EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
Univali dá o primeiro passo em SC contra a corrupção nas salas de aula
Universidade é pioneira ao aderir programa do Ministério Público que une educação, ética e cidadania
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

A transformação começa pela educação e a Univali acaba de assumir esse compromisso de forma pioneira. A universidade é a primeira de Santa Catarina a aderir ao programa “Educando cidadãos”, criado pelo Ministério Público de SC para fortalecer o combate à corrupção por meio da formação de cidadãos mais conscientes e participativos.
O termo de adesão foi assinado nesta quarta-feira, em Florianópolis, durante cerimônia especial que também celebrou o aniversário de um ano da iniciativa.
Continua depois da publicidade
Criado em Chapecó pelo promotor Affonso Ghizzo Neto, o projeto cresceu, ganhou força e agora é uma política oficial do MPSC, com mais de 60 instituições parceiras em todo o estado.
“Ao incentivar a formação de cidadãos mais conscientes, o programa promove a reflexão não somente sobre as condutas e comportamentos sociais, mas também sobre a necessidade de atuarmos em conjunto com a comunidade para construirmos os valores desejados”, declarou a professora da Univali, Luciana Merlin Bervian.
Continua depois da publicidade
E a ideia é ir além da teoria: o programa inclui capacitação de educadores voluntários, produção de materiais pedagógicos, ações educativas e campanhas de comunicação para formar uma verdadeira rede estadual de cultura cívica.
“Para a Univali é um grande orgulho ser a primeira universidade de Santa Catarina engajada em ampliar o alcance do programa, preparando cidadãos para entender a importância da ética, da sustentabilidade ambiental e da proteção dos bens públicos”, complementa o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.