.

Jogos comunitários e eventos

O novo acordo também prevê a reserva das tardes e noites de sábado para jogos comunitários e eventos do esporte amador. A federação estadual fica obrigada a avisar a FME, com antecedência mínima de dois meses, sobre o uso do espaço nos dias reservados às atividades municipais. Já o município deve enviar a cada dois meses à FCF o cronograma de atividades pra evitar conflito com outros eventos.

O contrato de concessão do espaço prevê o uso por 50 anos, a contar da data de assinatura da repactuação, com possibilidade de renovação por igual período, mediante interesse e novo acordo entre as partes. O descumprimento das medidas contratuais levará à imediata rescisão da cessão de uso, com o imóvel voltando para as mãos do município.

Legado da Copa pra quem não sediou jogos

A obra do centro de futebol faz parte do legado da Copa do Mundo de 2014. A Federação Internacional de Futebol (Fifa) destinou US$ 100 milhões para a construção de Centros de Desenvolvimento do Futebol (CDFs) nos estados que não sediaram jogos da competição, visando a formação de novos talentos e ao fortalecimento do futebol.

Em Balneário Camboriú, a CBF recebeu, em 2022, a concessão de um terreno do município, com 11.340,65 m², ao lado do Parque Natural Raimundo Malta, para a construção de um dos centros do Legado da Copa. A cessão foi autorizada pela Câmara de Vereadores de BC por meio de lei em 2022, que dava dois anos para a conclusão da obra.

No entanto, o prazo expirou em 13 de outubro de 2024 sem que a construção fosse finalizada pela CBF. Em abril, a prefeitura embargou a obra por irregularidades na execução, entre a falta de apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e documentos do projeto.

A prefeita Juliana Pavan também fez questionamentos sobre como ficaria o uso do espaço pelo próprio município e pela comunidade após a conclusão da obra. Foi iniciado um processo de repactuação do acordo pra que a prefeitura pudesse renovar a autorização pra retomada das obras.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.20


TV DIARINHO


🕵️‍♂️🌊 MISTÉRIO NO RIO PARATI! | O corpo do pescador Antônio Carlos, de 45 anos, foi encontrado neste ...



Especiais

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

CHEGA DE CHACINAS!

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

Nascidos no caos climático

NOVA GERAÇÃO

Nascidos no caos climático

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

E depois da desintrusão?

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros



Blogs

Placas prejudicam os pedestres

Blog do Magru

Placas prejudicam os pedestres

Vitamina D

Blog da Ale Françoise

Vitamina D

💊   Suplementos: o que o corpo realmente precisa — e o que é só marketing

Espaço Saúde

💊 Suplementos: o que o corpo realmente precisa — e o que é só marketing

Padre Fábio de Melo no Natal de Itajaí

Blog do JC

Padre Fábio de Melo no Natal de Itajaí



Diz aí

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.